Uma pessoa que foi diagnóstica como autista leve pode passar a apresentar características de autista

6 respostas
Uma pessoa que foi diagnóstica como autista leve pode passar a apresentar características de autista moderado/severo?
O autismo é transtorno do neurodesenvolvimento que necessita de acompanhamento multiprofissional e precoce, sem acompanhamento terapêutico adequado o paciente pode evoluir maior comprometimento da comunicação social e interação.

Sim, principalmente ao enfrentar situações de maior estresse - o que normalmente ocasiona uma piora nos sintomas. Neste caso, essa piora pode ser momentânea. É importante ter um acompanhamento psicoterápico.
Oi, como as pessoas que se encontram dentro do espectro autista apresentam transtornos relacionados à comunicação e a interação social, ao comportamento motor e sensorial e às habilidades cognitivas e de linguagem, pode acontecer, caso esta pessoa não esteja sendo acompanhada por um profissional especializado, de esta apresentar uma crise quando exposta a uma situação de muito estresse na qual ela não consiga lidar e/ou com o tempo estas características podem se agravar por falta de tratamento ou acompanhamento terapêutico.
Certamente a evolução dos sintomas está interligado diretamente ao núcleo familiar e aos demais contextos como escola, meio social entre outros. O que ocorre é que a psicologia tem um papel primordial tanto para quem está diagnosticado como para os familiares. É preciso antes de tudo compreender a criança, adolescente ou adulto enquanto sujeito do que recorrer a observar apenas a doença.
Depende. O TEA é um espectro no qual comunicação e interação social são as áreas principalmente afetadas. Sendo um espectro, há caracterias muito amplas e diversas entre os indivíduos autistas. Pode-se dizer que sem intervenção precoce uma criança pode sim regredir nos comportamentos já aprendidos, mas o que leva a caracterizar se o autismo é leve/moderado ou severo está relacionado a áreas da comunicação (vocal ou não vocal), interação social, esteritipjas, entre outros. Mas antes de qualquer classificação é de suma importância entender que ganhos significativos e mais duradouros se dão com Analise do Comportamento Aplicada (aba), com muitas horas por dia, de preferência em contexto natural (casa, escola, parque..), por profissional habilitado nesta área e assim que o diagnóstico for feito, ou seja, intervenção precoce!
Estou a disposição.

Abraços.
Olá, pode sim, mesmo sem saber exatamente o que você está chamando de leve ou de moderado/severo, certamente mudanças no comportamento são relativamente comuns. é indicado que se descubra como e em que circunstâncias as mudanças ocorreram, para se dar um adequado tratamento a elas. Você mesmo pode tentar pensar como isso se deu e então conversar com um profissional de referência.