Uma pessoa que ingeri em média 8 latas de cerveja diariamente todas as noites em curto prazo de tempo,

8 respostas
Uma pessoa que ingeri em média 8 latas de cerveja diariamente todas as noites em curto prazo de tempo, ou toma 2 garrafas de vinho, ou seja bebe todos os dias já é considerada alcoolatra?
A quantidade de bebida que se ingere não serve, por si só, para definir um alcoolista. A necessidade e/ou carência da ingestão, sim.
De fato, são muitos os fatores ligados ao diagnóstico, conforme respondeu o Psicólogo Antônio Carvalho. Contudo, há de se considerar a capacidade que a pessoa tem de se envolver em atividades cotidianas e sociais sem sentir falta da bebida.
Se você não consegue (ou se incomoda) participar da maioria dos eventos sem fazer uso de bebida alcoólica, deve se preocupar e buscar auxílio médico e psicológico.

A principal característica envolvida no dependente é o prejuízo que aquela ação está trazendo para sua vida pessoal, familiar e profissional. Mesmo que esses setores ainda não tenham sido atingidos a ingestão de álcool diária, pode trazer a longo prazo muitos malefícios para a saúde, tais como: cirrose, demência, abstinência, entre outros.
O ideal seria buscar um profissional para relatar a situação que está ocorrendo e receber orientações de como proceder.
O nível de prejuízo que a ingestão de bebida alcoólica esta te trazendo é sempre um excelente "medidor" , te oriento a procurar auxilio de um psiquiatra e um psicólogo cognitivo comportamental
As quantidades de alcool que você menciona na sua pergunta indicam claramente que você bebe demais. Queira chamar isto de alcoolismo ou não, não entendo quem hesita. Não banalise. Se você mesm@ não duvidasse, não faria esta pergunta. Então, você sabe de quê está falando.

Se ainda tem folga, observe se você consegue diminuir as quantidades ou não. Se você já está com problemas na vida -- ou estava com eles antes de beber e começou para fugir deles -- puxe o freio antes de perder a força totalmente. O alcoolismo não se resolve sem esforço explícito. Recomendo você frequentar os alcoólicos anônimos (AA) e procurar a ajuda de um@ profissional psicólog@ que tenha experiência com dependentes químicos.

E pense também na sua família se você tem uma. Eles merecem você como companheiro consciente, lúcido, brincalhão e ganhador de pão. Tudo isto se perde para o acool se você não parar.

Lhe desejo boa sorte nos seus esforços.
Olá!
Como os colegas citaram, existem diversas questões relacionadas ao alcoolismo. Uma das principais seria o prejuizo que esta ingestão de alcool estaria (ou não) trazendo para sua vida. Também vale questionar se você conseguiria ficar sem a ingestão do alcool diariamente ou isso lhe causaria um incomodo?
Por fim, procure um psicólogo para que ele possa fazer um diagnostico mais profundo.

Abraços
Embora realmente não possamos estabelecer um diagnóstico de dependência ao álcool apenas com essas informações, sabemos que determinados padrões de consumo estão associados a um risco maior para desenvolver dependência.
Esses padrões variam de acordo com o gênero (sexo).
Oito latas de cerveja por dia correspondem a 95 unidade de álcool por semana.
Os padrões recomendados como de baixo risco para o homem e mulher devem ser inferiores a 21 e 14 unidades respectivamente.
Alguém que ingere 95 unidades de álcool por semana é considerado um "bebedor excessivo" e, no mínimo, está em risco maior para desenvolver dependência.
Além da quantidade, para alguém ser considerado dependente, deve haver outros critérios como abstinência, tolerância, perda de outros interesses, beber em muitas circunstâncias apesar dos prejuízos.
Há vários fatores envolvidos no diagnóstico de alcoolismo. Alguns deles são: a compulsão em ingerir bebida alcoólica; tolerância (necessidade de beber cada vez mais para sentir-se saciado); abstinência (agitação, confusão mental, tremores e outros sintomas devido à interrupção do consumo de álcool).
É sugiro uma consulta ao psicólogo ou psiquiatra para um diagnóstico e tratamento adequado.

Boa sorte,
Só esta informação isolada não é possível diagnosticar, mas se está pessoa não consegue ficar um dia sem está ingestão de álcool há fortes indícios que sim.