Uma pessoa que sofre com transtorno de ansiedade severo pode ter como sintomas confusão mental també

5 respostas
Uma pessoa que sofre com transtorno de ansiedade severo pode ter como sintomas confusão mental também?
"Confusão mental", no sentido que se usa em psiquiatria e neurologia, se refere a quadros cerebrais (por acometimento direto do cérebro ou como consequência de algum problema como febre alta, substâncias para-neoplásicas circulantes, quadros infecciosos - sobretudo idosos são predispostos. Nos episódios confusionais há desorientação temporoespacial, alterações de memória, distúrbios da atenção e perturbação do ciclo do sono e, frequentemente, ilusões e alucinações. Este tipo de quadro não é causado por ansiedade. Assim, seria necessário você descrever melhor o que sente, para que se possa responder se é possível que seja devido à ansiedade. Converse também com seu psiquiatra, que certamente conhece você bem e saberá orientar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Gurgel Tiso
Psiquiatra, Médico clínico geral, Médico de família
São Paulo
Ótima pergunta! Sim, pessoas com transtorno de ansiedade severo podem ter a confusão mental como um sintoma. Ela pode acometer até 60% dos pacientes com ansiedade grave, e pode ser percebida como dificuldade de concentração, problemas de memória e sensação de "mente em branco". Para ter ideia, o DSM-5-TR (manual diagnóstico internacional de doenças de saúde mental) reconhece oficialmente a "dificuldade de concentração ou mente em branco" como um critério diagnóstico específico do transtorno de ansiedade generalizada. Importante ressaltar que esse sintoma é reversível com o tratamento adequado. Por isso, você deve procurar ajuda de profissionais qualificados para te ajudar a passar por esse momento de angústia.
Sim — uma pessoa com transtorno de ansiedade severo pode apresentar confusão mental ou sensação de “mente embaralhada”.
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Saudações! Pode sim, principalmente se ela atingir o estado de despersonalização e/ou desrealização, que são possibilidades na ansiedade extrema. Espero ter contribuído.
O transtorno de ansiedade severo pode apresentar uma variedade de sintomas físicos e emocionais intensos, como nervosismo extremo, taquicardia, sudorese, tontura e sensação de descontrole. Em alguns casos, a ansiedade muito intensa pode provocar sintomas cognitivos, incluindo dificuldade de concentração, sensação de “mente confusa” ou até episódios breves de confusão mental. Isso ocorre porque o excesso de estresse e ativação do sistema nervoso pode interferir na capacidade de processamento e organização dos pensamentos. Contudo, se a confusão mental for persistente, intensa ou acompanhada de desorientação, é importante descartar outras causas médicas ou neurológicas. Em situações de ansiedade grave, o tratamento adequado pode ajudar a reduzir esses sintomas e melhorar a qualidade de vida. Se desejar, posso ajudar a avaliar seu caso em consulta para orientar o manejo mais apropriado.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Tatiana Del Caro Paiva

Tatiana Del Caro Paiva

Psicólogo

Barão de Cocais

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 495 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.