Uma pessoa que tem TOC ela pode ter somente as obsessões sem as compulsões? Ou uma pessoa que tem TO

15 respostas
Uma pessoa que tem TOC ela pode ter somente as obsessões sem as compulsões? Ou uma pessoa que tem TOC SEMPRE vai ter as compulsões juntos das obsessões?
No diagnóstico de TOC pode haver apenas obsessões sem compulsões, contudo é necessário avaliar se não há presença de rituais (compulsões) mentais as vezes as compulsões são rituais mentais e são confundidas com as obsessões.

Olá! Geralmente as compulsões (que é a vontade incontrolável de aliviar os pensamentos repetitivos por meio de uma ação) estão associados à obsessão (pensamentos repetitivos, intrusivos). O TOC (transtorno obsessivo compulsivo) tem início geralmente na adolescência, mas é importante um diagnóstico, caso ainda não tenha, para entender o processo e o melhor tratamento, que tem bons resultados, principalmente com médico e psicoterapia. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.
Cada caso é um caso e para o diagnóstico é necessário comparecer a uma consulta de psiquiatria ou psicologia. Abraços.
Olá, os sintomas podem se apresentar de forma distinta para cada indivíduo e portanto não necessariamente as idéias obsessivas estão atreladas aos atos compulsivos. Caso a pessoa esteja vivenciando pensamentos insistentes que causam angústia e limitações em sua vida, o tratamento psicológico poderá contribuir.
No TOC nos pensamentos negativos tentam manter o controle através de regras, atenção aos pequenos detalhes. Além de serem muito cuidadosos e por isso acabam por repetir as ações com o objetivo de evitar erros - compulsões. O TOC pode evoluir para outros pontos como dificuldade em delegar tarefas. Dificuldade em lidar com frustrações, aborrecimentos e raiva entre outras questões.
Se isto está prejudicando seu dia e seu bem estar é importante buscar ajudar profissional desde o início, tanto psicológica como psiquiátrica.
Espero ter ajudado.
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 130
A pessoa com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) tem obsessões – pensamentos, imagens ou impulsos que ocorrem frequentemente, mesmo que ela não queira. Essas obsessões surgem mesmo quando a pessoa está pensando e fazendo outras coisas. Além disso, as obsessões normalmente causam grande angústia e ansiedade. O transtorno está associado a um maior número de comorbidades, como a fobia social e o transtorno de ansiedade de separação, assim como a uma maior gravidade dos sintomas do TOC e a um maior número de obsessões e compulsões. Importante buscar ajuda de um psicólogo concomitante com psiquiatra. Abraços.
A obsessão é a ideia persistente de que precisa tomar determinadas atitudes para evitar e/ ou eliminar acontecimentos e consequências geralmente desagradáveis. Compulsão seriam os rituais de comportamento repetitivos para evitar e/ ou eliminar esses possíveis acontecimentos e suas consequências desagradáveis. Obsessão e Compulsão podem ou não se manifestarem juntas. No entanto para um acompanhamento detalhado é importante procurar pelos profissionais psicólogo e psiquiatra que irão fazer uma avaliação detalhada do caso específico. Abraços.
Olá, no transtorno obsessivo compulsivo, as obsessões são acompanhadas pelas compulsões, ainda que em nível mental. Por exemplo: Há casos de pacientes que apresentam o pensamento intrusivo, obsessivo "sinto que vai acontecer algo de muito ruim", em seguida repete, mentalmente: 'meu Deus, meu Deus, meu Deus"(três vezes - esta repetição é a compulsão).Por isso é importante o levantamento criterioso dos pensamentos e das compulsões (internas e externas)
Sim, é possível ter somente as obsessões (por exemplo, na forma de pensamentos obsessivos) sem, necessariamente, as compulsões (comportamentos repetitivos, rituais, etc). Busque ajuda de psiquiatra e psicólogo. A melhor evidência disponível de tratamento é pela abordagem TCC. Desejo que tudo fique bem!!!
A obsessão são pensamentos que invadem a mente e a compulsão é a necessidade incontrolável de praticar um ato para aliviar a ansiedade provocada pelo pensamento indesejado. Geralmente a compulsão vem depois da obsessão, são atos voluntários. Podem se manifestar separadamente, conforme as características do paciente. Sugiro uma avaliação psiquiátrica e a psicoterapia.
Bom dia! Tudo bem contigo? Respondendo tua pergunta: sim é possível. Assim como é possível dentro do TOC existirem compulsões sem obsessões (casos mais raros) podem haver casos nos quais existam pensamentos obsessivos sem rituais ou comportamentos compulsivos. Recomendo porém que seja a temática seja investigada com cuidado e atenção pois o mais comum é a presença justamente das compulsões para lidar com os P.O's. Sugiro a busca por algum profissional da vertente TCC para realizar o trabalho em conjunto. Abraço e fica bem!
Olá! O TOC é um transtorno de ansiedade. Sua principal característica é a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões.
Obsessão são pensamentos, ideias e imagens que invadem a mente da pessoa, sem que ela queira, e a única forma de se livrar deles por algum tempo é realizar um ritual (compulsão), o que ajuda a aliviar a ansiedade.
Em geral, os rituais são com limpeza, checagem, organização, simetria etc. É possível que ocorram obsessões sem compulsões, mas é necessária uma avaliação feita por Psicólogo e Psiquiatra, pois a forma como os pensamentos e comportamentos acontecem podem variar de pessoa para pessoa. É importante solicitar ajuda, pois isso pode se transformar num entrave na rotina da pessoa e da família toda. Um abraço!
Boa tarde!!
Se pensarmos no que pode ou não acontecer, são diversas as possibilidades. Mas sim, é possível isso de acontecer, como também é possível confundir os sintomas, dentre outras coisas.
Para avaliar, é necessário olhar o caso como um todo: padrão mental, comportamento, situações, ambiente que a pessoa está inserid@, e tudo mais; por isso que nós psicólogos sugerimos o acompanhamento, para que possamos desvendar isso juntos.
Espero ter ajudado!
No TOC a obsessão é sempre presente, mas isso não necessariamente afeta o comportamento. Acho muito importante te dizer que para além do diagnóstico médico do Transtorno Obsessivo Compulsivo, existem outras teorias muito pertinentes que abortam esse transtorno de outras perspectivas. Lembro do texto do Homem dos Ratos escrito pelo Freud, no qual descreve toma uma obsessão do pensamento, por exemplo: Se eu não pagar minha dívida, meu pai morto vai morrer. Esse pensamento não chega a virar um comportamento obsessivo, mas sim um pensamento obsessivo. Outro fator importante é que no TOC, a pessoa sabe do absurdo que são seus pensamentos obsessivos, mas não consegue conte-los sozinha. O tratamento consiste em aprender a manejar os pensamentos obsessivos e buscar, através de uma análise aprofundada da tua história, os eventos que desencadearam esse transtorno. Um abraço e qualquer coisa não deixem de perguntar!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá! Os principais sinais e sintomas do TOC, consistem basicamente na obsessão e compulsão. No entanto, pode-se encontrar pessoas que desenvolvam apenas um dos tipos de sintomas. A pessoa pode ter os pensamentos obsessivos, mas não necessariamente apresentar comportamentos compulsivos. Mas, geralmente, a obsessão vem seguida da compulsão, que nada mais é do que uma forma de se livrar da própria ansiedade por meio de rituais e comportamentos repetidos e irracionais. Abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!