Uns dias antes de menstruar fico sem dormir a noite toda , gostaria de saber se isso tem a vê com a

7 respostas
Uns dias antes de menstruar fico sem dormir a noite toda , gostaria de saber se isso tem a vê com a menstruação ou pode ser outra coisa ?
Bom dia!

Devido ao ciclo menstrual as mulheres tem maior variação hormonal esse fato está relacionado com a insonia, porém é sempre aconselhável a procura de um médico da sua confiança para avaliar se existem outros fatores associados. Aderir a higiene do sono também poderá ajudar nesses períodos e ao longo da sua vida.

Olá, querida! Sua dúvida é muito pertinente, pois muitas mulheres tem questionamentos como o seu.

Não só o período menstrual mas todo o ciclo feminino é marcado por mudança hormonais, físicas, emocionais e psicológicas. Estudos mostram inclusive que essas mudança estão atreladas a aspectos evolutivos de sobrevivência e adaptação.

Hoje parece absurdo pensarmos que essas mudanças, por vezes tão bruscas, podem trazer algo de útil, mas entender isso nos ajuda a encontrar um caminho de acolhimento e não de luta contra aquilo que é tão próprio do corpo feminino.

Sem dúvidas sua questão com o sono pode estar sofrendo interferência do início de seu período menstrual, mas seria importante também você poder olhar para além disso, pois muitas vezes as preocupações excessivas ou a própria aceleração do dia a dia interferem no nosso ciclo de sono e, neste caso, a questão menstrual/hormonal pode ser apenas um intensificador. Mais importante com a causa é como isso impacta você. Cuide-se bem!
Durante o período pré-menstrual pode ocorrer mudanças disfóricas de humor, entre outros sintomas temos a conhecida irritabilidade, sensibilidade emocional aumentada e aumento da ansiedade, que pode ter interferência na qualidade do seu sono. Porém, o mais comum é aumento de sono. Caso perceba que estas alterações a prejudicam na funcionalidade do seu dia, importante buscar ajuda profissional para melhorar sua qualidade de vida. Mas entenda que estas alterações quando não prejudiciais são comuns na maioria das mulheres. Espero ter ajudado.
As mulheres estão sujeitas a variações de humor decorrentes das variações do ciclo menstrual. Cada mulher reage de uma forma e vários fatores interferem nisso. É importante conversar com seu médico para que ele possa avaliar se a insonia está relacionada à TPM. Outro ponto importante é identificar fatores externos que possam estar dificultando seu sono, tais como TV, celular, barulho excessivo, ingestão de café, etc. Ser mulher implica em aceitação da própria identidade feminina e a psicoterapia pode ajudar (e muito) na compreensão da experiencia feminina. Abraço, Cladismari.
Olá, as mudanças hormonais podem ocorrer mais fortemente durante o ciclo, causando diversos sintomas e dependendo do caso, o incômodo pode acontecer o mês todo.
A insônia pode aparecer por motivos diversos e isso depende de como está a sua vida, do quanto isso tem interferido na sua rotina, a frequência e como fica quando não consegue dormir.
Neste caso, seria interessante consultar um médico para avaliar quais são os sintomas que a menstruação causa em você, antes, durante e depois, para entender se pode ter relação ou não com a insônia.
Caso após esta avaliação, identifiquem que pode ter algo a mais e que a insônia permanece, seria interessante consultar um psicólogo para uma avaliação. Nesta conversa, você poderá falar mais abertamente sobre o que sente e o quanto está te incomodando essa privação de sono.

Espero ter ajudado, fico à disposição para outras dúvidas! Boa sorte! Um abraço!
No período menstrual ocorrem diversas alterações hormonais que podem sim, afetar seu sono e também seu humor. Costumamos dizer que isso é normal, mas sempre é importante procurar inicialmente um médico para avaliar como estão as questões clínicas e hormonais. Posteriormente avalie se essa insônia é frequente (ocorrendo fora do período menstrual), caso positivo, procure também um Psicólogo, pois questões emocionais levam facilmente a insônia.
Abraços Psicóloga Kelly
Pode estar relacionado a sintomas físicos e/ou psicológicos.
O ideal é procurar um especialista.
À disposição.