Uso aparelho ortodôntico e minha mordida aberta foi fechada após uso de elásticos e tratamento com f

3 respostas
Uso aparelho ortodôntico e minha mordida aberta foi fechada após uso de elásticos e tratamento com fonoaudióloga. Já estou no final do tratamento e agora a dentista está usando elástico nos incisivos e no molar( formando um triângulo), uso somente no período da noite conforme ela pediu, e corrente nos dentes superiores. Sinto uma pequena recidiva durante o dia, e quando coloco o elástico a noite a mordida fecha novamente, mas nada muito sério. Essa pequena recidiva durante o dia é comum ou significa que o problema não foi corrigido?
Olá!
Pelo seu relato, o seu problema foi corrigido, porém tem uma maior tendência a recidiva, o que é de certa forma esperado para o problemas verticais, como a mordida aberta. Além disso, o seu caso pode ter um tendência maior a recidiva por questões individuais.
Também é importante observar se há um mal posicionamento da língua, que também pode ser um fator que pode levar a recidiva da mordida aberta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Geralmente pacientes com mordida aberta tem uma tendência maior a recidiva, por ser um problema que nao está apenas nos dentes, envolve o osso onde os dentes estao inseridos também. Por isso, no tratamento, isso deve ser levado em consideraçao. Muitos casos precisamos fazer um tratamento orto-cirúrgico. Seria importante uma consulta com o Cirurgiao Bucomaxilofacial para saber se esse seria o seu caso. Do contrário, essas recidivas sempre vao ocorrer, pois o organismo tende a querer voltar para a situaçao de maior estabilidade para ele, a nao ser que a base óssea seja corrigida.
Conforme os colegas já relataram, a mordida aberta tem um potencial de recidiva maior. Quando se usa somente elásticos para correção anterior esse pontecial pode ser maior. Hoje podemos lançar mão de ancoragem esquelética para levar os dentes posteriores para "dentro do osso, diminuindo o efeito anterior e maior exposição gengival.
Um correto diagnóstico vai dizer qual a melhor opção, entre "abaixar" os dentes da frente com elásticos, levar os dentes de trás para dentro do osso (cada 1mm posterior repercute 3mm anteriores, na frente), ou até mesmo cirurgia ortognática.

Especialistas

Isabella Moreira

Isabella Moreira

Dentista

Belo Horizonte

David Cidrao de Moura Fe

David Cidrao de Moura Fe

Dentista

Fortaleza

Patricia Picolli

Patricia Picolli

Dentista

Porto Alegre

Glaucia Estevam

Glaucia Estevam

Dentista

São Paulo

Fernanda Christina Carvalho

Fernanda Christina Carvalho

Dentista

Salvador

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Mordida Aberta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.