Mordida aberta - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - mordida aberta

Priscila Grando

Priscila Grando

Dentista

Itu

Antonio Tadeu Costa Oliveira

Antonio Tadeu Costa Oliveira

Dentista

Corumbá

Alex Albanese

Alex Albanese

Dentista

Conselheiro Lafaiete

Janaina B Queiroz

Janaina B Queiroz

Dentista

Campinas

Viviane Nunes

Viviane Nunes

Dentista

São Gonçalo

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Perguntas sobre Mordida aberta

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Mordida aberta

Olá, o aparelho ortodôntico para o paciente adulto vai mudar a posição dos dentes, assim as assimetrias nos maxilares não serão corrigidas. É importante que você faça uma avaliação com um cirurgião…
1 respostas

Manter o hábito de chupar o dedo vai manter o formato inadequado, e, se o ortodontista terminar e vc não tiver conseguido controlar o hábito de chupar dedo, saiba que vai voltar a forma inadequada…
2 respostas

Especialistas falam sobre Mordida Aberta

Mordida aberta anterior os dentes da frente não encostam e a língua fica entre os dentes como se fosse ser mordida. O tratamento deve ser iniciado quando criança para impedir e reeducar a musculatura da língua e para que o crescimento do rosto não seja prejudicado, ficando assimétrico. No caso de paciente adulto o tratamento é mais difícil e maiores são as complicações. A documentação ortodôntica e o estudo e um planejamento feito pelo especialista pode conduzir o caso para que melhore a mordida. Um dos tratamentos é a colagem dos braquetes, com torque especifico para mordida aberta, bem ao nível gengival para forçar logo de início eles descerem e uso de elásticos e talvez micro parafusos.

A mordida aberta pode ser causada por hábitos de sucção não deletéria (chupar o dedo, usar chupeta ou mamadeira por tempo prolongado) ou mesmo ter uma causa genética. Deve ser tratada da melhor maneira, assim que diagnosticada. Seu tratamento pode incluir desde a simples instalação de uma grade lingual, utilização de aparelhos ortodônticos (fixos ou removíveis) ou até através da realização de cirurgia ortognática (nos maxilares). Agende sua consulta.

Gustavo Zanardi

Dentista

Balneário Camboriú


É um problema caracterizado pela falta de contato de alguns dentes quando o paciente morde ou sorri. “Pode ser a ausência de toque entre os dentes da frente, chamada mordida aberta anterior, ou entre os de trás, chamada mordida aberta posterior.

Marcio Roberto De Avila

Dentista

Curitiba


A mordida aberta: quando os dentes superiores não tocam os dentes inferiores, podendo ocorrer nos dentes da frente ou nos dentes de trás. Pode ocorrer tanto em adultos como em crianças. Geralmente está relacionado a sucção de dedos, uso de chupetas por tempo prolongado, respiração bucal, interposição da lingual (durante a fala ou deglutição de alimentos), roer unha, entre outros. O diagnóstico é realizado pelo dentista e pela fonoaudióloga. Vantagens do tratamento ortodôntico associado ao fonoaudiológico: - Melhora da estética, da fala, da respiração e da mastigação. - Quanto mais cedo é identificado o problema, melhor o o diagnóstico e tratamento.

Ana Carolina Matos

Dentista

Rio de Janeiro


Classificação: dentária ou esquelética Causas: pode ou não estar associada a hábitos como chupar chupeta, dedo ou mamadeira durante muito tempo, interposição de língua no espaço. Tratamento: Dependerá da severidade, causa e Idade. Importante lembrar que o hábito deve ser retirado até os 3 anos para que a mordida aberta possa fechar naturalmente. Caso isso não ocorra o tratamento pode ser realizado com aparelho fixo. Se a mordida aberto for esquelética, o planejamento deverá ser realizado com um dentista bucomaxilofacial. Para analisar se terá a necessidade de expandir cirurgicamente OBS: pais que observarem essa característica em seus filhos devem levá-los ao dentista o quanto antes.

Leticia Brito Barbosa

Dentista

São Paulo


A maxila deve encaixar na mandíbula como se fossem "uma tampa e uma caixa". (Sendo a a maxila, a tampa e a mandíbula, a caixa) Na mordida aberta, os dentes não se tocam. Muito comum ocorrer a mordida aberta por um hábito na infância como uso de chupeta ou dedo. As vezes mesmo retirado o hábito, a língua que aprendeu a se projetar no espaço entre os dentes, mantem o escape e a mordida aberta permanece na dentição permanente.

Mordida aberta é o nome dado a um determinado tipo de maloclusão onde os dentes superiores não tocam os dentes inferiores. Este problema pode ocorre tanto em adultos como em crianças e geralmente esta relacionado a: sucção de dedos; uso por tempo prolongado de chupetas; respiração bucal; interposição da lingual (durante a fala ou a deglutição de alimentos) e roer unha.

É a ausência de contato entre os dentes das arcadas opostas. Dentro de vários fatores de origens, temos os hábitos viciosos, como a sucção de dedo. O tratamento depende da idade do paciente e da origem do problema.

Zenda Pratis

Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A mordida aberta é um tipo de má oclusão muito comum e que deve ser tratada tão logo for descoberta. De forma didática, consiste em não se encostar os dentes superiores aos inferiores. deixando um espaço aberto entre a arcada inferior e superior. A mordida aberta pode ser na região anterior dos dentes ou posterior e cada uma tem seus tratamentos específicos.

Os respiradores bucais, como são chamadas as pessoas que respiram pela boca, podem apresentar o desalinhamento dos dentes, mordida aberta, mastigação deficiente e desarmonia da face, alem de noites mal dormidas e perda de paladar , entre ouros fatores. Ao perceber sintomas como boca seca, dificuldade em se alimentar sem líquidos,halitose, ronco, dificuldade em se exercitar, deve-se procurar o dentista especialista em aparelhos funcionais, para o tratamento efetivo.

Renata Lollato

Dentista

Ribeirão Preto

Agendar uma visita

Mordida aberta se caracteriza quando os dentes superiores e inferiores não se encaixam, ficando um espaço aberto entre eles. Pode ser dentária ou esquelética e pode acontecer na região anterior ou posterior.

Guilherme Henrique Frigo

Dentista

São Paulo

Quais profissionais tratam Mordida aberta?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.