Uso minoxidil 5% no cabelo + finasterida há 6 meses. Notei boa evolução até o 4° mês(com pouco shedd

2 respostas
Uso minoxidil 5% no cabelo + finasterida há 6 meses. Notei boa evolução até o 4° mês(com pouco shedding). Do 4° mês até o 6° notei a volta da queda. E algumas áreas voltaram a ficar claras. Mas não reduzi o uso, continuo usando duas vezes ao dia. O que pode estar causando essa queda tardia mesmo depois de uma boa evolução?
Olá, indico procurar um dermatologista para realização de exame físico e laboratorial para melhor resolução. As causas podem ser muitas e um profissional dermatologista especializado em tricologia é fundamental

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Andrea  Cabral Ferreira
Dermatologista, Generalista
Campinas
É comum notar uma nova onda de queda após os primeiros meses de sucesso com o tratamento de Minoxidil e Finasterida. O que você está vivenciando pode ser um fenômeno chamado de shedding secundário ou onda de sincronização. Quando iniciamos o tratamento com Minoxidil, há um "reset" do ciclo de vida de muitos folículos ao mesmo tempo. No início, ele força a entrada de fios na fase de crescimento (anágena). Como esses fios começaram a crescer juntos, é natural que, após alguns meses, uma parte deles entre na fase de repouso e queda (telógena) também de forma simultânea. Isso pode indica que o ciclo capilar está se renovando para dar lugar a fios ainda mais grossos e saudáveis na próxima fase. Embora a sincronização seja a causa mais provável, como médica, sempre investigo se houve algum "gatilho" externo nos últimos 3 meses que possa ter somado um Eflúvio Telógeno ao seu quadro de alopecia. Os principais fatores a considerar são: níveis baixos de ferro (ferritina), vitamina D ou vitamina B12 que podem acentuar a queda. Episódios de estresse agudo, febre alta ou infecções (como COVID ou dengue) e mudanças na tireoide ou outros hormônios que podem interferir na resposta ao tratamento. A recomendação mais importante é não interromper o uso. A interrupção agora faria com que você perdesse toda a evolução conquistada nos primeiros meses. O tratamento da alopecia é uma maratona, não uma corrida de 100 metros hehehe. Portanto, continue aplicando o Minoxidil e tomando a Finasterida conforme prescrito. Vale a pena solicitar ao seu médico um painel de vitaminas e minerais para garantir que não haja deficiências ocultas e que repita a tricoscopia para confirmar se há novos fios "brotando" (sinal de que o tratamento segue eficaz) ou se há sinais de inflamação no couro cabeludo. Boa sorte!! ^^

Especialistas

Rosinete Lauren De Souza Lima Morais

Rosinete Lauren De Souza Lima Morais

Dermatologista

Curitiba

Adrika Christianini

Adrika Christianini

Especialista em biomedicina

Bauru

Andréia Diniz

Andréia Diniz

Especialista em biomedicina

Salvador

Carla Bocuto

Carla Bocuto

Especialista em biomedicina

São Paulo

Soraia Mielke

Soraia Mielke

Especialista em biomedicina

Joinville

Myrciara Macedo de Alcântara

Myrciara Macedo de Alcântara

Dermatologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Queda de cabelo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.