Uso Stilnox (Zolpidem) há alguns anos, mas de forma bem esporádica, nunca todo dia. As vezes 1 vez
2
respostas
Uso Stilnox (Zolpidem) há alguns anos, mas de forma bem esporádica, nunca todo dia. As vezes 1 vez por semana. Gostaria de saber os riscos que isso pode trazer. E tb se há informações na literatura do remédio causar problemas de memória de forma permanente.
O ideal é que medicações para sono não sejam usadas como SOS sem avaliação e acompanhamento do psiquiatra. Insônia deve ter sua causa investigada sempre. O ideal é que o uso do zolpidem e de outros indutores do sono sejam usados por curto período de tempo e na mínima dose possível (sem acompanhamento pode ser q vc esteja tomando dose acima do necessário para conciliar o sono). Alguns pacientes tem alucinações durante o período do uso do zolpidem com prejuízo da memória (não lembram o que fizeram) no período de ação do remédio (4-5h mais ou menos). É recomendado que o paciente tome o remédio imediatamente ao deitar e não faça atividades após o uso do remédio (ficar no celular, fazendo atividades em casa ou no trabalho).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O Zolpidem funciona como um indutor do sono não derivado dos benzodiazepínicos, que são aqueles remédios prescritos em receita azul pelo seu potencial importante de causar dependência química. O Zolpidem e semelhantes surgiram como uma alternativa àquelas medicações pela expectativa de não promoverem dependência química e outros riscos como deficit cognitivo em curto, médio e longo prazos. Contudo, pesquisas e relatos de especialistas mostram a não segurança que se esperava naqueles aspectos, tanto que a Anvisa obriga a prescrição de formulações acima de 10mg de Zolpidem em receita azul.
Explicado tudo isso, não recomendo que tome medicação mesmo no esquema chamado de "se necessário". Se você anda apresentando dificuldades com seu sono recorrentes, é mais bem recomendado que busque investigação médica para tal quadro. Existem diversas causas para sono não reparador, incluindo origens psiquiátricas, neurológicas e mesmo respiratórias.
Explicado tudo isso, não recomendo que tome medicação mesmo no esquema chamado de "se necessário". Se você anda apresentando dificuldades com seu sono recorrentes, é mais bem recomendado que busque investigação médica para tal quadro. Existem diversas causas para sono não reparador, incluindo origens psiquiátricas, neurológicas e mesmo respiratórias.
Perguntas relacionadas
- Tomo Stilnox diariamente ha 2 anos , estou com zumbido, pode ser do stilnox e deixando de toma-lo este sintoma desaparece ?
- Zolpidem tem interação com triptofano? Tomei quetiapina com triptofano e passei muito mal
- Depois de 18 horas que eu ingerir bebidas alcoólicos posso tomar zolpidem?
- Zolpidem pode causar fadiga exagerada com falta de ar ?
- Uso quetiapina 25mg e não consigo dormir. Posso associar o Zolpiden?
- Comecei a tomar um comprimido de Zolpidem no início só quando tinha dificuldades para dormir, hoje não durmo sem ele. Estou usando ele continuado a mais de anos e não consigo parar e ultimamente estou tendo dores de cabeça diárias e dores no corpo. Pode ser efeitos do medicamento?
- Tive reação de fluvial noite, tomei uma injeção pra cortar o efeito colateral e logo depois no mesmo dia tomei 2 comprimidos de 20g de prednisona, o prednisona pode ter cortado o efeito da injeção, e em quanto tempo some a reação do fluviral?
- O zolpidem pode causar algum risco a paciente com glaucoma?
- Estou tomando enalapril a 1 semana e há 2 dias minha mão está formigando. Pode ser efeito colateral do remédio?
- Eu tenho sono leve se um alarme tocar alto eu assusto e meu coração acelera e meu humor fica ruim o dia todo. E normal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 242 perguntas sobre Stilnox
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.