vi em um podcast um psicólogo falando sobre depressão e bipolaridade, acontece que eu me identifique

13 respostas
vi em um podcast um psicólogo falando sobre depressão e bipolaridade, acontece que eu me identifiquei bastante com os sintomas de bipolaridade... qual seria a diferença entre esses?
Olá! Vou explicar de uma maneira sucinta. Primeiramente é necessário diferenciar um Diagnóstico de um Estado. Você pode estar triste, ter seus motivos pra isso... o que não pode se configurar em um diagnóstico depressivo, entende? Agora, sobre a diferença entre os dois, basicamente a depressão se caracteriza por um sentimento de tristeza profundo durante um longo período de tempo e a bipolaridade se caracteriza por episódios hipomaníacos ou depressivos e episódios maníacos, ou seja, de maneira bastante resumida, longos períodos de sentimentos de tristeza e alguns períodos de humor persistentemente elevado, expansivo ou irritado, autoestima elevada, podendo se envolver em atividades prazerosas de autorisco.

Ou seja, o transtorno depressivo se caracteriza por um estado similar permanente de tristeza, já o transtorno bipolar há oscilações entre esse estado e o de mania.

Mas, vale ressaltar, não tente buscar o diagnóstico somente pela internet (é bem comum que nós nos identifiquemos com diversos diagnósticos, mas acaba por não ser algo que se configura como tal). Busque um profissional da área da saúde mental para elucidar sua questão.

Olá! O diagnóstico diferencial entre as duas condições envolve um trabalho conjunto e contínuo com um profissional de saúde mental. Em termos gerais, o transtorno bipolar envolve oscilações de humor que ocorrem de forma cíclica, ou seja, o sujeito vivencia períodos de humor depressivo que, posteriormente, são seguidos por períodos maníacos (humor eufórico, sentimentos de grandiosidade, pensamento acelerado, atos impulsivos, etc), sendo novamente acometido por outro episódio depressivo. A duração e intensidade desses estados são variáveis, assim como as características presentes em cada caso. Justamente por essa razão, é preciso um acompanhamento contínuo para se identificar a regularidade desses estados ao longo do tempo, assim como o grau de comprometimento que estes impõem a sua vida.
Sim as vezes nos identificamos com algum sintoma é normal, mas cuidado não é porque você se identificou com os sintomas significa que esta com este diagnostico. Somente um profissional da área pode fazer esta avaliação, existem critérios para formar um diagnostico não é tão simples assim, somente fazendo um acompanhamento psicológico ou psiquiátrico para você ter certeza .Sintomas são diferentes de transtornos, e sim, se você acredita que está com determinado sintoma você começara a senti-lo, lembre que a mete é poderosa e você pode se enganar . Procure ajuda se está te preocupando , para que também possa ter um acompanhamento adequado e correto se estes sintomas for confirmado por um profissional, quanto mais rápido procurar ajuda, mais rápido terá resultados e também acabara com essas incertezas. Boa sorte!
Olá
Ambos são quadros que afetam o humor. Mas enquanto na depressão, os sintomas costumam envolver perda de apetite, perda de vontade de fazer as coisas, hipersonia, no transtorno bipolar há uma mudança do humor, hora para depressão, hora para fase de mania, em que o sujeito fica mais agitado, falando muito, não precisa muito de dormir.
Primeiramente te sugiro buscar assistência profissional pra melhor avaliação e acompanhamento. Mas com relação a tua pergunta resumidamente vale dizer que a depressão é transtorno unipolar, ou seja, o individuo apresenta apenas o humor deprimido, o que é chamado de polo negativo do humor. Já o transtorno bipolar apresenta irregularidade nos dois polos: negativo e positivo (humor eufórico).
A diferença entre Depressão e Bipolaridade é que por ter “dois polos”, na bipolaridade há uma disfunção neuroquímica no cérebro, conhecida como hipomania ou mania. Excesso de energia etc etc
O diagnóstico Depressão pode ser na verdade vários diagnósticos relacionados à sintomas de humor deprimido como tristeza, dificuldade de realizar tarefas, excesso ou falta de sono e alterações no apetite, entre outros. Já o diagnóstico de bipolaridade inclui os sintomas depressivos que eu citei que duram por duas semanas e oscilam com períodos de hipomania ou mania(que são momentos de euforia, gastos excessivos e/ou uso de drogas, pensamentos de grandiosidade, etc). É como se a pessoa oscilasse em ficar PRA BAIXO e super PRA CIMA em períodos de semanas. São diagnósticos complexos, devem ser especificados em consultas com profissional de saúde, se identificar com os sintomas não significa que você tem um ou outro diagnóstico.
De forma bem sucinta, A depressão é uma das facetas da bipolaridade e quando aparece sozinha não possui este diagnóstico. A bipolaridade apresenta uma alteração de humor, variando da depressão para sentimentos de euforia. Procure um psicólogo ou e psiquiatra para este diagnóstico e cuidado pois ambos geram sofrimento
A depressão é caracterizada como um transtorno unipolar, ou seja, a pessoa apresenta apenas o humor deprimido, o que é chamado de polo negativo do humor. Já o transtorno bipolar apresenta descompensações nos dois polos: negativo e positivo (humor eufórico). Tanto o transtorno bipolar quanto a depressão causam prejuízos à vida de quem os desenvolve. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhores os resultados do tratamento. Por isso, consumir informações de qualidade acerca dos transtornos mentais e ficar atento a si mesmo continua sendo uma boa forma de autocuidado.
Olá, tudo bem?

Tanto o Transtorno Depressivo quanto o Transtorno Bipolar são transtornos de humor, porém, a principal diferença entre eles é que, a depressão, principalmente quando falamos na depressão maior, os sintomas predominantes estão relacionados à tristeza, angústia, anedonia, avolição, choro, dentre outros, de forma persistente e constante. Ou seja, de forma contínua, por pelo menos duas semanas, esses sintomas se apresentam.
O Transtorno Bipolar, por sua vez, é compreendido como intervalos de sintomas depressivos (tristeza, apatia) e mania (elação, euforia), que se intercalam em fases, fazendo com que em determinados momentos o indivíduo tenha sintomas de depressão profunda, e em outros, possua sintomas de mania, euforia em excesso, extrema alegria, que podem passar a impressão de que ele está bem, mas na verdade, é uma fase do Transtorno Bipolar.
Ambos necessitam de tratamento e acompanhamento com profissionais da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, tratados com psicoterapias e medicação adequados.

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição.

Abraço.
Olá! A depressão e a bipolaridade são transtornos do humor que apresentam algumas diferenças importantes.

A depressão é caracterizada por um humor triste, vazio ou irritável, falta de interesse ou prazer em atividades que antes eram consideradas agradáveis, alterações no apetite e no sono, fadiga, falta de energia, dificuldade de concentração, sentimentos de inutilidade, culpa e desesperança, e em casos mais graves, ideação suicida.

A bipolaridade, por sua vez, é caracterizada pela alternância entre episódios de depressão e episódios de mania ou hipomania. Os episódios de mania são caracterizados por um humor elevado, expansivo ou irritável, aumento da energia e da atividade, diminuição da necessidade de sono, pensamento acelerado, fala excessiva, impulsividade, grandiosidade e comportamentos de risco. Já os episódios de hipomania são semelhantes aos episódios de mania, mas menos graves.

É importante destacar que nem todas as pessoas com bipolaridade apresentam episódios de mania ou hipomania, podendo apresentar apenas episódios de depressão ou oscilações mais leves do humor.

O diagnóstico de depressão e bipolaridade é feito por um profissional de saúde mental, que avalia a presença e a gravidade dos sintomas e o histórico clínico da pessoa. É importante buscar ajuda profissional caso você esteja apresentando sintomas que possam indicar esses transtornos, pois o tratamento adequado pode fazer uma grande diferença na qualidade de vida e no bem-estar emocional. Abraço!
depressão pode se manifestar de várias formas e os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Alguns dos sintomas mais comuns incluem tristeza persistente, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, alterações no apetite, dificuldade para dormir, fadiga, sentimentos de inutilidade ou culpa, dificuldade de concentração e pensamentos suicidas. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando esses sintomas, é importante buscar ajuda profissional. A depressão é uma condição séria e tratável.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Primeiramente, agradeço por compartilhar seus sentimentos e preocupações. É fundamental abordar questões relacionadas à saúde mental com seriedade e sensibilidade. Entendo que ao ouvir sobre depressão e bipolaridade em um podcast, você tenha se identificado com alguns sintomas e esteja buscando compreensão.

A depressão e a bipolaridade são transtornos diferentes, embora compartilhem alguns sintomas. A depressão é caracterizada principalmente por um estado persistente de tristeza, falta de interesse ou prazer nas atividades diárias, alterações no sono e apetite, sentimentos de desesperança e baixa autoestima.

Por outro lado, a bipolaridade envolve oscilações entre episódios de depressão e episódios de mania ou hipomania. Na fase maníaca, as pessoas podem experimentar uma elevação extrema do humor, aumento da energia, pensamento acelerado e comportamentos impulsivos. A fase hipomaníaca é semelhante, mas menos intensa do que a mania.

É crucial ressaltar que a autoavaliação não substitui uma avaliação profissional. Se você identificou sintomas que o preocupam, recomendo agendar uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra. O diagnóstico adequado é essencial para um tratamento eficaz.

Lembre-se de que estou aqui para apoiá-lo durante esse processo. Se tiver mais perguntas ou se precisar de ajuda para tomar essa decisão, estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!