Rosana Barbosa

Psicóloga mais

Uberlândia 1 endereço

Aceita Outro (Reembolso)

Número de registro: CRP04/46553

65 opiniões
Tempo estimado de resposta:

Experiência

FALANDO DE MIM

Desde cedo eu tinha uma grande vontade de ajudar as pessoas de alguma forma, era sempre observadora, era aquela boa amiga e as relações entre as pessoas me chamavam muita atenção. Entrei bem jovem na faculdade ( curso de geografia) e logo tive a oportunidade de começar a dar aulas e me fiz professora de jovens adolescentes e já aí observava o comportamento dos alunos e o meu próprio comportamento diante deles e assim me relacionava muito bem com tudo isso, tornando a sala de aula um palco pra mim. A cada aula era um momento de amor único, enfrentando cada desafio e vibrava muito a cada vitória, era muito entusiasmo. Essa história de amor com meus alunos e a escola durou longos anos. Então, comecei a repensar que poderia fazer mais pelo ser humano e tomei a decisão de voltar a ser aluna novamente e buscar mais, foi então que decidi fazer a faculdade de psicologia com o apoio do meu marido, médico e psiquiatra ( com muitas troca enriquecedora de experiência e conteúdo, não poderia deixar de citar isso, pois tenho uma imensa gratidão ) e também dos meus 3 filhos, então, larguei tudo e me dediquei a conhecer tudo o que eu pudesse entender sobre a mente humana e explicar coisas que me intrigavam como o porquê do sofrimento, do amor, da vida e dos conflitos entre as pessoas. Foram 5 anos da graduação, pós graduação e especialização.
Estou longe de ser uma profissional pronta, pois aprendo todos os dias. Meu raciocínio clínico tem muitas influências teóricas e gosto de fazer perguntas simples que poucas vezes ousamos fazer. Sinto no meu corpo, como as pessoas reagem ao que falo no consultório, quase como uma intuição. Amo as pessoas e luto com elas em favor do algo mais que as eleva e permanece ignorado no meio dos escombros emocionais. Percebo como o auto conhecimento, traz as pessoas para uma realidade mais tranquila consigo mesma, quando elas aprendem que se conhecendo, podem realmente serem mais felizes, porque esta felicidade que tantas pessoas procuram, está dentro de cada um, vem de dentro e é de dentro para fora que tudo se transforma. Cada vez que vejo um paciente conquistando isso, me percebo mais feliz no que faço e como faço e é isso que me faz continuar, é isso que me faz buscar e aprender mais, conhecer mais... fazer mais...
Tenho fé na capacidade humana de criar conexões positivas, mas não fecho os olhos quando teimamos em azedar as nossa vidas.
      Percebi que a terapia não é para todos e aqueles que procuram , costumam ser as pessoas mais saudáveis do seu núcleo familiar, pois as pessoas emocionalmente doentes são aquelas que nunca mudam ou se questionam sobre nada. Sei que quanto mais o tempo passa, mais consigo ir além do que já fui. Adoro ouvir histórias de vida e sei que sou eu que recebo muito mais do que aqueles se sentam na minha frente. Vejo pessoas que chegaram cansadas de si mesmas e com o tempo se tornaram tão felizes e que se esquecem de vir para a terapia, e é assim que tem que ser. O bom psicólogo é aquele que aprende a arte de se tornar desnecessário na vida de seus pacientes. Me sinto plenamente feliz e em paz com minha história e isso tem ajudado as pessoas sem nem que elas saibam. Assim consegui perceber:
- Ninguém melhora se não quiser, e mesmo quando quer o trabalho é duro.
- Pequenas ações fazem toda a diferença.
- As pessoas que você tem à sua volta influenciam muito a sua mudança e a sua estagnação.
- Somos acostumados a sofrer o que nada mais é do que a paralisia do pensamento.
- Falamos muitas coisas que nem nós mesmos acreditamos.
- Escondemos nossos melhores sentimentos atrás de uma mente orgulhosa.
- Nem todas as causas se resumem a infância e mesmo quando começam ali, só podem terminar hoje sob nossa determinação.
mais Sobre mim
  • Reconhecimento pela performance e engajamento na Doctoralia, tornando a experiência em saúde mais humana.
  • Reconhecimento pela performance e engajamento na Doctoralia, tornando a experiência em saúde mais humana.

Experiência em:

  • Depressão
  • Terapia cognitivo comportamental
  • Transtornos de ansiedade
  • Violência doméstica

Planos de saúde aceitos

Os planos de saúde são aceitos, mas a cobertura varia de acordo com o local e o serviço. Confirme durante a etapa de agendamento!

  • Outro (Reembolso)

Consultórios (2)

Ampliar o mapa abre num novo separador
Rosana Barbosa

Rua Viêira Gonçalves 154, Martins, Uberlândia

Disponibilidade

Número de telefone

(34) 3236...
(34) 99880...

Tipos de pacientes aceitos

  • Pacientes particulares (sem convênio)
  • Pacientes com seguro de saúde
Ampliar o mapa abre num novo separador

Disponibilidade

Pagamento online

Aceito

Número de telefone

(34) 99965...
(34) 99880...

Tipos de pacientes aceitos

  • Pacientes particulares (sem convênio)

Serviços e preços

  • Consulta Psicologia


  • Teleconsulta


  • Terapia de Família


  • Psicologia positiva


  • Psicoterapia


Artigos

Terapia de Casal

A terapia de casal, funciona como um lugar seguro de acolhimento em que o casal pode colocar suas questões e caminhar na construção de saídas para seus impasses, dificuldades e sofrimentos. O terapeuta é um facilitador que colabora com seu conhecimento e experiência, através de apontamentos, perguntas, clareamento de situações, aproximando o diálogo construtivo, colaborando para que o casal saia do circuito fechado dos problemas e caminhe para suas soluções. Isso demanda um processo colaborativo do casal além de tempo.

65 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • C

    Ótimo e produtivo. Es estou me sentindo bem melhor acredito que será me passa o seu tio na minha vida.

     • Local: Rosana Barbosa Consulta Psicologia

  • S

    Minhas sessões de terapia com minha psicóloga têm sido verdadeiramente transformadoras. Com sua ajuda, redescobri minha essência e voltei a me reconectar com minha verdadeira identidade. Ela me proporcionou um espaço seguro e acolhedor para identificar e compreender minhas emoções e comportamentos, ajudando-me a olhar para mim mesma com mais cuidado e amor. Durante esse processo, aprendi a ser mais gentil comigo mesma, a reduzir a autocobrança e a valorizar cada passo da minha jornada. Sou profundamente grata por todo o apoio, orientação e empatia que recebo em cada sessão. Graças a ela, sou uma pessoa mais consciente, equilibrada e em paz comigo mesma.

     • Local: Rosana Barbosa Consulta Psicologia

  • B

    Ja no primeiro atendimento vi uma luz na escuridao . fantastica !

     • Local: Rosana Barbosa Consulta Psicologia

  • M

    Rosana é uma profissional maravilhosa! Acolhedora, atenciosa, educada, divertida… Conseguiu me ajudar nos momentos em que a procurei e mais precisei, auxiliando-me no processo de evolução e compreensão de meus sentimentos e angústias. Fazendo com que hoje consiga segui minha jornada solo. Muitíssimo grata pelo seu trabalho!

     • Local: Rosana Barbosa Consulta Psicologia

  • R

    Rosana é muito atenciosa, didática e um amor.me deixou super a vontade

     • Local: Rosana Barbosa Consulta Psicologia

  • G

    Foi uma ótima consulta ! Me ajudou bastante estava precisando conversar com alguém que me entende-se e me ajudasse a melhorar.

     • Local: Rosana Barbosa Consulta Psicologia

  • F

    Ótima, atenciosa e realmente quer ajudar o paciente a enfrentar suas dificuldades

     • Local: Rosana Barbosa Psicoterapia adulto

  • A

    A consulta foi muito boa, trouxe muito esclarecimentos para o meu caso.

     • Local: Rosana Barbosa Consulta Psicologia

  • J

    Super indico gostei muito ela bem atenciosa um amor de pessoa

     • Local: Rosana Barbosa Aconselhamento Psicológico

  • A

    Rosana é extremamente profissional e pontual , trata com eficácia e sabedoria cada ponto colocado pra analisar.

     • Local: Rosana Barbosa Consulta Psicologia

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

4 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Boa noite , sou Meire e portadora do toc desde a infância. Minha pergunta é os impulsos que se menciona ser sintoma do toc pode se manifestar em dizer algo que vc nem sequer planejou nem pensou e simplesmente saiu? Gratidão pela esperada resposta.

Os sintomas do TOC envolvem alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (preocupações excessivas, dúvidas, pensamentos de conteúdo impróprio ou “ruim”, obsessões) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão), PORÉM, precisa de ser bem diagnosticado e a consulta também de um psiquiatra para o melhor tratamento.

 Rosana Barbosa

Olá, gostaria de saber o seguinte: fiz terapia por 9 meses com um psicólogo que antes mesmo de iniciar a terapia com ele já era apaixonada por ele e ele já falou pra mim que gostava também, mais a gente não era amigo e nem nada eu só via ele na academia e nem falava com ele, mais entre a gente tinha um clima e a gente trocava olhares várias vezes e soube q ele é psicólogo e consegui o contato dele com um rapaz que treina no mesmo local e uns dias depois eu chamei ele e ele foi bem legal comigo mais nem falamos sobre interesse um no outro e nem nada, ele é muito tímido. E perguntei se ele podia ser meu terapeuta e ele aceitou e aí q não falei nada sobre nosso interesse. Mais sinto q ele gosta de mim tbm, já encerramos o atendimento, e 4 meses depois eu procurei outro psicólogo pra me atender, justamente porque quero ainda conversar com ele q agora é meu ex psicólogo e ver se podemos ter algo e se é recíproco ainda é claro. Estou com o novo psicólogo tem uns 5 meses já e não esqueço do outro. Posso chamar ele pra uma conversa, quem sabe iniciar uma amizade e quem sabe algo a mais? Porque já tem 10 meses praticamente q encerramos a terapia e estou com outro profissional

Essa é uma situação delicada porque envolve a ética profissional da psicologia. O Códigio de E´tica do Psicólogo impede relacionamentos amorosos ou amizades entre psicólogo e paciente durante e após o atendimento por um tempo razoável, para evitar conflitos de interesse e garantir que o processo terapêutico tenha sido bem elebarado. Como já faz 4 meses desde o término do acompanhamento, o ideal seria refletir sobre os motivos que levam a querer essa conversa e seu novo psicólogo pode ajudar a explorar esses sentimentos e avaliar o impacto que isso teria para você incluindo a possibilidade de ele não querer manter contato fora do contexto profissional.

 Rosana Barbosa
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes