Aconselhamento genético - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - aconselhamento genético

Daltro Castelar

Daltro Castelar

Geneticista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Andre Luiz Neto Fontoura

Andre Luiz Neto Fontoura

Endocrinologista

Cabo Frio

Perguntas sobre Aconselhamento genético

Nossos especialistas responderam a 25 perguntas sobre Aconselhamento genético

Olá, bom dia

Caso seja por saliva pode acontecer o que chamamos de quimerismo, que é a presença das células do doador na saliva. Bulbo capilar praticamente extingue este risco. Os…

Recomendo que a família seja investigada para descobrir a causa, o médico geneticista pode fazer o diagnóstico da causa e estimar o risco para os filhos de vocês.

Os filhos podem ser O+ ou B+ como vocês, apenas essas duas opções.

Especialistas falam sobre Aconselhamento Genético

O entendimento das causas e a comunicação sobre doenças genéticas é fundamental para pessoas que tiveram em suas famílias alguma doença genética. O aconselhamento genético tem a função de auxiliar nessa compreensão e de verificar e estabelecer o risco de nova ocorrência de alguma doença genética conhecida naquele núcleo familiar. Também abrange casais que, apesar de não terem filhos com alguma doença genética, desejam conhecer o risco devido a consanguinidade do casal, por exemplo. O aconselhamento genético deve ser realizado por profissional especializado, após o diagnóstico estabelecido de uma doença dessa natureza.

Claudia Yamada Utagawa

Geneticista

Volta Redonda


O objetivo do Aconselhamento Genético é orientar o paciente e sua família quanto à ocorrência, ou risco de ocorrência, de doenças genéticas em uma família. Este aconselhamento visa ajudar o indivíduo (ou sua família) a compreender os fatos médicos, incluindo o diagnóstico, provável curso da doença e as condutas disponíveis, além de explicar como a genética contribui para a doença e o risco de recorrência para parentes específicos. Apesar do nome “Aconselhamento Genético”, o médico geneticista não “aconselha” os casais a tomar uma ou outra atitude. São discutidas probabilidades e riscos, mas quem decide o que fazer é o casal ou pais do paciente afetado.

O aconselhamento genético fornece informações e apoio a pessoas que têm ou podem estar em risco de doenças genéticas. Um médico geneticista ou um aconselhador genético se encontra com você para discutir riscos genéticos. Este procedimento pode ser para você ou para um membro da família. Ou você pode obtê-lo quando estiver planejando ou esperando um bebê. Você pode acompanhar o teste genético.

O Exame Genético é imutável e seus resultados indicam a tendência do seu corpo a alguma desregulação que poderá ser modulada com hábitos de vida personalizados. Em consultório, posso fazer o aconselhamento genético para quem já tem o exame em mãos ou colher a amostra de DNA para realização do teste E fazer o aconselhamento após entrega do relatório. Hoje utilizo o teste da Nutrigenomix. A coleta de DNA é com uma amostra de saliva e o relatório com os resultados é entregue em 30-40dias corridos. Qual a importância de fazer esse teste: É como "deixar de caminhar no escuro". Você entende como funciona a SUA genética e as condutas ficam ainda mais personalizadas ao seu genótipo.

Chelsea Bresler Bezerra

Nutricionista

Campinas

Quais profissionais realizam Aconselhamento genético?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.