Amniocentese genética - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A amniocentese genética

Amniocentese genética é uma técnica de diagnóstico pré-natal, cujo objectivo é a obtenção de um cariótipo fetal. O cariótipo é o número de cromossomos que temos. As pessoas normais têm 46 cromossomos, distribuídos em 23 pares (22 pares de cromossomos chamados autossomos porque determinam a formação de várias partes do corpo e um par de cromossomos sexuais assim chamados porque determinam o sexo do feto), eo cariótipo de um homem normal é de 46 XY e mulheres normais de 46 XX.

ou mongolismo é a mais comum anomalia cromossômica cariótipo é 47, XX ou 47 XY (ou seja, quando em condições normais, existem 46 cromossomos distribuídos em 23 pares nesta condição o par é composto de 21 cromossomos em vez de 3 2 para que você tenha um total de 47 cromossomos, também chamada de trissomia do 21).

O que é essa técnica?

Esta técnica é "invasiva", e envolve a introdução de uma agulha através da parede abdominal e do útero ou ventre da mãe até a cavidade amniótica, onde o feto está imerso no líquido amniótico. Com a agulha é removida um montante de aproximadamente 15-18 cc de líquido, o que resulta nas células necessárias para a especialidade genética faça a análise cromossômica. A técnica é normalmente realizada entre 16 e 18 semanas de gestação.

O que é essa técnica?

As informações obtidas a partir deste teste  determinam o número de cromossomos do feto e, portanto, podemos descartar anormalidades cromossômicas, como síndrome de Down ou outras anomalias.

Importante, pois este exame só olha para o número de cromossomos e suas possíveis mudanças, um resultado normal não exclui o fato de que o feto pode nascer com defeito anatômico, tais como malformações de órgãos como o coração, rins, do trato gastrointestinal, membros, etc, ou com retardo mental.

Quando você deve fazer o teste?

A principal indicação para amniocentese é a idade da mãe. Quanto maior a idade da mulher grávida maior a probabilidade de que o feto sofra uma alteração em seus cromossomos e, especificamente, a Síndrome de Down. Assim, o risco de uma grávida de 25 anos de ter um filho com síndrome de Down é 1/1.250 (ou seja, uma chance em 1.250 nascimentos), enquanto que a 35 anos o risco é 1 / 274 (ou seja, , uma chance em 274 nascimentos), e 40 anos, o risco é de 1 / 79 (ou seja, uma chance em 79 nascimentos).

Na maioria dos países, entre os quais o nosso, assume-se que o risco aos 35 anos justifique o cariótipo fetal, e em outros países, no entanto, o limite é fixado em 38 anos.

Outras indicações para o teste são:

  • Uma história de ter tido um filho anterior sofrendo de um distúrbio dos cromossomos.
  • Que um dos pais seja portador de uma anomalia cromossômica.
  • A detecção pelo chamado de "marcadores ultra-som" de alterações cromossômicas, como aumento da espessura do pescoço do feto, cisto de plexo coróide no cérebro do feto, malformações dos órgãos fetais, e assim por diante.
  • Alterações nos níveis hormonais que são estudados no teste chamado de "teste triplo" ou "triple screening".

Como é a amniocentese?

O médico informa o paciente em detalhes sobre o desenvolvimento do teste e pede o seu consentimento. Então, o médico convida a mulher para ir para a sala onde um ultra-som para verificar a vitalidade do feto, e as medidas de seus corpos e para localizar onde a placenta está localizada e o lugar mais apropriado para punção. Mais tarde, passamos a desinfetar a pele do abdômen da mãe. O médico, então, faz a punção com uma agulha fina guiada enquanto o ultra-som é feito simultaneamente. Após verificar se a agulha está no local desejado dentro da cavidade amniótica chamada fetal, puxa-se 15-20cc de líquido amniótico e remove a agulha, e o teste  termina.

Imediatamente após a punção é feita novamente outro ultra-som para verificar que tudo tem corrido bem, o feto está bem e que não houve complicações, por isso a mulher entra em um quarto para descansar um pouco. Se tudo correr bem, o teste leva cerca de 15-20 minutos. Normalmente ao paciente é recomendado para descansar em casa por 48 horas e apresentar um relatório ao seu médico sobre qualquer problema em relação à prova.

Se o paciente é do grupo sanguíneo Rh negativo, será dada anti-D gamaglobulina para evitar complicação fetal futuro chamado "Isoimunização Rh".

Que complicações podem surgir ao realizar este teste?

Amniocentese genética é um teste que não é totalmente isento de riscos, embora a freqüência de complicações seja baixa. Estima-se que o risco de perda fetal ou aborto depois de fazer o teste é de 1% (ou seja, 100 mulheres que são testadas podem sofrer um aborto). Outras complicações possíveis incluem a ruptura prematura de membranas e .

Especialistas - amniocentese genética

Sckarlet Biancolin

Sckarlet Biancolin

Ginecologista

São Paulo

Agendar uma visita
Jair Roberto da Silva Braga

Jair Roberto da Silva Braga

Especialista em diagnóstico por imagem

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Carlos Roberto Gomes e Silva

Carlos Roberto Gomes e Silva

Ginecologista

São José dos Campos

Agendar uma visita

Perguntas sobre Amniocentese genética

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Amniocentese genética

Olá! Entendo que você esteja preocupado com o resultado do exame cariótipo do seu filho. O resultado indica que ele tem 46 cromossomos masculinos normais e um cromossomo adicional que está localizado…

Olá, bom dia! Tudo bem?

Vamos lá! O cariótipo é um exame genético que objetiva avaliar alterações cromossômicas (traduzindo, o cromossomo é o local na célula que guarda nosso DNA,…

Precisa conversar com quem fez a solicitação do mesmo, ideal seria passar pelo geneticista, se houver baixa estatura passar com endocrinopediatra.

Especialistas falam sobre Amniocentese genética

A amniocentese é a punção da bolsa amniótica com uma agulha bem fina, guiada pela ultrassonografia, para coletar uma quantidade limitada de liquido amniótico para realização de estudo genético fetal. No líquido amniótico há inúmeras células fetais provenientes da descamação da pele e DNA. Estudos poderão ser realizados a partir dessas células, para a contagem do numero de cromossomos fetais (Cariótipo), para avaliar a estrutura de cada cromossomo (Microarray) e para isolar cada gene do bebê (exoma). Doenças fetais suspeitadas ao ultrassom e que têm a sua origem a partir de modificações estruturais no código genético, só poderão serem efetivamente diagnosticadas a partir desses estudos.

Fabio Batistuta De Mesquita

Especialista em ultrassonografia, Ginecologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Amniocentese genética?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.