Artroscopia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é artroscopia?

A artroscopia é uma técnica cirúrgica que permite a visualização direta do interior de uma articulação e trabalhar dentro dela sem abri-la.

Quão útil é artroscopia?

É comumente utilizada para problemas de joelho, tornozelo ombro, punho, cotovelo e com menos freqüência no quadril. Tem muito poucos efeitos colaterais em relação à cirurgia tradicional.

Esteja ciente de que os testes chamados de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, em muitos casos não são capazes de ver lesões articulares. A artroscopia é útil quando esses testes falharem, mas os problemas detectados são apenas aqueles que ocorrem dentro da articulação:

  • Lesões da cartilagem articular, pode ser erodida para formar crateras (chondropathies) que se esfregam contra cartilagem saudável, desgastam, ou podem desprender-se pedaços da cratera, produzindo corpos livres flutuando no líquido que banha a articulação e bloquear quando mudam de lugar.
  • Cobrir lesões: cápsula chamada líquido sinovial, que envolve a articulação, e que pode ser inflamada (sinovite), produzindo excesso de líquido articular (derrame), ou endurecido por cicatrizes (aderências), atingindo, neste caso, e bloqueando a circulação e causar dor.
  • Ligamentos rompidos (cabos que conectam um osso ao outro): causam instabilidade: o uso da articulação. Os ossos se movem de forma anormal em conjunto para desencadear o aparecimento de osteoartrite.
  • Joelho de lesões do joelho especificamente detecta blocos, chamados meniscos, o que pode causar dor quando se rompe, ou bloquear o movimento da articulação.
  • Ombro - especificamente detecta o estado da barreira (labrum) que impede que a cabeça do úmero fique fora do lugar (instabilidade do ombro deslocado).

Geralmente os problemas detectados também pode tratar:

  • Em casos de cartilagem danificada permite suavizar as bordas da erosão, reduzindo assim o atrito e, assim, a dor e o derrame. E se existem corpos livres, são removidos para o exterior.
  • Em casos de lesões sinoviais pode suavizar os crescimentos que se formam em sinovite e remover as aderências.
  • Com a artroscopia não pode reparar um ligamento, mas em alguns casos, assistir algumas das tarefas executadas pelo cirurgião para reconstruí-lo, o que requer uma pequena intervenção cirúrgica.
  • Hoje ela é a melhor técnica cirúrgica que pode ser oferecida para lesão meniscal, com algumas exceções.

No ombro permite duas ações específicas:

  • Reparar o labrum desde que não tenha tido mais de três luxações.
  • Hoje é a melhor técnica cirúrgica para remover o atrito entre tendões e do telhado do osso do ombro, o que traz uma alta porcentagem de dor na área. Se esses tendões apresentem defeitos em alguns casos, podem ser reparados por artroscopia.

Como é artroscopia?

Como qualquer procedimento cirúrgico requer anestesia:

  • Quadril, joelho e tornozelo - é comumente usado raquianestesia, a anestesia é inserida na parte de trás, adormecendo as duas pernas até a cintura, mas o paciente está consciente.
  • Cotovelo e punho- é comumente usada a anestesia do plexo braquial, o anestésico é introduzido na axila, que entorpece o braço que operamos.
  • No ombro deve ser usado a anestesia geral.

Geralmente são duas (às vezes três) incisões ou cortes na pele, menos de uma polegada cada, que apresentamos:

  • Um tubo de metal com um sistema óptico que ilumina e amplia o interior da articulação, ver a imagem em um monitor de televisão.
  • Uma série de pinças e ferramentas de mão para trabalhar na articulação.
  • Para ajudar a ver o interior da articulação deve ser preenchido com soro estéril pressão, o que torna o efeito de inflar um balão.

O que acontece após a artroscopia?

Geralmente a dor após a cirurgia é mínima e o paciente pode entrar em regime de cirurgia ambulatorial, ou seja, ele opera de manhã e à tarde pode voltar para casa. Apenas em casos de atrito ou dor no ombro pode ser significativo e requerem um ou dois dias de internação.

O paciente deve mover o conjunto do primeiro dia. Após artroscopia no joelho, normalmente, não indicamos muletas para andar. Artroscópica no ombro, cotovelo e punho - pacientes não estão autorizados a ganhar peso por várias semanas pelo menos.

As complicações são mínimas e geralmente são devido a hematomas (sangramento da ferida debaixo da pele) ou pelo fluido introduzido sob pressão, inchaço articular residual por vários dias. Raramente o inchaço comprime os nervos que passam perto da articulação, causando perda de sensibilidade na pele ou falta de força. A infecção é rara, porque a pressão do fluido durante a artroscopia que continuamente lava a articulação.

Especialistas em artroscopia

Encontre um especialista em Artroscopia na sua cidade:
Abel Ferreira Carneiro

Abel Ferreira Carneiro

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Mateus Mantovani

Mateus Mantovani

Ortopedista - traumatologista

Sorocaba

Agendar uma visita
Cassio Maurício Telles

Cassio Maurício Telles

Ortopedista - traumatologista

Cuiabá

Agendar uma visita
Claudio Henrique Ribeiro

Claudio Henrique Ribeiro

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Márcio Rogério Borges Silveira

Márcio Rogério Borges Silveira

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Brasília

Agendar uma visita
Raphael de Oliveira Pinto

Raphael de Oliveira Pinto

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas sobre Artroscopia

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Artroscopia

Dr. Artur Utino
Dr. Artur Utino
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
Olá. O tempo de uso de tipoia apos a artroscopia de ombro depende do tipo de cirurgia realizada. O ideal é perguntar para o seu ortopedista
1 respostas

Dr. Artur Utino
Dr. Artur Utino
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
Boa tarde. O tratamento das lesões do manguito rotador dependem de alguns fatores como idade, hábitos, ocupação e atividades de lazer. Nem sem pre o tratamento das lesões do manguito rotador…
4 respostas

Uma avaliação com seu ortopedista pode esclarecer a origem dessas dores e a necessidade de se fazer um exame de imagem. Pode não ser menisco, mas síndrome do trato ílio tibial muito comum em…
3 respostas

Especialistas falam sobre Artroscopia

Artroscopia de punho é um procedimento relativamento novo em cirurgia da mão, que cada vez mais ganha espaço e indicações. Utilizamos óticas de pequeno calibre, especiais para uso em pequenas articulações além de equipamentos específicos. Este procedimento pode ser realizado tanto para diagnósticos de problemas no punho que não aparecem nos exames de imagem como RX, ultrassom e ressonância, quanto para tratamento definitivo. Com a artroscopia de punho podemos ver e tratar "por dentro" da articulação através da realização de pequenos cortes, sendo pouco invasivo e muito seguro.

Sergio Auto

Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista

Maringá


A artroscopia é uma cirurgia minimamente invasiva que através de dois pequenos cortes de menos de 1cm e uma microcâmera especial conseguimos visualizar o problema dentro da articulação. Com outros instrumentos específicos é possível tratar muitas causas de dor articular, lesão de cartilagem, inflamação crônica entre outras. Por ser menos agressiva, o pós-operatório é bem menos dolorido e o retorno à vida normal mais rápido.

Vitor Miranda

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A artroscopia é uma técnica moderna e avançada de cirurgia que é minimamente invasiva. Ao invés de grandes incisões, o cirurgião faz mini-incisões ao redor do joelho, normalmente apenas duas de 5 milímetros cada. Através de uma dessas incisões é introduzido o artroscópio ( instrumento óptico acoplado a uma câmera ), que transmite as imagens de dentro do joelho para monitores de vídeo de alta resolução. Pela outra incisão são introduzidos os instrumentos cirúrgicos artroscópicos para tratar as lesões intra-articulares. É um procedimento rápido, com pouca ou quase nenhuma dor, pouco tempo de internação, rápida recuperação e, consequentemente, rápido retorno às atividades cotidianas.

Adriano Karpstein

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Curitiba


Com o avanço da medicina cada vez mais os procedimentos cirúrgicos se tornam menos invasivos, com isso ganhou enorme espaço na Ortopedia o procedimento de artroscopia (Cirurgia por vídeo), onde são realizadas apenas pequenas incisões de aproximadamente 1 cm e a maior parte das patologias que acometem os ombros podem ser facilmente resolvidas. O pós operatório é menos doloroso e a reabilitação é mais rápida quando se emprega este método.

Thales Wendll De Sousa Maia

Ortopedista - traumatologista

João Pessoa


A artroscopia faz parte da tecnica minimamente invasiva, aonde através de pequenos portais e cirurgia por vídeo podemos ver dentro da articulação. Na cirurgia do tornozelo, a artroscopia pode ser utilizada no tratamento de diversas patologias como lesões de cartilagem do talus, reconstrução ligamentar e síndromes de impacto. Proporcionando ao paciente muito menos agressão cirúrgica, menos dor no posoperatório e recuperação mais rápida.

Tiago Doyle

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A artroscopia é uma técnica minimamente invasiva para cirurgia em que uma câmera de fibra óptica é guiada através de pequenos orifícios (ou “portais”) na articulação. Esta técnica pode ser utilizada para tratar um número limitado de desordens. Estes incluem: Cartilagem lesada ou desgastada (incluindo meniscos e labrum): - A remoção de fragmentos soltos no interior da junta; - Reconstrução de ligamentos; - Impacto, onde formações ósseas colidem limitando a amplitude de movimento normal; - Algumas infecções.

José Alberto Angeli

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


A artroscopia é uma técnica cirúrgica,que entramos com uma câmera e outros instrumentos delicados, dentro da articulação podendo realizar cirurgias muito menos agressivas, com menor risco de complicações e com uma recuperação pós operatório mais rápida devido ao menor traumatismo. Esta pode ser realizada no joelho, ombro, quadril, punho e tornozelo. Em muitos casos o paciente já pode realizar suas atividades em 15 dias pós operatório.

Gustavo Asmar

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Artroscopia é um procedimento minimamente invasivo que permite ver o interior da articulação através de uma câmera para diagnosticar/tratar doenças. Normalmente são realizadas 02 incisões anteriores no joelho, com 5 mm cada uma, e insere-se soro fisiológico, através de uma cânula, dentro da articulação para que ela seja inflada. Por um dos portais é introduzido uma câmera que transmite as imagens para um monitor de vídeo, e pelo outro portal são inseridos os instrumentais cirúrgicos. Esse procedimento pode ser utilizado para tratar lesões na cartilagem, no menisco, nos ligamentos; para o tratamento de sinovite, retirada de fragmentos de osso/cartilagem, e biopsia de tecidos internos.

Pedro Gouveia Bastos

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Salvador


A artroscopia ou cirurgia artroscópica é uma técnica que utiliza uma pequena câmera, chamada óptica e pinças especiais, para realizar procedimentos no interior das articulações e regiões ao seu redor. Popularmente e erroneamente chamada de "cirurgia a LASER", essa técnica não utiliza LASER em momento algum. Antes do advento da técnica artroscópica as cirurgias do ombro eram realizadas por via aberta (com cortes maiores) causando assim mais dor, maior tempo de recuperação, maior sangramento, maior risco de infecção, maior tempo de hospitalização, além de cicatrizes maiores e menos estéticas.

Bruno Akio Matsumura

Ortopedista - traumatologista

Barueri

Agendar uma visita

A artroscopia do tornozelo, apesar de ter indicações bem menos frequentes que no joelho e ombro, pode ser muito eficaz nos tratamentos de lesão da cartilagem do tornozelo, instabilidade ligamentar, artrose e outras patologias. Trata-se da introdução de uma pequena óptica e um instrumento de toque. Esse procedimento é relativamente novo na ortopedia e necessita de um cirurgião que tenha experiência e qualificação em cirurgia do pé e tornozelo bem como em artroscopia.

Gabriel Ferraz

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

O tratamento do paciente com Disfunção Temporomandibular (DTM) começa tipicamente, com as modalidades não-cirúrgicas e seguindo um protocolo de tratamento escalonado, com técnicas conservadoras (aparelhos intra-orais, fisioterapia, terapia medicamentosa). Pacientes que não respondem ao tratamento não invasivo (conservador) e determinadas patologias, dependem do procedimento artroscópico para uma boa evolução em seu tratamento. A artroscopia da articulação temporomandibular é um procedimento cirúrgico, minimamente invasivo, com bons resultados e segurança no seu emprego, permitindo que o cirurgião diagnostique e trate patologias intra-articulares.

Leonardo Monteiro

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Rio de Janeiro


A artroscopia da articulação têmporo-mandibular é um procedimento minimamente invasivo, que permite ao cirurgião complementar o diagnóstico da doença articular, permite a infiltração de medicamentos com maior precisão, assim como a realização de cirurgias intra-articulares.

Carlos Victor Bissonho

Cirurgião buco-maxilo-facial

Campos Dos Goytacazes


Qual o tratamento deve ser realizado em um paciente com lesão do menisco medial de aspecto degenerativo? O tratamento de escolha deve ser uma abordagem conservadora somente com exercícios. Após oito semanas e seis meses, em pacientes com lesão meniscal, a artroscopia (meniscectomia parcial) associada com exercícios, comparada à conduta conservadora apenas com exercícios não melhora a função do joelho.

Thales Grôppo

Ortopedista - traumatologista

Juiz de Fora


Artroscopia é um procedimento médico no qual se consegue avaliar e corrigir algumas doenças internas das articulações através de uma camera ( ótica) e pinças introduzidas por pequenos cortes. Por isso considera-se como um procedimento cirúrgico pouco invasivo. Tal técnica costuma ser muito empreagada nas articulações do pé/tornozelo, ombro, joelho, quadril,punho e alguns casos selecionados de coluna.

Juliano Rodrigo Martynetz

Ortopedista - traumatologista

Curitiba

Agendar uma visita

A artroscopia é uma técnica cirúrgica que utiliza pequenas incisões que permitem ao médico ver e trabalhar dentro da articulação. Pode ser utilizado para diagnosticar e tratar grande parte dos problemas do ombro. Devido a artroscopia ser um procedimento minimamente invasivo, a recuperação é menos dolorosa e mais rápida que a cirurgia aberta convencional. Para mais informações, acesse meu site.

Davi Calixto Pires

Ortopedista - traumatologista

Campo Grande

Quais profissionais realizam Artroscopia ?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.