O que é artroscopia?

A artroscopia é uma técnica cirúrgica que permite a visualização direta do interior de uma articulação e trabalhar dentro dela sem abri-la.

Quão útil é artroscopia?

É comumente utilizada para problemas de joelho, tornozelo ombro, punho, cotovelo e com menos freqüência no quadril. Tem muito poucos efeitos colaterais em relação à cirurgia tradicional.

Esteja ciente de que os testes chamados de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, em muitos casos não são capazes de ver lesões articulares. A artroscopia é útil quando esses testes falharem, mas os problemas detectados são apenas aqueles que ocorrem dentro da articulação:

  • Lesões da cartilagem articular, pode ser erodida para formar crateras (chondropathies) que se esfregam contra cartilagem saudável, desgastam, ou podem desprender-se pedaços da cratera, produzindo corpos livres flutuando no líquido que banha a articulação e bloquear quando mudam de lugar.
  • Cobrir lesões: cápsula chamada líquido sinovial, que envolve a articulação, e que pode ser inflamada (), produzindo excesso de líquido articular (derrame), ou endurecido por cicatrizes (aderências), atingindo, neste caso, e bloqueando a circulação e causar dor.
  • Ligamentos rompidos (cabos que conectam um osso ao outro): causam instabilidade: o uso da articulação. Os ossos se movem de forma anormal em conjunto para desencadear o aparecimento de osteoartrite.
  • Joelho de lesões do joelho especificamente detecta blocos, chamados meniscos, o que pode causar dor quando se rompe, ou bloquear o movimento da articulação.
  • Ombro - especificamente detecta o estado da barreira (labrum) que impede que a cabeça do úmero fique fora do lugar (instabilidade do ombro deslocado).

Geralmente os problemas detectados também pode tratar:

  • Em casos de cartilagem danificada permite suavizar as bordas da erosão, reduzindo assim o atrito e, assim, a dor e o derrame. E se existem corpos livres, são removidos para o exterior.
  • Em casos de lesões sinoviais pode suavizar os crescimentos que se formam em sinovite e remover as aderências.
  • Com a artroscopia não pode reparar um ligamento, mas em alguns casos, assistir algumas das tarefas executadas pelo cirurgião para reconstruí-lo, o que requer uma pequena intervenção cirúrgica.
  • Hoje ela é a melhor técnica cirúrgica que pode ser oferecida para lesão meniscal, com algumas exceções.

No ombro permite duas ações específicas:

  • Reparar o labrum desde que não tenha tido mais de três luxações.
  • Hoje é a melhor técnica cirúrgica para remover o atrito entre tendões e do telhado do osso do ombro, o que traz uma alta porcentagem de dor na área. Se esses tendões apresentem defeitos em alguns casos, podem ser reparados por artroscopia.

Como é artroscopia?

Como qualquer procedimento cirúrgico requer anestesia:

  • Quadril, joelho e tornozelo - é comumente usado raquianestesia, a anestesia é inserida na parte de trás, adormecendo as duas pernas até a cintura, mas o paciente está consciente.
  • Cotovelo e punho- é comumente usada a anestesia do plexo braquial, o é introduzido na axila, que entorpece o braço que operamos.
  • No ombro deve ser usado a anestesia geral.

Geralmente são duas (às vezes três) incisões ou cortes na pele, menos de uma polegada cada, que apresentamos:

  • Um tubo de metal com um sistema óptico que ilumina e amplia o interior da articulação, ver a imagem em um monitor de televisão.
  • Uma série de pinças e ferramentas de mão para trabalhar na articulação.
  • Para ajudar a ver o interior da articulação deve ser preenchido com soro estéril pressão, o que torna o efeito de inflar um balão.

O que acontece após a artroscopia?

Geralmente a dor após a cirurgia é mínima e o paciente pode entrar em regime de cirurgia ambulatorial, ou seja, ele opera de manhã e à tarde pode voltar para casa. Apenas em casos de atrito ou pode ser significativo e requerem um ou dois dias de internação.

O paciente deve mover o conjunto do primeiro dia. Após artroscopia no joelho, normalmente, não indicamos muletas para andar. Artroscópica no ombro, cotovelo e punho - pacientes não estão autorizados a ganhar peso por várias semanas pelo menos.

As complicações são mínimas e geralmente são devido a hematomas (sangramento da ferida debaixo da pele) ou pelo fluido introduzido sob pressão, inchaço articular residual por vários dias. Raramente o inchaço comprime os nervos que passam perto da articulação, causando perda de sensibilidade na pele ou falta de força. A infecção é rara, porque a pressão do fluido durante a artroscopia que continuamente lava a articulação.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Ola, esta dor geralmente ocorre devido a posição que é feita a cirurgia, exigindo uma tração na perna operada o que pode deixar a região dolorida por aproximadamente 4 semanas. O normal é ir…

Sim é possível "ficar bom sem cirurgia" porém é importante passar por avaliação especializada e ser examinado. Sobre o sono, diversas opções de medicamentos são úteis. À disposição.

Sim. A depender do procedimento realizado durante a artroscopia você vai utilizar a tipoia por um ou mais dias. Mas, logo após a artroscopia a mobilização da mão , do punho e cotovelo é livre,…

O tratamento conservador ainda é uma grande opção de tratamento,o tratamento cirúrgico é indicado quando existe dor insuportável e o tratamento CONSERVADOR FALHAR

Olá, boa tarde!

Devido a grande amplitude de movimento do ombro e grande risco de lesão do tendão do manguito rotador por impacto isso pode sim prejudicar a lesão e agravar o problema.

Ola. depende de onde foi feito esse procedimento. Se foi no punho, ombro, joelhos, quadril...etc

A lesão do menisco possuem vários padrões e com isso várias opções de tratamento. Primeiramente, qual foi a cirurgia realizada, se meniscectomia parcial ou total, ou sutura do menisco. Qual…

Dependendo da rotura, pode ficar cada vez mais difícil de reparar, com o adiamento, podendo levar à dor crônica e diminuição de força para elevação do braço e/ou rotação interna ou externa também.…