Artroscopia do quadril - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Qual é a articulação do quadril?

É  o conjunto formado pelo osso fêmur,  pelve, cabeça do fêmur, em forma de esfera, que se encaixa no acetábulo da pelve, que tem a forma de um copo. Sua altura corresponde aproximadamente à virilha.

A cabeça femoral e o acetábulo são fortemente envoltos pela força dos ligamentos e músculos, mas o pescoço femoral é muito mais acessível. O pescoço é a ponte entre a cabeça femoral e a parte principal, chamado de eixo, que corresponde a coxa.

O que é artroscopia do quadril?

A artroscopia é uma técnica cirúrgica que permite a visualização direta do interior de uma articulação e trabalha dentro dela, sem abri-la. Apenas uma pequena prática de "cortes" ou fissuras na pele, menos de uma polegada cada um (por isso chamado a técnica mini-invasiva).

Artroscopia do quadril é uma técnica ainda muito jovem e pouco desenvolvida em comparação com a artroscopia do joelho ou ombro. O cirurgião deve estar muito familiarizado com as técnicas artroscópica para a prática geral por causa de sua dificuldade.

Como é artroscopia do quadril?

Para ajudar a ver o interior da articulação e prevenir lesões com a nossa manobras dos tecidos, preenchê-lo com a pressão de soro estéril, que produz um efeito semelhante ao "estourar um balão", e também permite a lavagem contínua conjunta eliminando o desperdício de sangue, pedaços de tecido removido, e assim por diante.

No quadril é necessário adicionar um cinto que puxa da perna, para superar a forte inserção articular. Apenas no caso de você querer agir exclusivamente no colo do fêmur sem ultrapassar, você não pode por exemplo, realizar uma biópsia da membrana sinovial.

Introdução de um tubo de metal com um sistema óptico que ilumina e amplia o interior da articulação, e vê a imagem em um monitor de televisão.

Uma vez que vemos dentro das incisões introduzimos uma série de instrumentos como sondas, pinças e aparelhos de mão, o que permitirá trabalhar no conjunto.

A anestesia utilizada pode ser tanto raquianestesia (abaixo da cintura) ou geral (paciente inconsciente).

Apesar de um procedimento cirúrgico ela exige as mesmas condições assépticas ( limpa e estéril para evitar infecção) do que qualquer outra operação, a internação é muito curta, o paciente pode retornar no mesmo dia para sua casa se você não tiver problemas. A cirurgia é programada, ou seja,  olhando para um determinado dia.

O que vemos na artroscopia do quadril?

  • A aparência do líquido sinovial (líquido viscoso que lubrifica as articulações) pode ser turva ou conter corpos livres, geralmente lágrima cartilaginosa. O líquido sinovial pode ser analisado ??para determinar sua composição.
  • A aparência da sinóvia (revestimento do saco dentro do líquido articular e produz sinovial). Em alguns casos, uma amostra (biópsia) para análise microscópica.
  • A cartilagem que reveste a cabeça femoral e cavidade acetabular. Palpados com um gancho especial para ver a consistência e a observada para os ferimentos.
  • O anel ou borda ao redor da cavidade do copo e que serve para aumentar o envolvimento com a cabeça femoral.
  • O aparecimento do osso do colo do fêmur.
  • O ligamento redondo, que é um cabo que liga o centro da cabeça femoral e acetábulo.

Em que situações pode fazer uma artroscopia do quadril?

Principalmente para diagnosticar casos de dor, bloqueio em que, apesar da exploração exaustiva de técnicas de imagem médica combinada com (ou ultra-som, CT artrografia, ressonância magnética nuclear) não se encontra uma causa. Na verdade, o RMN tem problemas o suficiente para identificar as lágrimas labrum ou corpos livres.

Outro utilitário de diagnóstico é o de permitir biópsia sinovial em certas doenças.

Ele pode ser usado para tratar certos casos de:

  • Remoção de corpos estranhos ou soltos de cartilagem derivado de uma condromatose quebrada ou sinovial (formação de múltiplos nódulos de cartilagem na membrana sinovial, sendo capaz de uma gota no espaço comum).
  • Para lidar com as lágrimas da borda do copo.
  • Sinovectomia, da membrana sinovial, infecções, processos reumáticos doenças específicas que causam depósitos na membrana sinovial (sinovite vilonodular pigmentada) ou condromatose sinovial.
  • Suavização da  ulceração da cartilagem, removendo fragmentos de cartilagem rasgada e prestes a se soltar (osteocondrite dissecante).
  • Em alguns casos de infecções agudas do quadril, para remover resíduos infecciosos e limpar o conjunto.

Que cuidados são necessários após a realização de artroscopia do quadril?

Eles são geralmente muito simples, pois é uma técnica minimamente invasiva.

  • Recomendamos tomar analgésicos.
  • Os pontos (cada incisão é fechada com um ou dois) geralmente são removidos em uma semana. Se algum deles se abre, é muitas vezes superficial e requer apenas o uso de um anti-séptico.
  • Se for o caso, o médico pode prescrever fisioterapia.
  • Durante três meses  pode persistir desconforto. Além desse prazo se não houver nenhuma melhoria, deve ser investigada a causa.

Que problemas podem causar artroscopia do quadril?

A dor no quadril pode ser agravada em 5% da cirurgia. Isto é devido principalmente a pacientes com mais de 45 anos com osteoartrite avançado.

Às vezes, o acesso conjunto é impossível e o cirurgião deve optar pela cirurgia, mas da forma tradicional (conjunto aberto) ou suspender se os riscos nesse caso específico superam os benefícios.

Outras complicações têm sido raramente relatadas (aproximadamente 1,6% dos pacientes submetidos à cirurgia com esta técnica):

  • Como qualquer operação das extremidades inferiores, flebite pode ocorrer com risco de trombose e embolia pulmonar. Assim, dada uma profilaxia anticoagulante (fazemos o sangue mais fino para manter coágulos nas veias).
  • Raramente há infecção conjunta.
  • Em casos de fratura acetabular, introduzir soro estéril pode migrar para dentro do abdômen.
  • Lesões nervosas para o quadril, geralmente por causa da forte tração do membro que precisamos exercício (pode afetar o nervo ciático, fêmur e fíbula da perna), mas geralmente se recuperam bem. A evolução geralmente não é boa se a causa é devido à perfuração acidental do nervo quando introduzimos os instrumentos pela primeira vez, e pode ser afetado e, em seguida, o cutâneo femoral ciático.
  • Lesões às principais artérias e veias são muito raras se respeitar a técnica cirúrgica.

O que você tem agora da artroscopia do quadril?

A técnica ainda é considerada uma exibição notável, feita por um número muito limitado de pacientes por via artroscópica e pouco utilizada de forma a definir o seu potencial. No entanto, esta mesma situação acontece no seu dia com artroscópica do joelho e ombro.

Especialistas em artroscopia do quadril

Encontre um especialista em Artroscopia do quadril na sua cidade:
Felipe Batista Quadril

Felipe Batista Quadril

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Dennis Sansanovicz

Dennis Sansanovicz

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Lucas Dias Godoi

Lucas Dias Godoi

Ortopedista - traumatologista

Curitiba

Agendar uma visita
José Alberto Angeli

José Alberto Angeli

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Raphael de Oliveira Pinto

Raphael de Oliveira Pinto

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Marcus Aurelius Araujo Nunes

Marcus Aurelius Araujo Nunes

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas sobre Artroscopia do quadril

Nossos especialistas responderam a 29 perguntas sobre Artroscopia do quadril

Dr. Alberto Oda
Dr. Alberto Oda
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
Pode ser normal ,se a cirurgia melhorou a mobilidade do quadril.Mas outras complicações podem levar a estes sintomas.Seria necessário consultar o cirurgião para ser examinada.
3 respostas

Dr. Marcelo Godoi Cavalheiro
Dr. Marcelo Godoi Cavalheiro
Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista
Campinas
Olá.
Para a realização da artroscopia de quadril se utiliza a mesa de tração ortopédica no centro cirúrgico. Desta forma, é possível "abrir" a articulação em 1 cm, suficiente…
2 respostas

Dr. Antonio Rodolpho Hakime Scalize
Dr. Antonio Rodolpho Hakime Scalize
Ortopedista - traumatologista, Médico do esporte
Ribeirão Preto
O impacto do quadril está associado à artrose desta articulação e é por isso que é feita a cirurgia, como uma tentativa de prevenir a lesão da cartilagem.
Mas como houve melhora dos sintomas…
5 respostas

Especialistas falam sobre Artroscopia do quadril

Muitos procedimentos e tratamentos no quadril podem ser executados através da artroscopia, que é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva. O fato der ser menos agressiva e invasiva, resulta em morbidade menor, riscos menores, alta hospitalar precoce, recuperação mais fácil e rápido retorno às atividades diárias. Com a artroscopia tratamos impacto femoroacetabular, instabilidades, bursites e lesões de cartilagem, labrum, tendões, cápsula, ligamentos, etc.

Marcelo Godoi Cavalheiro

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Campinas

Agendar uma visita

A vídeo-artroscopia tem se estabelecido como uma poderosa arma no arsenal do cirurgião ortopedista. É a principal ferramenta para a cirurgia preservadora do quadril, ou seja, a cirurgia que aborda e trata a causa da dor do paciente com o objetivo de preservar a articulação original, sem necessidade de substituí-la com uma artroplastia (prótese). Por isso é uma cirurgia pouco invasiva, de recuperação mais rápida. O objetivo é identificar e remover a causa da dor do quadril, para assim permitir que o quadril natural funcione bem novamente, desacelerando o processo de artrose (desgaste).

Fernando Portilho Ferro

Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Agendar uma visita

É uma cirurgia minimamente invasiva realizada por video. Embora seja mais indicada para detectar e tratar lesões da articulação do quadril, também é indicada para o tratamento de lesões extensas de tendões próximos ao quadril. Durante minha especialização de 15 meses em artroscopia de quadril nos EUA, pude acompanhar técnicas e tendências desse procedimento em pacientes jovens e ativos.

Lorenzo Fagotti

Ortopedista - traumatologista

Brasília

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Artroscopia do quadril?

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.