Qual é a articulação do quadril?

É  o conjunto formado pelo osso fêmur,  pelve, cabeça do fêmur, em forma de esfera, que se encaixa no acetábulo da pelve, que tem a forma de um copo. Sua altura corresponde aproximadamente à virilha.

A cabeça femoral e o acetábulo são fortemente envoltos pela força dos ligamentos e músculos, mas o pescoço femoral é muito mais acessível. O pescoço é a ponte entre a cabeça femoral e a parte principal, chamado de eixo, que corresponde a coxa.

O que é artroscopia do quadril?

A artroscopia é uma técnica cirúrgica que permite a visualização direta do interior de uma articulação e trabalha dentro dela, sem abri-la. Apenas uma pequena prática de "cortes" ou fissuras na pele, menos de uma polegada cada um (por isso chamado a técnica mini-invasiva).

Artroscopia do quadril é uma técnica ainda muito jovem e pouco desenvolvida em comparação com a artroscopia do joelho ou ombro. O cirurgião deve estar muito familiarizado com as técnicas artroscópica para a prática geral por causa de sua dificuldade.

Como é artroscopia do quadril?

Para ajudar a ver o interior da articulação e prevenir lesões com a nossa manobras dos tecidos, preenchê-lo com a pressão de soro estéril, que produz um efeito semelhante ao "estourar um balão", e também permite a lavagem contínua conjunta eliminando o desperdício de sangue, pedaços de tecido removido, e assim por diante.

No quadril é necessário adicionar um cinto que puxa da perna, para superar a forte inserção articular. Apenas no caso de você querer agir exclusivamente no colo do fêmur sem ultrapassar, você não pode por exemplo, realizar uma biópsia da membrana sinovial.

Introdução de um tubo de metal com um sistema óptico que ilumina e amplia o interior da articulação, e vê a imagem em um monitor de televisão.

Uma vez que vemos dentro das incisões introduzimos uma série de instrumentos como sondas, pinças e aparelhos de mão, o que permitirá trabalhar no conjunto.

A anestesia utilizada pode ser tanto raquianestesia (abaixo da cintura) ou geral (paciente inconsciente).

Apesar de um procedimento cirúrgico ela exige as mesmas condições assépticas ( limpa e estéril para evitar infecção) do que qualquer outra operação, a internação é muito curta, o paciente pode retornar no mesmo dia para sua casa se você não tiver problemas. A cirurgia é programada, ou seja,  olhando para um determinado dia.

O que vemos na artroscopia do quadril?

  • A aparência do líquido sinovial (líquido viscoso que lubrifica as articulações) pode ser turva ou conter corpos livres, geralmente lágrima cartilaginosa. O líquido sinovial pode ser analisado ??para determinar sua composição.
  • A aparência da sinóvia (revestimento do saco dentro do líquido articular e produz sinovial). Em alguns casos, uma amostra (biópsia) para análise microscópica.
  • A cartilagem que reveste a cabeça femoral e cavidade acetabular. Palpados com um gancho especial para ver a consistência e a observada para os ferimentos.
  • O anel ou borda ao redor da cavidade do copo e que serve para aumentar o envolvimento com a cabeça femoral.
  • O aparecimento do osso do colo do fêmur.
  • O ligamento redondo, que é um cabo que liga o centro da cabeça femoral e acetábulo.

Em que situações pode fazer uma artroscopia do quadril?

Principalmente para diagnosticar casos de dor, bloqueio em que, apesar da exploração exaustiva de técnicas de imagem médica combinada com (ou ultra-som, CT artrografia, ressonância magnética nuclear) não se encontra uma causa. Na verdade, o RMN tem problemas o suficiente para identificar as lágrimas labrum ou corpos livres.

Outro utilitário de diagnóstico é o de permitir biópsia sinovial em certas doenças.

Ele pode ser usado para tratar certos casos de:

  • Remoção de corpos estranhos ou soltos de cartilagem derivado de uma condromatose quebrada ou sinovial (formação de múltiplos nódulos de cartilagem na membrana sinovial, sendo capaz de uma gota no espaço comum).
  • Para lidar com as lágrimas da borda do copo.
  • Sinovectomia, da membrana sinovial, infecções, processos reumáticos doenças específicas que causam depósitos na membrana sinovial (sinovite vilonodular pigmentada) ou .
  • Suavização da  ulceração da cartilagem, removendo fragmentos de cartilagem rasgada e prestes a se soltar ().
  • Em alguns casos de infecções agudas do quadril, para remover resíduos infecciosos e limpar o conjunto.

Que cuidados são necessários após a realização de artroscopia do quadril?

Eles são geralmente muito simples, pois é uma técnica minimamente invasiva.

  • Recomendamos tomar analgésicos.
  • Os pontos (cada incisão é fechada com um ou dois) geralmente são removidos em uma semana. Se algum deles se abre, é muitas vezes superficial e requer apenas o uso de um anti-séptico.
  • Se for o caso, o médico pode prescrever .
  • Durante três meses  pode persistir desconforto. Além desse prazo se não houver nenhuma melhoria, deve ser investigada a causa.

Que problemas podem causar artroscopia do quadril?

A dor no quadril pode ser agravada em 5% da cirurgia. Isto é devido principalmente a pacientes com mais de 45 anos com osteoartrite avançado.

Às vezes, o acesso conjunto é impossível e o cirurgião deve optar pela cirurgia, mas da forma tradicional (conjunto aberto) ou suspender se os riscos nesse caso específico superam os benefícios.

Outras complicações têm sido raramente relatadas (aproximadamente 1,6% dos pacientes submetidos à cirurgia com esta técnica):

  • Como qualquer operação das extremidades inferiores, flebite pode ocorrer com risco de trombose e embolia pulmonar. Assim, dada uma profilaxia anticoagulante (fazemos o sangue mais fino para manter coágulos nas veias).
  • Raramente há infecção conjunta.
  • Em casos de fratura acetabular, introduzir soro estéril pode migrar para dentro do abdômen.
  • Lesões nervosas para o quadril, geralmente por causa da forte tração do membro que precisamos exercício (pode afetar o nervo ciático, fêmur e fíbula da perna), mas geralmente se recuperam bem. A evolução geralmente não é boa se a causa é devido à perfuração acidental do nervo quando introduzimos os instrumentos pela primeira vez, e pode ser afetado e, em seguida, o cutâneo femoral ciático.
  • Lesões às principais artérias e veias são muito raras se respeitar a técnica cirúrgica.

O que você tem agora da artroscopia do quadril?

A técnica ainda é considerada uma exibição notável, feita por um número muito limitado de pacientes por via artroscópica e pouco utilizada de forma a definir o seu potencial. No entanto, esta mesma situação acontece no seu dia com artroscópica do joelho e ombro.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dor inguinal (na virilha) após cirurgia de quadril pode ser por vários motivos, dentre os quais lesões da musculatura, lesões ligamentares, a integração da prótese no osso, micro ou macro fraturas,…

Boa tarde! Pode sim! A dor e sensações são sinais interpretados pelo nosso cérebro. O mais comum é o paciente descrever dor e diminuição da amplitude de movimentos em caso de osteoartrose. "Repuxadas"…

Cirurgia óssea geralmente é muito dolorosa mas é sempre bom entrar em contato com o ortopedista que a operou para sanar suas dúvidas.

O mais importante é saber porque foi realizado a artroscopia.
Ideal seria procurar um especialista na área para avaliar seu caso.
Espero ter ajudado.

Depende do que tratou e do que fizeram na artroscopia.Siga orientação do seu cirurgião.

Sim.Às vezes foi retirado o suficientemente e é melhor que retirar demais.Outra possibilidade são dores neuropaticas e artriticas que podem não melhorar com a retirada de excesso do rebordo acetabular.

Não,deve retornar assim que possa com o cirurgião.

Deve procurar o cirurgião para reavaliação.Esta descrição é de inflamação no quadril no mínimo.Pode ser da manipulação cirúrgica,mas por precaução,deve ser examinado.