A audiometria, em sua forma mais simples, é a medição da capacidade de um indivíduo em ouvir sons. Envolve uma série de testes realizados por um audiologista ou outro especialista treinado, usando um audiômetro, uma máquina equipada para produzir sons de frequências e volumes variados. O objetivo principal da audiometria é determinar a extensão da perda auditiva de uma pessoa e sua possível causa. É uma ferramenta indispensável na saúde moderna, desempenhando um papel crucial no diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados à audição.

O termo “audiometria” tem origem na palavra latina 'audire', que significa 'ouvir', e na palavra grega 'metron', que significa “medida”. Os resultados de um teste de audiometria geralmente são representados em um audiograma, um gráfico que visualiza os níveis de limiar auditivo em diferentes frequências.

A audiometria é um procedimento não invasivo e indolor. É um processo padrão em avaliações de rotina, especialmente para indivíduos que trabalham em ambientes com exposição ao ruído, idosos e crianças com dificuldades na fala ou aprendizado.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Ola querido
Para responder sua pergunta precisamos saber outros dados.
A perda é bilateral? Qual o grau? Pode ser resolvida com aparelho auditivo? Todas essas questoes serão levadas…

Olá, bom dia! Reprovado em qual exame?
Sugiro que você agende uma consulta com seu otorrino para entender esse resultado. Pelo seu relato, uma perda auditiva leve apenas em altas frequências,…

Dra. Luísi Rabaioli
Otorrino
Porto Alegre
Olá. Não existem exercícios ou estímulos capazes de estabilizar a perda auditiva. Ela pode evoluir ou não, de acordo com sua causa. Como forma de evitar a progressão, tenha cuidados com sua saúde…

Dra. Chenia Blessmann
Otorrino
Porto Alegre
Rebaixamento em 6000 Hz pode ser indicação de perda auditiva induzida por ruído, devendo ser levado em consideração a historia clinica do paciente.

É a diferença em milissegundos (ms) que há em mesma frequência específica e amplitude sonora para a onda 5 se formar em cada orelha. Em termos mais simples é assim: em uma orelha o mesmo som…

Olá, bom dia! O tratamento para zumbido é complexo e engloba diversas avaliações. Existe sim, tratamento, você deve procurar um otorrino para conduzir a investigação e discutir com você a melhora…

Olá depende do grau da perda e da associação com seu exame físico para entendermos o significado dessa alteração. Se não sente diferença auditiva, a perda então deva ser pequena. O melhor será…

Olá! Na avaliação de um paciente com perda auditiva, muitos fatores devem ser levados em consideração: idade do paciente, tempo de início da perda, sintomas e doenças associadas, etc. Lembrando…

Olá, o rebaixamento em 8kHz pode ser indicativo de uma série de problemas, desde um problema no nervo auditivo até um simples envelhecimento. Uma dica de que pode ser um problema é o fato de…

Dra. Octavia Castagno
Otorrino
Pelotas
Boa noite. Sim, não há contraindicação. Apenas atentar para o volume: recomendo usar em até no máximo 60% da capacidade do aparelho e por no máximo 2 horas por dia. Sendo que a cada 60 minutos…