A glândula de Bartholin é uma glândula pequena localizada de cada lado dos lábios menores da vagina (uma em cada lado), na parte de fora da abertura da vagina. Durante a estimulação sexual, a glândula de Bartholin libera um fluido lubrificante. O cisto de glândula de Bartholin se desenvolve quando a glândula fica obstruída (entupida). A glândula de Bartholin pode ser obstruída por uma variedade de causas, como infecções, inflamações ou irritação crônica. Muitos dos da glândula de Bartholin não causam nenhum sintoma. Eles normalmente são descobertos quando uma mulher nota um pequeno caroço, indolor externo à abertura da vagina, ou quando um médico o observa durante um de rotina. Porém, se o cisto crescer mais que 1,5 cm. de diâmetro, ele pode causar desconforto ao sentar, ou durante o ato sexual. Se um cisto é infectado, ele se enche de pus, fica firme, inchado, e muito doloroso, tornando difícil para a mulher sentar, caminhar ou ter uma relação sexual. O cisto cheio de pus é chamado . O médico irá diagnosticar o cisto de Bartholin no exame ginecológico de rotina. Ele pode saber se o cisto é infectado de acordo com sua aparência e seus sintomas. A bartolinectomia é a retirada da glândula de Bartholin. Esta cirurgia se faz com anestesia local. Não é necessário anestesia geral. É um processo simples que se faz no consultório. A recuperação é fácil, pois não há agressão ao tecido vulvar. Durante a recuperação é importante a abstinência sexual, os antibióticos e cuidados de higiene. O benefício desta cirurgia é de se ver livre de irritações e inflamações num local sensível.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Welly Chiang
Ginecologista
São Paulo
isso pode ser do processo de cicatrização, normal normal não seria, mas no começo era dor, que depois virou um incômodo, e isso tende a melhorar, se piorar, aí não é normal e logo, tem de procurar…

Dra. Paula Guastaferro Magalhães
Ginecologista
Belo Horizonte
A cirurgia normalmente está indicada quando há recorrência da infecção na glândula de Bartholin.
Porém, em muitos casos a infecção retorna porque não foi feito o tratamento antibiótico…

Dr. Ricardo Assunção
Ginecologista
Niterói
Após a retirada da glândula é impossível ter a Bartolinite novamente, mas lembrando que você tem duas glândulas , uma de cada lado ...

Dra. Ana Carolina L. Pereira
Ginecologista, Médico de tráfego
São José dos Campos
precisa procurar um ginecologista para ser avaliada, passar com quem te operou para averiguar o caso

O sangramento vaginal nessa faixa etária deve ser investigado pelo seu ginecologista . Após o exame ginecológico o exame de ultrassonografia será de grande importância. As vezes se faz necessário…

As glândulas de Bartholin estão localizadas bilateralmente na área vulvovaginal e Secretam muco para a lubrificação da vulva durante ou fora da relação sexual .

Dr. Renato Gil Nisenbaum
Ginecologista
São Paulo
O pós operatório desta cirurgia realmente é bastante incômodo . Inchaço local e discreto sangramento pode sim acontecer. O uso de frio local pode ajudar, se associado ao repouso
Atenciosamente