Biopsia da pele tecido celular ou gânglio subcutâneo - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

A biópsia é o procedimento médico que recolhe amostras de tecido ou células para que sejam examinadas em um laboratório. Serve para investigar a possibilidade da existência de doenças e, quando a resposta for positiva, é capaz de identificá-las. Quando ela é feita na pele são retiradas lesões como, por exemplo, pintas para posterior investigação. Quando sua realização tem como objeto o tecido celular e o gânglio subcutâneo as amostras são do tecido que ocupa espaço entre a pele e os músculos. A realização da biópsia é relativamente simples. Não há necessidade de procedimento hospitalar. Pode ser feita apenas com anestesia local no próprio consultório do médico. Dependendo da lesão apresentada o cirurgião poderá escolher entre duas técnicas. No caso de decidir retirar toda a lesão fará uma biópsia excisional. Caso queira remover apenas parte do objeto a ser investigado, a biópsia incisional é recomendada. O material recolhido deve ser enviado para o patologista que emitirá um laudo para definir a presença de doenças.

Qual é a causa?

O principal motivo para a realização de biópsia na pele é a suspeita de câncer. Também pode ser utilizada para definir se há infecções cutâneas bacterianas ou fúngicas crônicas.

Quais os sintomas?

Normalmente o aparecimento de lesões na pele é assintomático.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para determinar a necessidade da realização da biópsia. O médico, normalmente dermatologista, verifica o formato das lesões na pele do paciente para analisar se há suspeita do desenvolvimento da doença. O histórico familiar do paciente também é uma ferramenta que pode ajudar no diagnóstico.

Qual o tratamento?

Caso haja diagnóstico de carcinoma (basocelular, célula escamosa ou espino celular) ou melanoma maligno deve ser feita a remoção dessas lesões cirurgicamente. Em caso de a biópsia confirmar o diagnóstico de doenças bacterianas ou fúngicas o tratamento pode ser feito com medicamentos.

Especialistas em biopsia da pele tecido celular ou gânglio subcutâneo

Encontre um especialista em Biopsia Da Pele Tecido Celular Ou gânglio subcutâneo na sua cidade:

Perguntas sobre Biopsia da pele tecido celular ou gânglio subcutâneo

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Biopsia da pele tecido celular ou gânglio subcutâneo

Dr. Marcos Jose Prado Alves
Dr. Marcos Jose Prado Alves
Cirurgião geral, Médico clínico geral
São Paulo
A cicatrização já deve estar bem até a data mencionada, porém, tome o cuidado de usar protetor solar no local .
1 respostas

Olá! Sim, após a biópsia de pele é necessário dar pontos, e pode haver um leve sangramento entre os pontos nos primeiros dias.
2 respostas

Difícil dizer sem examinar a lesão. Pois é sempre necessário correlacionar a lesão com o resultado da biópsia.
Procure seu dermatologista e ele explicará o diagnóstico.
2 respostas

Especialistas falam sobre Biopsia Da Pele Tecido Celular Ou gânglio subcutâneo

A biopsia é um procedimento simples e consiste na retirada de um fragmento de pele para exame, incluindo todas as suas camadas (epiderme, derme e hipoderme). Sua finalidade é esclarecer ou confirmar diagnósticos. É realizado sob anestesia local e o fragmento de pele é retirado com bisturi ou punch (instrumento cortante semelhante a um canudo para tomar líquidos). É necessário o uso de sutura (pontos) para o fechamento da ferida resultante e os pontos são retirados em cerca de 7 dias. Em alguns casos de biopsia com punch de diâmetro pequeno, a sutura pode ser dispensada.

Juliana Fonte

Dermatologista, Especialista em medicina estética

Porto Alegre


A biopsia é um procedimento simples, com anestesia local, em que um pequeno fragmento da pele ou da mucosa é retirado para análise patológica, com o objetivo de diagnosticar um doença da pele, seja ela um tumor ou um outro tipo de dermatose. A pequena peça retirada é enviada ao laboratório de patologia para análise por um médico patologista e auxílio no diagnóstico.

Quais profissionais realizam Biopsia da pele tecido celular ou gânglio subcutâneo?

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.