A braquiterapia (também denominada terapia de radiação intersticial ou terapia com implante de sementes) é um tipo de terapia de radiação usadas para tratar o câncer. Consiste em um procedimento minimamente invasivo, através do qual o médico implanta minúsculas sementes radioativas (com aproximadamente a dimensão de grãos de arroz) permanentes no tumor. As sementes são implantadas sob anestesia, através de agulhas. As sementes são suficientemente pequenas para que o paciente não as sinta. Dependendo das circunstâncias em que se encontra, será utilizado radioativo (I -125) ou paládio (Pd-103). O material radioativo emite uma radiação localizada durante determinado número de meses visando a destruição do câncer. Ao contrário da terapia de radiação externa em que raios de alta energia de raios-X gerado por uma máquina são dirigidas ao tumor de fora do corpo, a braquiterapia coloca material radioativo diretamente ou perto do tumor. Permite ao médico usar uma dose maior total para tratar uma pequena área em menos tempo do que é possível com o tratamento com radiação externa. A braquiterapia tem sido muito utilizada no Brasil, principalmente em tumores ginecológicos. A única desvantagem desta técnica é que não pode ser utilizada quando o tumor não está restrito somente a uma área. Se o tumor extravasou um órgão alcançando outros órgãos ou linfonodos vizinhos, a braquiterapia não alcança à distância. Portanto, é um tratamento muito restrito, que só tem indicação para tumores muito pequenos. O implante de sementes é um tratamento eficaz para homens com localizado (limitado ao órgão) e não requer qualquer incisão cirúrgica proporcionando aos pacientes um curto período de recuperação. A braquiterapia pode ser um procedimento sem internamento pois a maioria dos indivíduos recebem alta no mesmo dia do tratamento e podem retomar suas atividades normais alguns dias após o tratamento. A braquiterapia é usada para tratar câncer em todo o corpo, incluindo o de próstata, colo uterino, cabeça e pescoço, pele, mama, vesícula biliar, útero, vagina, pulmão, reto e olho. O tratamento é possível para pacientes que, por exemplo, tenham contra- indicação para realizar uma cirurgia. É um tratamento com pouca toxicidade e bons resultados.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Milton Rabinowits
Oncologista
Rio de Janeiro
As evidências de efeito danoso quanto a duração da radioterapia + braquiterapia, vêm de uma época com máquinas piores, e sem radioquimioterapia concomitante. Pode ser que esta demora não seja…

Dr. Rafael Balsini Barreto
Oncologista
Florianópolis
Pela sua descrição, parece ser uma doença que foi diagnosticada em um período inicial.
Nesses casos, a depender de outros fatores, sejam da própria paciente ou de dados do resultado anátomo-patológico,…

Dra. Daniela Galvão Barros
Oncologista
Salvador
A braquiterapia é uma forma de radioterapia em que a emissão da radiação é realizada em contato com o corpo e dura poucos minutos cada sessão.

Dra. Daniela Galvão Barros
Oncologista
Salvador
A indicação de um tratamento complementar depois de uma cirurgia de um tumor não quer dizer sempre que uma cirurgia não retirou tudo necessário ou não foi adequada. Em diversas situações realizar…

Dr. Pedro Isaacsson Velho
Oncologista
Porto Alegre
A Braquiterapia é uma modalidade de radioterapia em que o sítio de radiação é colocado dentro, ou em proximidade, ao local em que é necessário o tratamento.
Pode ser indicado nas mais…

Dr. Tiago Biachi de Castria
Oncologista
São Paulo
A indicação de um tratamento adjuvante é um ato complexo que demanda de uma consulta e analise por um especialista.
Converse com seu oncologista.

Dr Tiago Biachi
Oncologista…

Dr. Tiago Biachi de Castria
Oncologista
São Paulo
A indicação ou não de um tratamento adjuvante é um ato complexo que demanda de uma consulta com um especialista.
Converse com seu oncologista.

A disposição

Dr.…

Dra. Daniela Galvão Barros
Oncologista
Salvador
O tempo mínimo que se deve aguardar para realizar algum exame de imagem, (tomografia ou ressonância) para avaliar qual foi a resposta ao tratamento é de pelo menos 4 semanas. Antes disto, ainda…

Dr. Murilo de Almeida Luz
Oncologista, Urologista
São Paulo
A braquiterapia e uma das formas de aplicar radioterapia nos tumores de próstata e mostra-se bastante efetiva. No entanto a indicação desta técnica depende de vários fatores relacionados a doença…