O que é uma cesariana?

A cesariana do bebê através do abdômen da mãe é feita por uma incisão (corte) nesta parede (laparotomia) e útero (histerectomia).

Normalmente, haverá uma incisão abdominal transversa e parte inferior do abdome, que é tecnicamente mais difícil, mas faz-se por resultado mais estético.

A relativa segurança de cesariana aumentou a porcentagem de partos, que terminou para este procedimento. Estima-se que entre 10 e 20% de todos os partos são por cesariana. No entanto, o fato de não estar livre de perigos (perda da saúde e até mesmo a mãe vida) e que as complicações ocorrem com maior freqüência durante a cesariana, com o parto vaginal, indicando que só torna a prática da cesariana quando há uma indicação médica estrita.

A cesariana pode ser planejada com antecedência (eletiva) ou porproblemas de saúde materna ou fetal bem aconselhados ou pode ser uma necessidade para a prática de cesariana, mais ou menos complicações imediatas ou dificuldades no parto. A cesariana eletiva é feito geralmente uma ou duas semanas antes da data prevista de nascimento. Isso garante que o bebê está suficientemente desenvolvido e maduro o suficiente para viver por conta própria fora do útero.

Quando eu preciso de uma cesariana?

Cesariana em geral podem ser classificadas em três tipos:

Cesariana eletiva ou programada com antecedência para uma data específica

  • Quando há uma história de duas cicatrizes de cesárea anterior.
  • A placenta é colocada sobre a saída do útero, impedindo assim que o parto vaginal. Isso é chamado placenta prévia.
  • Quando o obstetra ou parteira antes do parto descobre uma situação que potencialmente ameaça a vida da criança devido à falta de oxigênio.
  • Ao conviver com a gravidez materna de tal forma que o esforço que exige o bebê pode afetar sua saúde ou descompensação (por exemplo, insuficiência cardíaca moderada ou grave).
  • Quando a criança é muito grande (macrossômicos), pode haver uma malformação se a pélvis da mãe é muito estreita ou distorcida a possibilidade de um parto vaginal é presumido (condição desproporção pélvica chamada cefálica) impossível.
  • Infecção atual ou recente, externa vírus do , tentando evitar a transmissão para o feto durante a passagem do mesmo através da vagina.

Indicação urgente de cesariana durante a gravidez ou o parto

  • Quando a placenta se separa do útero encontrados amplamente até mesmo dentro da mesma criança (descolamento precoce de placenta descolamento inserido).
  • Se um sangramento vaginal grave e espera-se a entrega não pode acontecer imediatamente.
  • Apreensão de gravidez (eclampsia).
  • Prolapso do cordão umbilical.
  • Suspeita de ruptura uterina antes ou durante o parto, se não for antecipada existir[a expulsão rápida da criança.

Indicação de cesariana duranteo trabalho de parto

  • Quando o bebe está atravessado (por exemplo, situada transversalmente).
  • Se não houver expansão, apesar de a mãe ter contrações adequada por um período razoável de tempo.
  • Falta de estímulo a ocitocina (substância hormonal comumente usado para produzir contrações uterinas).
  • Desproporção entre a pelve materna ou e a cabeça do bebê.
  • Sinais de que não cede ao tratamento.
  • Febre materna durante o parto, se supõe-se que o parto vaginal será lento.
  • Às vezes, haverá situações de alto risco (por exemplo, história de natimorto anterior, primeira gravidez em idade avançada, o tratamento anterior para a infertilidade, etc.) Que, juntamente com o acima exposto pode fornecer uma indicação de cesariana.

As mulheres devem estar cientes, portanto, que a cesariana deveria ter uma indicação médica para justificá-la e nunca será feita de acordo com o paciente, sem mais.

O que acontece durante uma cesariana?

Incisão abdominal ser entre 15 e 20 cm podem ser transversal na parte inferior do abdômen e perto dos pêlos pubianos (mais comum) ou linha média vertical do abdômen do umbigo até os pêlos pubianos. Após a abertura das diferentes camadas de tecidos que compõem a parede abdominal para aceder ao útero que é praticada em uma incisão transversal que permite abertura e através do qual a criança é removida. Todo o processo dura até o nascimento de poucos minutos.

Após o nascimento, o cordão umbilical é cortado e mostra o bebê para sua mãe, se possível e mantém-se acordado. Após a retirada da placenta, o obstetra fecha a incisão do útero e da parede abdominal camada por camada, para alcançar a pele desta sutura é geralmente feito com fio de seda visível, mas existe a possibilidade do uso de grampos ou Enquanto o nome de suturas intradérmicas que entram na pele, sem ser visível. Grampos ou seda deve ser removido depois de seis ou sete dias, enquanto que a sutura intradérmica é biodegradável, não requer a remoção.

Em geral, a duração da cesariana sem complicações é de 30-40 minutos.

O que eu sinto durante uma cesariana?

A maioria dos pratica anestesia raquidiana ou peridural com uma agulha fina que é colocado na metade inferior da coluna. A maioria das mulheres vai experimentar uma sensação de pressão durante a cesariana, mas não sentem dor. A anestesia geral pode ser aconselhado, em certas circunstâncias em que uma epidural é contra ou estado de saúde materna exige, por exemplo, hipotensão devido à hemorragia.

Quais são os riscos de uma cesariana?

A cesariana é uma operação muito segura para a mãe e filho. No entanto, como em algumas grandes cirurgias, há riscos associados. As principais são para a mãe incluem hemorragia grave durante a operação, infecção da ferida ou do trato urinário, o desenvolvimento de coágulos sanguíneos (trombose nas veias das pernas ou da pélvis) após o parto.

Outras complicações são provenientes do uso da anestesia, os outros são derivados da lesão vísceras vizinhas ao útero (bexiga, intestino, ureteres). O obstetra e parteira irá assegurar medidas adequadas para reduzir o risco de desenvolver estas complicações e deve ser definido para a cura.

O que acontece depois da cesárea?

A maioria das mulheres estão em pé e no prazo de 24 horas o que é altamente desejável para a prevenção de trombose pela imobilidade. Dor da ferida é controlada com analgésicos apropriados. A maioria das mães deixam o hospital ou clínica 4 ou 5 dias após o parto de cesariana. No terceiro dia pós-parto as mulheres podem usar os chuveiros sem prejuízo para a ferida.

Não se impede que uma mãe alimenta seu filho a amamentação, se for seu desejo. Assim como depois de um parto vaginal após cesariana pode ter a "erros" que são dor intermitente causado pela contração do útero.

Em geral, as mulheres atingem peso normal seis meses após o parto. Exercício irá ajudar a recuperação de sua figura.

Sexo pode ser iniciado três semanas após a  cesariana.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

O ideal após um parto é aguardar 45 dias, até realizar a revisão de parto. Exercícios leves, como caminhadas ou bicicleta ergométrica, após 30 dias. Academia (sempre com supervisão): 3 meses…

Normalmente é indicado o repouso de 30 dias, inclusive quanto a atividade sexual.

Alguns pontos (a depender do tipo) são absorvidos pelo próprio corpo e não precisam ser retirados.

Não é normal. Cabe avaliação médica com realização de exame físico e exames complementares se necessário.

Olá espero que esteja recuperando bem da cirurgia.
Recomendo ficar os primeiros 90-120 dias sem esforço físico maior igual futebol para evitar hérnia e dor pós operatória.
De todo…

olá, espero que tenha parado já o sangramento.

Por vezes, sai um líquido avermelhado chamado seroma, e é comum acontecer com 5-10 dias após procedimentos cirúrgicos.
Não tenha…

Infelizmente é normal! A cesariana é uma cirurgia abdominal de médio porte que requer uma recuperação um tanto difícil tendo em vista que a puérpera tem um bebê que depende dela! Os primeiros…

Recomendo 30 diss após a cirurgia.
Mas ideal sempre conversar com seu médico obstetra.

depende do tipo de fio cirurgico utilizado. mas a recomendação do nylon é ser retirado, o monocryl é absorvido. mas qual é qual? geralmente o monocryl é transparente e o nylon preto, mas existe…

não tem relação a cirurgia de laqueadura com corrimento. pode ter um pouco de baixa da imunidade e isso aumentar um pouco o corrimento.