Quando a fratura de tornozelo é grave e instável, o osso foi deslocado e fraturado em fragmentação, ou o tratamento ortopédico não é satisfatório, deve se executar uma fixação cirúrgica. O tipos de fratura podem ser três: fratura unimaleolar (ou fratura do primeiro maléolo medial da frente da tíbia), fratura bimaleolar (fratura, do primeiro e segundo maléolo ou maléolo lateral da tíbia) e fratura trimaleolar (fratura dos dois anteriores e também do terceiro maléolo localizado na parte de trás da tíbia). A operação consiste na incisão lateral para expor o local da fratura e colocar os acessórios de fixação. Em seguida, os parafusos são colocados através de uma incisão média. Uma vez que a cirurgia é concluída, é essencial o período de reabilitação para que a recuperação pós-operatória seja completa.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Michela Schmitt
Ortopedista - traumatologista, Médico acupunturista
Porto Alegre
Olá!
Você ficará com gesso por 6 a 8 semanas dependendo da sua consolidação óssea, ou seja, são nas radiografias de controle que verificamos se há consolidação óssea( se o osso está colando).

Dr. Eduardo Takahashi Garcia
Ortopedista - traumatologista, Médico do esporte
São Paulo
Fumantes não impedem a operação, porém aumentam as chances de não cicatrizar ou de infeccionar. Pode dormir com a bota, melhor.

Dr. Gustavo Waldolato
Ortopedista - traumatologista
Belo Horizonte
Importante seguir a orientação do ortopedista responsável pela cirurgia. A princípio, manter sem apoio por 4-6 semanas para consolidação da fratura. O apoio pode fazer com que a redução se perca…

Dr. Eduardo Takahashi Garcia
Ortopedista - traumatologista, Médico do esporte
São Paulo
Algumas infecções podem ser tratadas desta forma. Depende da evolução, pode precisar trocar o antibiótico e até limpeza cirúrgica. O importante é você fazer acompanhamento com seu médico cirurgião.

Dr. Eduardo Takahashi Garcia
Ortopedista - traumatologista, Médico do esporte
São Paulo
Em geral, ele pode ficar doloroso, inchado e até roxo pelo tempo de imobilização, posição de repouso. Acho interessante ser avaliado para confirmar isso.

Dr. Eduardo Takahashi Garcia
Ortopedista - traumatologista, Médico do esporte
São Paulo
É normal, aparentemente pela gravidade do caso, sentir dor, peso ou outras alterações no pé. Geralmente temporárias. Mas converse com seu médico sobre isso.

Dr. Fabrício Queiroz da Silva
Ortopedista - traumatologista, Cirurgião da mão
Joaçaba
Boa noite. Aumento de volume é esperado após trauma e procedimentos cirúrgicos. No entanto, caso o aumento esteja progredindo e associado a dor desproporcional que não alivia com uso de analgésicos…

Dr. Alexandre Podgaeti
Ortopedista - traumatologista, Médico acupunturista
São Paulo
Pode tentar cicatrizantes, como Kollagenase - pomada mas se tem este período, é difícil haver cicatrização espontânea

Dr. Rodrigo Alvarenga Nunes
Ortopedista - traumatologista
Goiânia
Normalmente retira-se a placa apenas se incomodar, quebrar algum parafuso ou ficar saliente/recuar ou tiver infeccao
Simplesmente retirar por retirar nao faz muito sentido pois é a mesma…

Dr. Felipe Sena
Ortopedista - traumatologista
João Pessoa
As fraturas da base do 5º metatarso, quando tratadas sem cirurgia, com bota imobilizadores, toleram sim dormir sem estas órteses. Pode dormir na tranquilidade que não vai prejudicar o resultado…