Cirurgia de ginecomastia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Nomes alternativos: Plastica Mamaria Masculina

Ginecomastia é o crescimento exagerado da glândula mamária masculina. Pode ter relação com doenças endócrinas, com ingestão de substâncias e medicamentos ou não apresentar causas definidas.

Especialistas - cirurgia de ginecomastia

Encontre um especialista na sua cidade:
Narayana Pauline Serpa

Narayana Pauline Serpa

Cirurgião plástico

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Bruno Beraldi

Bruno Beraldi

Cirurgião plástico, Cirurgião geral

Curitiba

Agendar uma visita
Barbara Brandão de Barros

Barbara Brandão de Barros

Cirurgião plástico

Timóteo

Agendar uma visita
Karina Porter

Karina Porter

Cirurgião plástico

Duque de Caxias

Agendar uma visita
Ana Letícia Gomes da Silva

Ana Letícia Gomes da Silva

Cirurgião plástico

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas sobre Cirurgia de ginecomastia

Nossos especialistas responderam a 38 perguntas sobre Cirurgia de ginecomastia

Olá! Eu não uso antibióticos de rotina no pós operatório de ginecomastia. Porém alguns casos selecionados precisa do uso de antibiótico. Sendo essa decisão do médico assistente.
2 respostas


Olá, sim é possível. Não é uma cirurgia complexa, mas é delicada. Sugiro fazer com cirurgião plástico no centro cirúrgico. abçs
2 respostas


Olá! Todo procedimento tem riscos de possíveis complicações. Quando falamos de ginecomastia, não é diferente, mas a chance de acontecer é baixa. É um procedimento comum, realizado frequentemente.…
3 respostas

Especialistas falam sobre Cirurgia de ginecomastia

A ginecomastia pode ser resultante de mudanças fisiológicas no crescimento e desenvolvimento ou ser causada patologicamente. A causa idiopática é responsável pela maioria dos casos, e a cirurgia é o principal tratamento quando não ocorre a regressão espontânea ou quando os distúrbios psicossociais se tornam agravantes. A segunda maior causa é aquela em que drogas desencadeantes são utilizadas; entretanto, a ginecomastia costuma ser um efeito secundário em homens adultos em decorrência dos efeitos adversos causados pela reação da droga. Risperidona, fenotiazina, inibidores seletivos da recaptação da serotonina (5-hidroxi-triptamina; 5HT), metildopa, antidepressivos tricíclicos, maconha.

Brunno Rosique

Cirurgião plástico, Cirurgião geral

Goiânia

Agendar uma visita

A ginecomastia é o nome dado ao desenvolvimento patológico de glândula mamária no homem. Motivo de constrangimento social, afeta profundamente a autoconfiança do paciente, podendo inclusive levar a graves consequências nas suas relações pessoais. As causas possíveis da ginecomastia são diversas, incluindo distúrbios hormonais e uso de alguns medicamentos. A avaliação por exame físico e de imagem pode mostrar também conteúdo de gordura, que demanda às vezes a necessidade de lipoaspiração na região, associada à retirada cirúrgica do tecido glandular, tendo como acesso uma incisão em volta da aréola. Se houver excesso de pele, essa pode ser retirada. Os resultados são recompensadores.

André Ahmed Pereira

Cirurgião plástico

Rio de Janeiro


A ginecomastia é a condição em que as glândulas mamárias, normalmente pouco desenvolvidas em homens, desenvolvem-se além do esperado. Pode ocorrer devido predisposição familiar, obesidade, alterações hormonais ou uso excessivo de álcool e de certos medicamentos porém a grande maioria dos casos não tem causa bem definida. Em casos de volume menor ou com predomínio gorduroso sem sobras de pele, é utilizada uma técnica semelhante à lipoaspiração. Nos casos associados a excesso de pele ou volumes maiores, normalmente é utilizada uma incisão na borda da aréola para retirada do tecido mamário e da pele em excesso. Eventualmente pode ser necessária a combinação dessas técnicas.

Matheus Manica

Cirurgião plástico, Especialista em medicina estética

São Paulo

Agendar uma visita

Ginecomastia é aumento das mamas em homens. As suas causas são diversas, pode apresentar como sintoma de uma doença mais grave, como câncer de testículo, mas na maioria das vezes a causa é idiopática, ou seja, não identificável. Pode ter um tratamento conservador no inicio, mas persistindo os sintomas por mais de 2 anos a indicação é cirúrgica. O tratamento cirúrgico consiste em retirada parcial da glândula mamária e quando houver excesso de gordura, pode ser associado lipoaspiração, e quando houver excesso de pele, pode ser feita a ressecção dessa pele.

Fernando Campos Moraes Amato

Cirurgião geral, Cirurgião plástico

São Paulo

Agendar uma visita

A ginecomastia consiste no aumento da glandula mamaria masculina causando um aspecto afeminado e causando constrangimento para o homem. A ginecomastia pode ser verdadeira, quando ocorre o aumento da glandula mamaria ou pode ser a pseudoginecomastia, quando o aumento da região mamaria ocorre em função do acumulo de gordura. A diferenciação é feito por exame físico e exames de imagem. Contudo, o tratamento para ambos é semelhante e consiste na abordagem cirurgica para correção do aumento. A cirurgia pode ser realizada com anestesia local e sedação ou peridural e sedação. Dura em torno de 1h a 3h dependendo do tamanho e o paciente vai embora no mesmo dia.

Thiago Marra Netto

Cirurgião plástico

São Paulo

Agendar uma visita

Ginecomastia é o aumento do volume mamário no homem. Essas alterações podem gerar uma mudança no contorno torácico que podem mimetizar um aspecto feminino. A origem da ginecomastia é diversa - puberdade, uso de hormônios exógenos, medicamentos, metabólicas... O tratamento consiste em lipoaspiração mais ressecção do tecido glandular excedente. É importante lembrar que muitas vezes, no homem, pode ocorrer a "lipomastia" (acúmulo de gordura na região peitoral) onde o tratamento é apenas a lipoaspiração sem necessidade de ressecção do tecido glandular.

Flávio Dumaresq

Cirurgião plástico

Natal


Homens também podem apresentar, em algum momento da vida, um desenvolvimento das glândulas mamárias, típico das mulheres adolescentes. Isso acontece devido a alterações hormonais, hereditariedade, doença ou determinadas medicações. Essa condição, conhecida como ginecomastia, é caracterizada por um excesso de tecido adiposo e/ou glandular na região das mamas masculinas. Pode acontecer em qualquer idade, sendo mais comum na adolescência, quando há maior possibilidade de desconforto emocional e perda de autoconfiança.

Marianna Meirelles

Cirurgião plástico

Belo Horizonte

Quais profissionais realizam Cirurgia de ginecomastia?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.