O que é?

A cirurgia ortognática é um procedimento que visa reposicionar o maxilar ou a mandíbula (por vezes ambos). Ela é utilizada para corrigir deformidades na arcada dentária ou nos ossos faciais que não podem ser solucionadas apenas com o uso de aparelhos ortodônticos. A operação consiste na aplicação de placas ou parafusos que forçam o reposicionamento da arcada dentária ou dos ossos. Deve ser feita em ambiente hospitalar e sua duração varia de uma a quatro horas dependendo da gravidade do problema. Há necessidade de anestesia geral e internação. O paciente pode receber alta no dia seguinte à cirurgia, porém só é liberado para suas atividades normais duas semanas após o procedimento. Qual é a causa?As deformidades podem ter diversas origens. As mais comuns são: - síndromes e anomalias - - trauma facial - problemas musculares, hormonais ou genéticos No caso de problemas genéticos, é recomendado que o procedimento cirúrgico não seja realizado antes dos 17 anos em mulheres ou 18 anos em homens. A recomendação é de que se aguarde o término do crescimento do esqueleto facial. Entretanto, devido a traumas emocionais causados pelos problemas estéticos, por vezes a operação é realizada antes desse período.

Quais os sintomas?

As deformações dos ossos da face e da arcada dentária podem causar, principalmente, dores nas articulações próximas ao ouvido, dificuldade para mastigar, dores de cabeça e apneia (a pessoa para de respirar por alguns momentos durante o sono). Além dos problemas físicos, há também os problemas psicológicos gerados especialmente em crianças e adolescentes por causa das deformações.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para diagnosticar as deformações.

Qual o tratamento?

A cirurgia é o único tratamento capaz de solucionar as deformações de ossos da face ou da arcada dentária. Ela é indicada nas seguintes situações: - falta de balanceamento da aparência facial- queixo retraído (curto) - mandíbula proeminente (grande)- face longa - sorriso gengival (exposição excessiva da gengiva na hora de sorrir) - crônica- apneia- dificuldade de mastigação- problemas de fala - dor na articulação temporomandibular (próxima ao ouvido) - excessivo mau posicionamento dos dentes- - dificuldade de fechar a boca

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Diego Limoeiro
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Rio de Janeiro
Olá. Esta é uma decisão a ser tomada junto a seu cardiologista.

Dr. Diego Limoeiro
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Rio de Janeiro
Olá! A parestesia deixa um pouco esta sensação. Você pode e deve utilizar um bom hidratante labial, preferencialmente o recomendado pelo seu cirurgião, bem como beber bastante líquido. A hidratação…

Prof. Gustavo Campos
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Recife
O perímetro do arco superior, Maxila, pode ser aumentado em diversas fases da vida. Quando o tratamento ortodôntico inicia-se precocemente, é possível esse ganho utilizando um aparelho ortopédico…

Dr. Diego Limoeiro
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Rio de Janeiro
Olá. Pelo que pude entender, você pretende fazer uma cirurgia de enxerto de levantamento do seio maxilar,.embora não seja bem isso que tenha descrito.
Bom, todos os dentistas são legalmente…

Olá! É possível sim! Não é simples, nem rápido mas é possível. Minha sugestão é que você procure hospitais universitários ou programas de especialização / residência em cirurgia buco maxilo facial.…

Prof. Gustavo Campos
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Recife
A presença de implantes dentários auxilia na estabilização trans e pós-operatória, em ausências dentárias. Estes também podem ser instalados na hora da cirurgia sem problemas. Tenho realizado…

Dr. Diego Limoeiro
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Rio de Janeiro
Olá! Infelizmente, pelo que você descreveu, ficou um pouco difícil sem avaliarmos clinicamente de entender o seu caso.
Sugiro retornar ao cirurgião bucomaxilofacial.
Em casos de…

Prof. Gustavo Campos
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Recife
Você pode encontrar Hospitais de qualidade para realização de sua cirurgia pelo SUS. Primeiramente procure um ortodontista de qualidade que consiga realizar a modificações pertinentes ao seu…

Prof. Gustavo Campos
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Recife
A Biprotrusão pode ser tratada de diversas formas:
- Apenas ortodonticamente com a remoção de 4 pre-molares;
- Ortodonticamente com auxilio de placas de ancoragem esquelética;