O que é?

A cirurgia ortognática é um procedimento que visa reposicionar o maxilar ou a mandíbula (por vezes ambos). Ela é utilizada para corrigir deformidades na arcada dentária ou nos ossos faciais que não podem ser solucionadas apenas com o uso de aparelhos ortodônticos. A operação consiste na aplicação de placas ou parafusos que forçam o reposicionamento da arcada dentária ou dos ossos. Deve ser feita em ambiente hospitalar e sua duração varia de uma a quatro horas dependendo da gravidade do problema. Há necessidade de anestesia geral e internação. O paciente pode receber alta no dia seguinte à cirurgia, porém só é liberado para suas atividades normais duas semanas após o procedimento. Qual é a causa?As deformidades podem ter diversas origens. As mais comuns são: - síndromes e anomalias - - trauma facial - problemas musculares, hormonais ou genéticos No caso de problemas genéticos, é recomendado que o procedimento cirúrgico não seja realizado antes dos 17 anos em mulheres ou 18 anos em homens. A recomendação é de que se aguarde o término do crescimento do esqueleto facial. Entretanto, devido a traumas emocionais causados pelos problemas estéticos, por vezes a operação é realizada antes desse período.

Quais os sintomas?

As deformações dos ossos da face e da arcada dentária podem causar, principalmente, dores nas articulações próximas ao ouvido, dificuldade para mastigar, dores de cabeça e apneia (a pessoa para de respirar por alguns momentos durante o sono). Além dos problemas físicos, há também os problemas psicológicos gerados especialmente em crianças e adolescentes por causa das deformações.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para diagnosticar as deformações.

Qual o tratamento?

A cirurgia é o único tratamento capaz de solucionar as deformações de ossos da face ou da arcada dentária. Ela é indicada nas seguintes situações: - falta de balanceamento da aparência facial- queixo retraído (curto) - mandíbula proeminente (grande)- face longa - sorriso gengival (exposição excessiva da gengiva na hora de sorrir) - crônica- apneia- dificuldade de mastigação- problemas de fala - dor na articulação temporomandibular (próxima ao ouvido) - excessivo mau posicionamento dos dentes- - dificuldade de fechar a boca

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Ivan Solani Martins
Cirurgião buco-maxilo-facial
Jundiaí
O melhor a responder sua questão é o seu cirurgião assistente que lhe operou ou equipe que cuida de você.
Mas 1 mês ( normalmente) já pode iniciar fisioterapia de face orientada pelo seu…

Dr. Geraldo Capuchinho Jr.
Cirurgião plástico, Cirurgião cranio-maxilo-facial
Belo Horizonte
Olá.. geralmente uma nova plicatura não irá resolver o alargamento da base nasal e uma nova recidiva deverá acontecer. Aconselho a procurar um cirurgião para uma consulta e estudar seu caso.…

Dr. Luis Claudio Cardoso dos Santos
Cirurgião buco-maxilo-facial
Maceió
Olá. Você deve retornar ao seu cirurgião e comunicar. A redução da cirurgia nem sempre retorna exatamente ao que era antes. É possível que em algumas situações, o tratamento com aparelho deve…

Dra. Catarina Costa
Cirurgião buco-maxilo-facial
Recife
Olá.

Nos primeiros 45 dias, a fratura passa por uma consolidação óssea. A partir daí o paciente já pode procurar um profissional especializado em ortodontia para dar andamento aos…

Dr. Luis Claudio Cardoso dos Santos
Cirurgião buco-maxilo-facial
Maceió
Olá. Sim, os traumas em face costumam gerar traumas em nervos sensitivos. A dormência gerada pelo trauma auxiliam no processo de controle da dor, mas a depender da agressão ao nervo gerada pela…

Dr. Raphael Márcio Egídio Cota
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
São Paulo
Boa tarde, tudo bem?
O ideal é retornar com o cirurgião para avaliação da região, muitas da vezes se faz necessário realizar exames como a ressonância para identificar quaisquer alterações…

Dr. Luis Ferreira
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Natal
Olá

Obrigado por enviar sua dúvida.

Com certeza seu caso necessita de uma avaliação mais apurada para poder definir um tratamento, para poder tentar restaurar essa…

De qual cirurgia você está falando? Para qualquer cirurgia a questão de usar próteses não interfere, depende de uma avaliação rigorosa dos exames radiográficos e do planejamento do caso! Espero…

Dra. Raiza Ramos
Cirurgião buco-maxilo-facial
São Paulo
Estamos falando de dois procedimentos diferentes!
A Cirurgia Ortognática é uma cirurgia funcional com consequência estética que mexe nas bases ósseas e ajusta a oclusão.
A Artrocentese…