O que é uma cistoscopia?

A cistoscopia é um exame telescópico da bexiga e da uretra (o tubo que transporta a urina para fora) e é realizado por um dispositivo (cistoscópio), que é passado através do interior do canal da uretra, sem necessidade de incisão. É feito para diagnosticar as causas dos sintomas decorrentes do trato urinário inferior ou como parte de tratamento de uma doença em particular, como um tumor ou (pedras) na bexiga.

Existem dois tipos de cistoscópio:

Cistoscópio rígido

É um tubo reto que incorpora um sistema óptico para receber a imagem (com uma fonte muito intensa luz para iluminar o interior da bexiga) e um caminho de canal ou independente, para permitir a adição de outros instrumentos (pinças de corpo estranho, pinça de biópsia, cateter de introdução, eletrocautério, fibras laser, etc.) com o qual o médico pode manipular distância dentro da bexiga.

Cistoscópio flexível

É usado principalmente para o diagnóstico e monitoramento de tumores de bexiga. É um dispositivo que tem uma ponta que pode dobrar, e é fácil, portanto, passar por todo o comprimento da uretra.

Como é uma cistoscopia?

O cistoscópio rígido é frequentemente utilizado com anestesia local. Com este dispositivo temos uma boa visão e podemos utilizar várias ferramentas com as quais podemos obter amostras para biópsias, remover pedras na bexiga ou até mesmo cauterizar (queimar) tumores pequenos de bexiga ou condilomas uretral. Note que, por razões anatômicas (a uretra feminina é de 4 cm e 20-25 cm do macho, principalmente pela existência do pênis) exames realizados com este dispositivo spelo sexo masculino, são mais desconfortáveis. Por esta razão, em alguns casos, dependendo dos recursos disponíveis e tolerância do paciente, você pode usar a sedação do paciente ou anestesia geral (dormindo toda a pessoa) ou regional (dormir apenas uma parte do corpo trabalhando no médico). Em nosso país, o cistoscópio rígido ainda é o mais usado.

O cistoscópio flexível pode ser passado através da uretra, sem qualquer , mas geralmente o médico aplica um gel lubrificante à ponta do aparelho e / ou abertura da uretra. Flexão e rotação da ponta do cistoscópio, o médico pode ver todas as áreas da bexiga. Tem a desvantagem de não ter o canal de manipulação à distância e, portanto, não permitir o uso de acessórios discutidos na seção anterior.

Em ambos os casos, você pode anexar uma câmara para visualização de imagens em um monitor.

O que é cistoscopia?

Como a unidade avança, o médico explora a uretra para examinar a possível existência de estreitamento da uretra e sinais de obstrução de origem prostática. Uma vez dentro da bexiga, o revestimento da mesma (a membrana mucosa) é cuidadosamente examinada para verificar se há , divertículos (hérnias da mucosa da bexiga) e renais (pedras). Revisamos também a aparência da mucosa como um todo. Além disso, foi avaliada a capacidade da bexiga e da presença de deformidades. Também explora as bocas dos ureteres (os tubos que transportam a urina dos rins) e examina cuidadosamente o colo da bexiga (a junção com a uretra). O médico fica devidamente informado dos resultados do teste e, se necessário solicita algum procedimento complementar de diagnóstico para obter mais dados.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Sim é normal ficar alguns dias com dor para urinar após esse procedimento devido a passagem do aparelho. Caso persista dor ou tenha outros sintomas procure seu urologista para uma reavaliação.

A cistoscopia pode ser feita com anestesia local ou sedação. Na primeira opção, é um pouco doloroso, embora razoavelmente suportável. Na segunda opção não há dor. Pergunte a seu médico qual…

Dr. Jorge Percy A. Jerez
Generalista
Nova Iguaçu
1. Sabendo que esse sintoma após a retirada do duplo J, não costuma ser comum, é importante afastar a possibilidade de ter ainda algum fragmento de cálculo na bexiga o de algum processo de infecção…

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
É esperado que os sintomas sejam amenizados, entretanto, sugiro consulta de revisão. Boa sorte.

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
Cada exame tem sua indicação e aplicação médica. Boa sorte.

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
Normalmente, a urina transportada pelo ureter fica acumulada na região acometida pela ureterocele, podendo causar infecção urinária de repetição, p. ex. Um abraço.

Por mais seguro que seja qualquer procedimento cirúrgico, como a uretrocistoscopia, pode haver por exemplo pequenos sangramentos ou dor discreta. Dessa forma, é de bom senso aguardar pelo menos…

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
Não existe um tempo exato, porém, é esperado que obtenha mais conforto ao urinar nos próximos dias após o procedimento. Entretanto, se o sangramento persistir por semanas sugiro agendar nova…

Dr. Rodrigo Donalisio da Silva
Cirurgião geral, Urologista
Taubaté
Retornar ao medico que lhe solicitou o exame para uma nova avaliação.