Colectomia parcial (hemicolectomia) por câncer - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A colectomia parcial (hemicolectomia) por câncer é um procedimento médico onde uma porção do intestino grosso, e linfonodos da região são removidas na conseqüência da presença de um . A colectomia parcial ou hemicolectomia por câncer é a remoção parcial (metade ou menos), do intestino grosso (cólon) por presença de tumores malignos (carcinomas). Poderá ser efectuada tanto do lado direito, como do lado esquerdo do intestino. A colectomia parcial é realizada através de uma grande incisão na parede abdominal. A área afectada do intestino é removida e é efectuada a anastomose das duas terminações restantes. O local da incisão é uma ferida cerca de 20 cm de extensão na zona abdominal que provoca dores, pelo que será administrada analgesia. O paciente permanece com oxigenoterapia até acordar e então apresentar uma respiração normal. Poderá ser feita uma (abertura temporária do intestino ao abdómen) se for necessário poupar o intestino do trabalho digestivo enquanto está cicatrizando. A temporária será fechada mais adiante. Se for removida uma grande parte do intestino, a colostomia poderá ser permanente. No período em que não são administrados alimentos por via oral, existirá uma perfusão contínua de soro glicosado durante cinco a seis dias após a cirurgia, que permitirá o fornecimento de líquidos. Também é colocada uma sonda nasogástrica com a função de drenar líquidos até que o estômago comece a trabalhar correctamente outra vez. O primeiro levante depois da hemicolectomia será efectuado no dia seguinte à cirurgia, caso o paciente não apresente muitas dores abdominais. A actividade será aumentada de forma gradual até que atinja a actividade considerada normal. Deverão então ser efectuados ensinos ao paciente para que se proteja o local da incisão e não ocorrer deiscência. O paciente deverá descansar não efectuando esforços durante várias semanas. Os pontos ou agrafos são retirados sete a dez dias após a cirurgia.

Especialistas - colectomia parcial (hemicolectomia) por câncer

Fernando Furlan Nunes

Fernando Furlan Nunes

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico

São Paulo

Agendar uma visita
Alisson Cordeiro Moreira

Alisson Cordeiro Moreira

Coloproctologista, Cirurgião geral

Juazeiro Do Norte

Agendar uma visita
Marcelo Canelo Coppini

Marcelo Canelo Coppini

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Joinville

Ana Carolina Fleig

Ana Carolina Fleig

Cirurgião geral, Cirurgião oncológico

Porto Alegre

Agendar uma visita
Carolina Pontes de Moraes Hungria

Carolina Pontes de Moraes Hungria

Coloproctologista, Cirurgião geral

São José dos Campos

Agendar uma visita
Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas sobre Colectomia parcial (hemicolectomia) por câncer

Nossos especialistas responderam a 40 perguntas sobre Colectomia parcial (hemicolectomia) por câncer

Bom dia! Mucocele de apêndice é um termo que descreve a dilatação do apêndice, com acúmulo de secreção, devido obstrução dele. A cirurgia costuma ser relativamente simples, com rápida recuperação,…

A cirurgia não tem relação direta com a impotencia. O que a levou ser feita, o stresse e o desgaste relacionados com a cirurgia podem ser fatores que levam a este problema.

queda de cabelo leva em consideração varios fatores , mas a cirurgia pode contribuir pra isso por deficiencias nutricionais.

Quais profissionais realizam Colectomia parcial (hemicolectomia) por câncer?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.