Correcao Endovascular De Aneurisma Da Aorta Abdominal
O que é?
A correção endovascular de é uma técnica relativamente recente para solucionar um grave problema cardíaco.
é uma dilatação anormal, localizada e permanente na parede de qualquer artéria do organismo humano. Tem o formato similar ao de um balão.
O aneurisma da aorta abdominal é o que ocorre com mais frequência no corpo humano. A aorta é encarregada de bombear o sangue para todo o corpo a partir do coração.
Para caracterizar-se o aneurisma é preciso que a dilatação seja maior que 50% do tamanho normal da artéria. Quanto maior o aneurisma, maior o risco de rompimento.
A correção endovascular de aneurisma da aorta abdominal parte de uma incisão no abdome e tem como objetivo colocar uma prótese de material sintético para aliviar a pressão de sangue sobre a parede enfraquecida evitando que se rompa.
Qual é a causa?
Os médicos não conseguem apontar uma causa específica para o surgimento do aneurisma da aorta abdominal. Porém, há um risco maior de a doença surgir em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Outros fatores de risco são: fumo, pressão alta, colesterol alto, , fatores genéticos e obesidade. Homens têm mais chance de desenvolver esse tipo de aneurisma que mulheres.
Quais os sintomas?
Os aneurismas se desenvolvem lentamente, durante anos, e na maioria dos casos são assintomáticos. Em caso de uma expansão muito rápida ou rompimento, aparecem sintomas como dor intensa no abdome ou nas costas que pode se irradiar para virilha, nádegas ou pernas; pele fria e úmida; náusea; vômitos; frequência cardíaca acelerada e entrada em estado de choque.
Como fazer o diagnóstico?
Para descobrir a existência do aneurisma da aorta abdominal o médico deve conduzir um exame físico no abdome. Nesse exame, que também inclui a avaliação da pulsação e circulação das pernas, o médico pode encontrar massa abdominal, abdome duro ou rígido ou sensação de pulsação do abdome.
Se isso ocorrer, ele deverá recorrer a exames como ultrassom abdominal ou tomografia computadorizada do abdome para confirmar o diagnóstico.
Qual o tratamento?
Se o aneurisma da aorta provocou hemorragia, a cirurgia é a única opção de tratamento.
Se o aneurisma for encontrado ainda pequeno e não houver sintomas, é preciso decidir qual o risco maior: o da cirurgia ou o do rompimento do aneurisma. Se a opção for por não operar, deve-se acompanhar o desenvolvimento do aneurisma com exames anuais de ultrassom.
São considerados casos cirúrgicos aneurismas com mais de 5,5 centímetros ou, mesmo que não tenham chegado a esse tamanho, que venham crescendo muito rapidamente.
Depende, entre outros fatores, do tamanho e da necessidade de tramento invasivo. Uma correta avaliação com o cirurgiao deve ser feita para orientações sobre exercícios físicos.
Olá, boa tarde! O risco de lesão medular, com paraplegia, é proporcional ao tamanho da prótese endovascular, ou seja aumenta conforme maior seja a protese que cobre a Aorta. O risco maior é,…
Sim, normalmente é uma situacao muito grave. Dependendo da localizacao do aneurisma, e de sua anatomia (tamanho, formato) o seu cirurgião pode orientar o melhor tratamento.
O tratamento cirúrgico de aneurisma de aorta abdominal infra renal possui sim o risco de lesão medular, porém o mesmo é muito infrequente ( já operei mais de 100 aneurismas de aorta abdominal…
Olá! Os aneurismas de artéria renal devem ser avaliados individualmente. É necessária uma avaliação detalhada da paciente e dos exames para definir se há indicação de cirurgia ou não. Sugiro…
Bom dia! Você se refere à endoprótese de aorta? Ou cirurgia aberta com prótese? Neste último caso, podem haver o desenvolvimento de novos aneurismas nos pontos de anastomose (sutura) da prótese…