Correcao endovascular de aneurisma da aorta abdominal - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

A correção endovascular de é uma técnica relativamente recente para solucionar um grave problema cardíaco. é uma dilatação anormal, localizada e permanente na parede de qualquer artéria do organismo humano. Tem o formato similar ao de um balão. O aneurisma da aorta abdominal é o que ocorre com mais frequência no corpo humano. A aorta é encarregada de bombear o sangue para todo o corpo a partir do coração. Para caracterizar-se o aneurisma é preciso que a dilatação seja maior que 50% do tamanho normal da artéria. Quanto maior o aneurisma, maior o risco de rompimento. A correção endovascular de aneurisma da aorta abdominal parte de uma incisão no abdome e tem como objetivo colocar uma prótese de material sintético para aliviar a pressão de sangue sobre a parede enfraquecida evitando que se rompa.

Qual é a causa?

Os médicos não conseguem apontar uma causa específica para o surgimento do aneurisma da aorta abdominal. Porém, há um risco maior de a doença surgir em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Outros fatores de risco são: fumo, pressão alta, colesterol alto, , fatores genéticos e obesidade. Homens têm mais chance de desenvolver esse tipo de aneurisma que mulheres.

Quais os sintomas?

Os aneurismas se desenvolvem lentamente, durante anos, e na maioria dos casos são assintomáticos. Em caso de uma expansão muito rápida ou rompimento, aparecem sintomas como dor intensa no abdome ou nas costas que pode se irradiar para virilha, nádegas ou pernas; pele fria e úmida; náusea; vômitos; frequência cardíaca acelerada e entrada em estado de choque.

Como fazer o diagnóstico?

Para descobrir a existência do aneurisma da aorta abdominal o médico deve conduzir um exame físico no abdome. Nesse exame, que também inclui a avaliação da pulsação e circulação das pernas, o médico pode encontrar massa abdominal, abdome duro ou rígido ou sensação de pulsação do abdome. Se isso ocorrer, ele deverá recorrer a exames como ultrassom abdominal ou tomografia computadorizada do abdome para confirmar o diagnóstico.

Qual o tratamento?

Se o aneurisma da aorta provocou hemorragia, a cirurgia é a única opção de tratamento. Se o aneurisma for encontrado ainda pequeno e não houver sintomas, é preciso decidir qual o risco maior: o da cirurgia ou o do rompimento do aneurisma. Se a opção for por não operar, deve-se acompanhar o desenvolvimento do aneurisma com exames anuais de ultrassom. São considerados casos cirúrgicos aneurismas com mais de 5,5 centímetros ou, mesmo que não tenham chegado a esse tamanho, que venham crescendo muito rapidamente.

Especialistas - correcao endovascular de aneurisma da aorta abdominal

Helen Pessoni

Helen Pessoni

Angiologista, Cirurgião vascular

Rio de Janeiro

Pietro Sandri

Pietro Sandri

Angiologista, Cirurgião vascular

Pomerode

Agendar uma visita
Bruno Lima de Castro

Bruno Lima de Castro

Angiologista, Cirurgião vascular

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Herlon Moura

Herlon Moura

Cirurgião vascular, Angiologista

Salvador

Agendar uma visita
Beatriz Faleiro Ramos

Beatriz Faleiro Ramos

Cirurgião vascular, Angiologista

Ceres

Agendar uma visita
Lucas Rodrigues

Lucas Rodrigues

Cirurgião vascular

Belém do Pará

Agendar uma visita

Perguntas sobre Correcao endovascular de aneurisma da aorta abdominal

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Correcao endovascular de aneurisma da aorta abdominal

Boa noite!!! Não é normal. É bom você consultar a equipe que fez o tratamento de seu pai ou procurar outro profissional que trabalha nessa área.

Bom dia. O ocorrido é que o contraste agride os rins ,que por sua vez agredido, "trabalha menos" levando à hipertensão arterial. Boas festas!

Depende, entre outros fatores, do tamanho e da necessidade de tramento invasivo. Uma correta avaliação com o cirurgiao deve ser feita para orientações sobre exercícios físicos.

Especialistas falam sobre Correcao Endovascular De Aneurisma Da Aorta Abdominal

Na técnica endovascular para tratamento de aneurisma da aorta abdominal, uma endoprótese (tubo cilíndrico de metal e tecido) é colocada dentro do aneurisma sem que se abra cirurgicamente o tecido ao seu redor. Geralmente são realizados pequenos cortes na virilha por onde se passam os cateteres para a execução do procedimento. A intervenção é realizada com o auxílio de equipamento de radioscopia digital. O procedimento torna-se menos agressivo, a recuperação do paciente é mais rápida e o tempo de internação é menor. A técnica mais adequada é decidida em conjunto pelo cirurgião e o paciente.

Pedro Henrique Miguel Nunes

Angiologista, Cirurgião vascular

Goiânia


Técnica pouco invasiva para tratamento dos aneurismas da aorta abdominal. Substituiu amplamente a convencional aneurismectomia (abertura do aneurisma e troca da aorta dilatada por um enxerto). As endopróteses são materiais de alta tecnologia, implantados no interior no aneurisma através das artérias femorais, excluindo o seu fluxo e impedindo a sua ruptura. Então, ao invés de uma grande incisão abdominal, duas pequenas incisões nas virilhas são realizadas. Atualmente, já existem dispositivos que permitem o tratamento apenas com um furo em cada virilha. Permite tratar uma doença grave e fatal com baixas taxas de complicações, internação hospitalar rápida e pronto retorno às atividades.

Breno França Vieira

Angiologista, Cirurgião vascular

Niterói

Quais profissionais realizam Correcao endovascular de aneurisma da aorta abdominal?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.