A curetagem semiótica com ou sem dilatação do colo uterino é um exame/método de tratamento que é realizado pelos e obstetras. A curetagem ou dilatação e curetagem (D&C) é uma intervenção cirúrgica que permite retirar os restos do aborto. A curetagem é necessária quando existem complicações após um aborto médico ou , por exemplo no caso de infecção ovular (aborto infectado) ou quando o abortamento é incompleto e possa constituir uma ameaça para a mãe. A curetagem exige a dilatação do colo do útero para ter acesso à cavidade uterina. Esta dilatação é feita com instrumentos que se designam de velas. Depois de dilatar o colo do útero faz-se a colheita de material do endométrio ou a evacuação da cavidade uterina com a utilização dum instrumento chamado cureta. Isto é feito nos casos em que existe acumulação de sangue ou proliferação do endométrio. A curetagem pode requerer a prévia anestesia da doente. Quando se trata apenas da colheita de material do endométrio, a anestesia local pode ser suficiente. A boa preparação do colo do útero, com medicamentos que provocam a sua dilatação, pode facilitar a intervenção sem recurso à anestesia. Na evacuação de conteúdo uterino recomenda-se sempre anestesia geral. Tratando-se de ato cirúrgico existe o risco de infecção, de hemorragia ou riscos inerentes à anestesia (geral ou local). Diretamente relacionado com o ato da curetagem, existe o risco de ou de uma raspagem mais vigorosa que altera as estruturas normais do endométrio e faça com que a doente deixe de menstruar.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Alyk Vargas Alcobia
Ginecologista
São José Do Calçado
É necessário fazer o estudo anatomopatológico do material retirado para diferenciar de lesões benignas ou malignas (câncer). E continuar seu acompanhamento ginecológico com um especialista.

Dr. Roberto Buenfil de Faria
Ginecologista
São Paulo
A Anestesia para a curetagem uterina pode ser geral ou bloqueio regional tipo raquianestesia.
O tabagismo aumenta o risco de trombose em qualquer procedimento cirúrgico realizado.

Dr. Welly Chiang
Ginecologista
São Paulo
Mioma submucoso apenas... E fragmentos, com sorte... Ideal para esses miomas é a histeroscopia cirúrgica... E para miomas subseroso e intramural uma laparoscopia ou Laparotomia.

Dra. Nathalia Vianna
Ginecologista
Belo Horizonte
Nos primeiros dias após a realização de curetagem semiótica, pode ocorrer cólica de leve intensidade. Fique atenta para alguns sinais como piora da dor ou aparecimento de novos sintomas como…

Dra. Ana Carolina L. Pereira
Ginecologista, Médico de tráfego
São José dos Campos
Ola,

o atestado medico apos a curetagem geralmente e curto, pode corresponder em poucos dias apenas para recupercao fisica da paciente, ou se estender caso houve alguma complicacao.…

Prof. Ingrid Cruz Hillesheim
Ginecologista
Porto Alegre
Na verdade, são nomes diferentes para o mesmo procedimento, sendo os dois primeiros nomes mais técnicos e o último, mais leigo.
Se trata de uma maneira de coletar material - geralmente…

Dr. Welly Chiang
Ginecologista
São Paulo
bom que nao precisou de curetagem.... nao que a curetagem seja ruim... é bom com indicacao... mas tem seus riscos...
o utero volta ao "normal" assim que ciclar... ou seja.. menstruacao...…

Dr. Welly Chiang
Ginecologista
São Paulo
a dipirona e buscopan simples, podem ser usados na gravidez, por n~ao causarem mal para gestante nem para o feto, o buscopan composto nada mais 'e do que associa'c~ao do buscopan simples…

Imagem em forma de pólipo. parece um dedo de luva