A curetagem é um procedimento médico utilizado para remover tecido anormal ou excessivo do útero. Este tratamento é frequentemente indicado em casos de abortos incompletos, sangramentos uterinos anormais, pólipos endometriais ou para diagnóstico de condições uterinas. A importância da curetagem reside na sua capacidade de prevenir complicações, como infecções e hemorragias, além de auxiliar no diagnóstico preciso de doenças ginecológicas. Realizada por um profissional de saúde qualificado, a curetagem é um método seguro e eficaz para garantir a saúde uterina.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Sinto muito pela sua perda e por tudo o que você tem enfrentado. O período após um aborto espontâneo e curetagem pode ser delicado, tanto emocionalmente quanto fisicamente, e é normal ter algumas…

Dra. Gisele Veiga Guimarães
Ginecologista
Rio de Janeiro
Olá! Em uma gravidez de 7 semanas ter ou não ter sintomas típicos de gestação podem ser ambas situações normais. Uma ultrassonografia transvaginal obstétrica seria o exame que traria mais informações…

Sangramento após curetagem é normal, porém ele é bem pouco.
O ideal seria realizar um ultrassom para avaliar o endométrio e identificar se não tem restos ovulares dentro da cavidade.

Dra. Fernanda Bessa
Ginecologista
Rio de Janeiro
Seria prudente fazer uma ultrassonografia transvaginal só para se certificar que está tudo perfeito no útero.

Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Lamento que esteja passando por essa situação, e entendo que essa dúvida possa ser angustiante. Após um aborto, é comum ter algum tipo de sangramento que pode durar de alguns dias até duas semanas.…

A pílula do dia seguinte pode ter um efeito imprevisível em relação às próximas menstruações. Somado a isso, tem a questão do aborto e curetagem, que também podem alterar o ciclo. Caso a alteração…

 Cynara Estácio Magalhães
Ginecologista
Macapá
O ciclo menstrual sim, pode retornar alguns dias após a curetagem, mas a dor lombar não está relacionada ao quadro, sendo necessária a investigação com um clínico a princípio.