Ecocardiograma com estresse farmacológico - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - ecocardiograma com estresse farmacológico

Marcus Lacativa

Marcus Lacativa

Cardiologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Otavio Eboli

Otavio Eboli

Cardiologista, Especialista em medicina preventiva

São Paulo

Agendar uma visita
Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Perguntas sobre Ecocardiograma com estresse farmacológico

Nossos especialistas responderam a 81 perguntas sobre Ecocardiograma com estresse farmacológico

O ideal é esperar a melhora do quadro para realização do exame, pois uma quadro infeccioso pode alterar o resultado do exame.

O infarto do miocárdio foi certamente confirmado em internação hospitalar com realização de exames labotoriais e eletrocardiograma. Ecocardiograma e cateterismo normais sugerem que o músculo…

Os testes de estresse cardíaco (ecocardiograma estresse, teste ergométrico) geralmente não causam sintomas adversos ou efeitos colaterais persistentes.

Se o paciente não pratica…

Especialistas falam sobre Ecocardiograma com Estresse Farmacológico

O exame é realizado em duas etapas. Inicialmente é realizado um ecocardiograma normal em repouso. Em seguida, é iniciado o protocolo com administração de medicamentos. O mais utilizado é com dobutamina associada a atropina, mas também pode ser realizado com uso de dipiridamol em casos específicos. Em pacientes com contra-indicação à atropina, esta pode ser dispensada. Sintomas como mal estar e palpitações são comuns durante o exame. Podem ocorrer dor no peito, falta de ar e arritmias. O risco de complicações mais graves é inferior a 0,2% (menos de 1 caso a cada 500 exames). O exame deve ser primeiramente bem indicado e deve ser realizado em local com experiência e boa estrutura.

Danilo Bora Moleta

Cardiologista, Médico clínico geral

São José dos Campos

Quais profissionais realizam Ecocardiograma com estresse farmacológico?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.