Exame da labirintite (vectoeletronistagmografia) - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Teste de labirintite

Especialistas - exame da labirintite (vectoeletronistagmografia)

Perguntas sobre Exame da labirintite (vectoeletronistagmografia)

Nossos especialistas responderam a 51 perguntas sobre Exame da labirintite (vectoeletronistagmografia)

Olá. Significa uma redução da atividade do órgão vestibular (canais semicirculares e o vestíbulo) da direita. Normalmente indica algum tipo de labirintopatia. Nesses casos está indicada uma avaliação…
1 respostas

Bom dia. Durante o exame de ENG são realizados estímulos visuais e a estimulação calórica, com ar ou água, em temperaturas diferentes, na orelha do paciente, onde é comum o paciente apresentar…
1 respostas

Especialistas falam sobre Exame da labirintite (Vectoeletronistagmografia)

Testes vestibulares são importantes no diagnóstico dos distúrbios otoneurológicos. É um exame indolor e não agressivo, porém pode provocar uma tontura leve e passageira em algumas pessoas. São diferentes provas com objetivo de analisar a função do labirinto e suas correlações com os demais órgãos e sistemas, dentre eles o sistema óculo-motor, o cerebelo e o tronco encefálico. Indicado para pacientes com tontura ou desequilíbrio, zumbido e/ou perda auditiva, cinetose, Alterações do tronco cerebral e cerebelo. O teste determina a existência ou não de alteração vestibular, e, caso exista, identifica se é periférica ou central.

Waldyr Cavalcanti Junior

Otorrino

Gravatá


Tem por objetivo avaliar o labirinto (conjunto de orgãos do ouvido interno responsável pelo equilíbrio corporal) e suas relações com cérebro , cerebelo , coluna e ouvido. Define a presença ou não de labirintopatia (conhecida popularmente como labirintite). Indicada em casos de tontura, náusea, zumbido, perda auditiva, vertigem .Importante no diagnóstico diferencial entre os tipos diferentes de labirintopatia e para definir o melhor tratamento de forma individualizada . Realizada em consultório em poucos minutos é o "exame padrão ouro no diagnóstico ,tratamento e acompanhamento dos casos de labirintopatia

Michel Beluche

Otorrino

Piraju


Exame utilizado para investigação de patologias do labirinto, como tonturas e vertigens. Com duração de aproximadamente 40 min, deve ser seguido algumas orientações 24h antes do exame e recomendamos um acompanhante ao final do exame,devido a alguns pacientes apresentarem náusea.

A eletronistagmografia é uma avaliação otoneurológica que, destina-se a analisar o labirinto (parte da orelha interna responsável pelo equilíbrio) assim como os órgãos e sistemas envolvidos para seu bom funcionamento. É um exame que visa estabelecer um diagnóstico das doenças que afetam o labirinto. Sintomas como vertigem ou tonturas com origem nas vias do labirinto podem ser, a partir deste exame, elucidados de forma mais clara e, conseqüentemente, tratados de modo mais efetivo.

Hamilton Leal Moreira Ferro

Otorrino

Presidente Getúlio

Quais profissionais realizam Exame da labirintite (vectoeletronistagmografia)?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.