Exame de urina - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Quando é um teste de urina?

Testes de urina são muito úteis porque fornecem informações sobre uma ampla gama de doenças. A urina pode ser analisada rapidamente utilizando uma tira de papel especial, que é introduzida na urina fresca, logo após a micção. Mostra se existem produtos de urina anormais, tais como proteínas, açúcar ou de sangue. Para uma análise mais detalhada, a urina é então estudada em laboratório.

Como é um teste de urina?

Se o médico suspeitar de que pode haver um caso de cistite (infecção da bexiga) é muito importante realizar este tipo de análise e amostragem e a mesma tem de ser tomada pela manhã, e da primeira micção. A urina é normalmente estéril, mas pode tornar-se contaminada por bactérias da pele ou órgãos genitais, por isso é muito importante que antes de tomar a amostra homens e mulheres lavem bem as genitais e áreas circunvizinhas.

Também é importante que as mulheres mantenham seus lábios separados durante a micção, minimizando assim a contaminação bacteriana de ambos pele e da vagina. A amostra está descartando a parte inicial e final da micção, usando apenas a parte do meio, que é depositado no copo estéril para testes. O recipiente para análise é fornecido pelo centro de saúde ou hospital onde você vai para coletar a amostra. Também pode ser comprado em farmácias.

O que pode revelar um exame de urina?

Você pode encontrar doenças de órgãos diferentes do corpo com apenas uma simples urina analítica. Se o objetivo é verificar a existência de cistite será muito útil identificar a bactéria específica produzindo infecção por cultura de urina e teste de sensibilidade contra uma variedade de antibióticos.

Em outros casos, examine a urina juntamente com outros testes (como o estudo das fezes e exames de sangue), como parte de um processo de pesquisa abrangente. Exame de urina é um teste simples e barato que pode fornecer informações importantes.

Alguns exemplos dados:

  • Sangue na urina pode ser um sinal de várias doenças renais, do trato urinário alto ou bexiga.
  • Que não existe açúcar na urina não é normal e, geralmente, um  diabetes.
  • Proteína na urina pode ser um sinal de doença renal (glomerulonefrite) ou ossos (mieloma múltiplo).

Finalmente vale ressaltar que para o diagnóstico de certas doenças pode ser necessário realizar uma análise de quantificação de certas substâncias na urina produzida durante 24 horas. Para isso existem especial garrafas de 2 litros, também disponível em farmácias.

A urina de 24 horas é essencial para saber exatamente qual o grau de deterioração da função renal de uma pessoa. Esta é realizada por determinação da amostra os chamados clearance de creatinina, que usamos para calcular a quantidade de urina que os rins filtram por minuto.

Especialistas em exame de urina

Encontre um especialista em Exame de urina na sua cidade:
Nadia Ferreira Rivera

Nadia Ferreira Rivera

Médico clínico geral, Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Milton Roberto Furst Crenitte

Milton Roberto Furst Crenitte

Médico clínico geral, Geriatra

São Paulo

Agendar uma visita
Paula Ferraz

Paula Ferraz

Médico de família

Cuiabá

Agendar uma visita
Patricia Taschner Goldenstein

Patricia Taschner Goldenstein

Médico clínico geral, Nefrologista

São Paulo

Agendar uma visita
Alessandra Vilas Mendes

Alessandra Vilas Mendes

Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas sobre Exame de urina

Nossos especialistas responderam a 74 perguntas sobre Exame de urina

Dra. Isabela Canavez
Dra. Isabela Canavez
Homeopata, Médico de família
Franca
Isso não é grave não. Pode significar que tenha cálculo (pedra) nos rins! Procure um médico de família ou clínico geral ou urologista, eles poderão avaliá-la e orientá-la.
1 respostas

 Henrique Chvaicer
Henrique Chvaicer
Sexólogo, Urologista
Rio de Janeiro
Não tenho experiência no assunto. Boa sorte e um abraço.
1 respostas

Dr. Paulo Carvalho
Dr. Paulo Carvalho
Urologista
Recife
Bom dia!
Cristais de uratos amorfos são achados que podem estar presente em qualquer exame de urina. A avaliação desse achado tem que ser levado em consideração com o quadro clínico do…
1 respostas

Quais profissionais realizam Exame de urina?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.