A frenectomia labial é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir o freio labial, uma pequena dobra de tecido que conecta o lábio à gengiva. Este procedimento é importante porque um freio labial anormalmente curto ou espesso pode causar problemas funcionais e estéticos, como dificuldades na fala, na alimentação, e até mesmo problemas ortodônticos. A frenectomia labial visa melhorar a mobilidade do lábio, promover uma melhor higiene bucal e prevenir complicações futuras, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao paciente.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Ana Cristina Maia de Oliveira
Dentista, Especialista em harmonização orofacial
São José do Rio Preto
Com certeza se ficou excesso de tecido gengival entre os dentes, se fecharmos o diastema, ele voltará a abrir, pois as fibras do ligamento periodontal são muito elásticas e trabalharão para isto.…

Dra. Daniela Marangoni
Dentista
Florianópolis
Cada pessoa tem uma resposta inflamatória, geralmente num período de 3 dias. Se não tiver com sinal de infecção e nem sintoma de dor, provavelmente pode estar tudo dentro da normalidade. De qualquer…

Dr. Eduardo de Lima Andrade
Cirurgião buco-maxilo-facial
Salvador
Olá. A frenectomia pode ser feita mesmo co aparelho ortodôntico. O mesmo não impede a realização da cirurgia. Porém por questões de higienização da região, seu profissional pode optar por realizar…

Dr. Dennys Baêtas Rocha
Dentista
Fortaleza
É uma cirurgia simples, que muitos clínicos com prática em cirurgia ou periodontia realizam. Risco quase zero de ficar com falha estética ou outro tipo de sequela, desde que seja bem executada.…

Dra. Camila Zanirato
Dentista
Ribeirão Preto
Geralmente sim, após procedimentos cirúrgicos pode acontecer de ficar dolorido sim. O ideal é você procurar o dentista que realizou a cirurgia para que ele verifique o motivo dessa sintomatologia.

Olá, tudo bem?
Normalmente, nos 3 primeiros dias incha mais e após 7 dias remove-se os pontos, porém é importante passar em consulta com dentista para avaliar quanto está inchado e se necessita…

Dra. Julia Tramujas Murad
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
São Paulo
O ideal é que você retorne ao cirurgião que realizou o procedimento para que ele te reavalie. Boa sorte!

Dr. Frederico Carnevale
Dentista, Cirurgião buco-maxilo-facial
Rio de Janeiro
Quando algum ponto solta depois uma frenectomia labial superior pode ocorrer uma cicatrização por segunda intenção nessa região e a mesma fica esbranquiçada.
O ideal que você procure o…

É normal sim! Mas converse com o cirurgião que realizou a cirurgia para que este possa te examinar e ver se durante a cirurgia alguma glândula ou ducto salivar chegou a ser comprometido.