Gastroplastia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - gastroplastia

Encontre um especialista na sua cidade:
Walter Henrique Costa Rios

Walter Henrique Costa Rios

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Brasília

Agendar uma visita
Eduardo Larchert Guimarães

Eduardo Larchert Guimarães

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Salvador

Agendar uma visita
Bruno Souza de Albuquerque Maranhão

Bruno Souza de Albuquerque Maranhão

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Curitiba

Agendar uma visita
José Luis de Souza Varela

José Luis de Souza Varela

Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Victor Lunau Barcellos

Victor Lunau Barcellos

Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas sobre Gastroplastia

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Gastroplastia

Olá. Pelo que me consta, o Conselho Federal de Medicina (CFM) ainda não reconhece a técnica da gastroplastia endoscópica como tratamento da obesidade. À disposição.
2 respostas


Boa tarde, nem todos os pacientes submetidos a cirurgia de sleeve (gastrectomia vertical) conseguem atingir a perda ponderal desejada. Se isso acontecer o paciente deve ser avaliado pelo cirurgião…
2 respostas


Não, são dois procedimentos diferentes e precisam de autorização prévia do plano.
1 respostas

Especialistas falam sobre Gastroplastia

A Gastroplastia ou Cirurgia Bariátrica é a cirurgia realizada para tratamento da Obesidade Mórbida. Pacientes com excesso de peso avaliada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que tem indicação para a realização da cirurgia devem ser avaliados pelo cirurgião que realizará uma consulta detalhada sobre as causas desse excesso de peso, realizando também exames laboratoriais, cardíacos, respiratórios, de imagem e endoscopia para saber qual tipo de cirurgia bariátrica é a mais indicada para o tratamento que controla da melhor forma a OBESIDADE MÓRBIDA e as doenças associadas como diabetes melitus, hipertensão, distúrbios do colesterol, gordura no fígado (esteatose hepática) e apnéia do sono.

A obesidade mórbida é uma doença que vem crescendo assustadoramente, devido ao sendentarismo e alimentação inadequada, principalmente em grandes centros urbanos. A cirurgia não é indicada para todos os pacientes, mas principalmente para os que possuem co-morbidades associadas (a Síndrome Metabólica - Diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado, etc; ou doenças do aparelho locomotor, como dor em coluna lombar ou joelho). A complexidade do tratamento envolve não só o cirurgião, mas o endocrinologista, psicólogo, nutricionista, às vezes psiquiatra e outras especialidades.

Tiago Riuji Ijichi

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo


A Gastroplastia redutora ou cirurgia bariátrica é o tratamento mais efetivo para a obesidade moderada a severa, com perda média de 30 a 40% do peso total. Os resultados são persistentes em torno de 80% dos pacientes, resultando em melhora de muitas doenças decorrentes do excesso de peso como diabetes, pressão alta, problemas articulares, apnéia do sono, entre outras. Há mais de 18 anos realizamos bypass vídeo-laparoscópico, já tendo operado mais de 2000 pacientes. Nossa equipe multidisciplinar presta atendimento personalizado. Realizamos as técnicas mais avançadas, tendo também grande experiência com cirurgia de SLEEVE gástrico. Respeito, ética, profissionalismo e inovação constante

Daniellson Dimbarre

Cirurgião do aparelho digestivo, Endoscopista

Curitiba


Acompanhamento nutricional no pré e pós operatório da Cirurgia Bariátrica. Preparo para a cirurgia, evolução da dieta fases líquida e pastosa, acompanhamento nutricional pós operatório tardio, inclusive no reganho de peso.

Gisele Vieira

Nutricionista


Trata-se da cirurgia para tratamento da obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica. As principais técnicas cirúrgicas regulamentadas realizadas no Brasil são a Gastrectomia Vertical ou Sleeve (que só retira uma parte do estômago ) e o By-pass gástrico (além da redução do estômago também consiste em desvio do trânsito intestinal), ambas realizadas por videolaparoscopia. A escolha do tipo de cirurgia é feita pelo cirurgião seguindo rigorosos critérios caso a caso.

Diogo Stinguel Thomazini

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Cariacica

Agendar uma visita

A gastroplastia, mais conhecida popularmente como cirurgia bariátrica, hoje se apresenta como a principal arma de tratamento da obesidade mórbida. Atualmente temos duas técnicas principais; o By Pass (Capela) na qual além de reduzir o estômago fazemos um desvio do intestino, e o Sleeve onde fazemos apenas a diminuição do estômago sem mexer no intestino. Ambas são bastante eficientes e possuem indicações específicas para cada paciente, bem como ambas são feitas atualmente sem cortes. O tipo de cirurgia que se adequará a cada caso, será definida em consulta durante a avaliação pré operatória.

Eduardo Larchert Guimarães

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Salvador

Agendar uma visita

O By Pass gástrico é um procedimento misto, ou seja, combina restritivo com disabsortivo. É realizado o grampeamento do estômago criando um reservatório de aproximadamente 50 ml e o desvio de cerca de 1,5 m do intestino delgado (fino). Com isso, ocorre a restrição da quantidade de alimento que o paciente pode ingerir e também o retardo da mistura desse alimento com os sucos digestivos (bile e suco pancreático) para evitar a absorção de todo alimento ingerido. O restante do estômago e do intestino não são retirados, são apenas excluídos do contato com os alimentos. Em média, você perderá 70% do seu excesso de peso corporal nos primeiros 18 meses após a cirurgia.

Dorivam Celso Nogueira Filho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Curitiba


A Cirurgia Bariátrica e Metabólica é o método de escolha para o tratamento da Obesidade Grau II (IMC>35) e Grau III (IMC>40) nos pacientes refratários ao tratamento clínico. Existem 2 cirurgias principais: - Sleeve - Bypass As 2 cirurgias são realizadas por Videolaparoscopia, sob Anestesia Geral e tem uma rápida recuperação pós-operatória. Normalmente os pacientes passam menos de 36h no hospital. Qual a melhor técnica? Depende do perfil do paciente. Para isso é realizada uma grande "bateria de exames" e o Cirurgião, juntamente com o paciente, definem qual o melhor procedimento para o caso em questão.

Guilhermino Nogueira

Cirurgião do aparelho digestivo

Recife

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Gastroplastia?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.