Herniorrafia inguinal videolaparoscopica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - herniorrafia inguinal videolaparoscopica

Sérgio Cunha

Sérgio Cunha

Cirurgião geral, Coloproctologista

Guará

Agendar uma visita
Lucas Souto Nacif

Lucas Souto Nacif

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Agendar uma visita
Marco Antônio Santos Oliveira

Marco Antônio Santos Oliveira

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo, Endoscopista

Linhares

Agendar uma visita
Ramom Lélis

Ramom Lélis

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Marcelo Canelo Coppini

Marcelo Canelo Coppini

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Joinville

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas sobre Herniorrafia inguinal videolaparoscopica

Nossos especialistas responderam a 8 perguntas sobre Herniorrafia inguinal videolaparoscopica

Medos antes de procedimentos desconhecidos são válidos e um profissional capacitado consegue, em consulta, explicar com calma e detalhadamente sobre suas questões.
Toda cirurgia videolaparoscópica…

Bom dia,
O tratamento de hérnia inguinal por laparoscopia é minimamente invasivo e tem um período de recuperação curto. Em casos não complicados, atividades habituais já podem ser realizadas…

Não, a incisão é muito pequena cerca de 1cm. A tela entra pela cicatriz umbilical e dobrada. A indicação da cirurgia de hérnia depende da avaliação do paciente, dos seus sintomas e da localização…

Especialistas falam sobre Herniorrafia Inguinal Videolaparoscopica

É uma cirurgia na qual a hérnia inguinal é tratada por meio de pequenos furos e com uma micro-câmera é realizada a colocação de uma tela para reforço da área de fraqueza da hérnia. Essa tela é fixada por grampos no local por meio de um grampeador. Apresenta grandes vantagens sobre a via clássica como menos dor, estética e reabilitação precoce para o trabalho e esporte. Tenho realizado essa técnica desde 2000 com muito sucesso em praticamente todos os casos.

Sergio Renato Pais Costa

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Brasília


A hérnia ocorre quando algum conteúdo da cavidade abdominal sai por um defeito na musculatura do abdome, causando dor e abaulamento na virilha. A cirurgia permite tratamento seguro, definitivo com recuperação rápida, em torno de 15 dias e pouco dolorosa. Pode ser realizada em regime ambulatorial (alta no mesmo dia) ou de internação (24 a 48 horas), sendo esta decisão tomada caso a caso. Também dependendo das características da hérnia e do paciente a cirurgia pode ser mais vantajosa com corte (aberta) ou minimamente invasiva (videolaparoscopia ou robótica). Uma tela de material sintético é utilizada na maioria dos casos para reforçar a musculatura.

Victor Bruscagin

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo


Hérnia inguinal é um abaulamento ou crescimento na região da virilha. Pode ter como sintoma dor na região da virilha ao esforço físico. Sua principal causa é fraqueza muscular e pode acometer os dois lados simultaneamente. O risco de encarceramento e estrangulamento de alças intestinais no anel herniário indicam seu tratamento imediato, assim que realizado o diagnóstico. Seu tratamento é cirúrgico, e pode ser realizado por vídeo-laparoscopia, com rápida recuperação e retorno às atividades físicas.

Daniel Kruglensky

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo


É um procedimento para o tratamento das hérnias inguinais - na virilha. Consiste em uma cirurgia videolaparoscópica ("dos furinhos na barriga"), que permite cortes menores na pele, levando a uma recuperação em geral com menos dor após a cirurgia. É necessária colocação de tela sintética durante o procedimento, visando evitar retorno posterior das hérnias.

Diogo Stinguel Thomazini

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Vila Velha

Agendar uma visita

A hérnia inguinal laparoscópica revolucionou a cirurgia da hérnia. Imagine uma pia com um ralo. Imagine que a tampa é colocada por dentro para evitar que a água escorra. Nas cirurgias abertas, a tela sempre foi colocada por fora como se fosse uma tampa de pia sendo colocada por fora. A laparoscopia (cirurgia com pequenos cortes) permitiu que a tampa seja colocada por dentro, sendo mais difícil que a tela migre por essa particularidade anatômica. Hérnia é um buraco no abdome e as estruturas podem querer sair por aí. A tela funciona como uma tampa e daí tudo se resolve. Em 2 dias, pode-se voltar a trabalhar na cirurgia laparoscópica diferente da aberta que tem de esperar 6 semanas.

Clarissa Alster Vicente

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo


A herniorrafia inguinal videolaparoscópica é uma forma eficaz de tratamento da hérnia inguinal. Quando comparada com a técnica convencional apresenta como benefícios menor dor pós-operatória, retorno mais rápido às atividades cotidianas e melhor resultado estético. Seu benefício é ainda maior em pacientes com hérnias bilaterais (dos dois lados) ou recidivadas (que já foram operadas antes com cirurgia aberta).

Marcelo De Abreu Pinto

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Porto Alegre

Agendar uma visita

Correção da hérnia inguinal através de vídeolaparoscopia é considerada uma técnica minimamente invasiva que tem a grande vantagem de ocasionar pouca dor no pós-operatório, ausência de incisões convencionais e um retorno mais rápido as atividades laborais. As taxas de complicações variam entre 3,8% e 13,6%. Podemos classificar as complicações em 4 tipos: relacionadas com o procedimento laparoscópico, com o paciente, com a reparação herniária cirúrgica e com a prótese. O tratamento cirúrgico das hérnias inguinais por acesso laparoscópico deve ser realizado por uma equipe experiente e familiarizada com o tratamento cirúrgico de afecções abdominais por acesso minimamente invasivo.

Dorivam Celso Nogueira Filho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Curitiba


A hérnia inguinal é causada por uma fraqueza na musculatura da parede abdominal. Essa fraqueza faz com que o conteúdo interno do abdome (intestino e gordura geralmente), migre para o canal inguinal e até para o escroto em determinados casos. Os sintomas são dor e abaulamento na região da virilha, principalmente durante esforço físico. O tratamento é com cirurgia para corrigir o defeito e colocar uma "tela" feita de um material sintético que reforça a região onde havia a fraqueza. Pode ser realizada através de videolaparoscopia com 3 pequenas incisões de 5 a 10mm (inclusive quando a hérnia acomete os dois lados), com retorno mais rápido as atividades atuais.

Daniel Hortiz

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

João Pessoa


Correção através da laparoscopia de uma hérnia inguinal. Associada a menos dor no pós-operatório e ao retorno maia precoce às atividades diárias.

Henrique Mateus

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Agendar uma visita

A Hérnia inguinal é uma falha na parede abdominal da região da "virilha" por onde pode passar o conteúdo de dentro do abdome ( gordura e até alças intestinais). Seu tratamento é cirúrgico e evita complicações que podem ser graves. A cirurgia por videolaparoscopia traz os mesmos benefícios e eficácia do tratamento por cortes maiores, porém com menor dor pós operatória e retorno mais rápido às suas atividades.

Fernando Furlan Nunes

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Herniorrafia inguinal videolaparoscopica?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.