Histerectomia total ampliada (wertheim-meigs) - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A histerectomia total ampliada Wertheim-Meigs (WM) é utilizada no tratamento do cancro do colo e no tratamento do cancro do endométrio. A histerectomia total ampliada Wertheim-Meigs consiste na retirada do útero com os seus ligamentos de soporte (paramétrio), trompas, ovários, e 1/3 da parte superior da vagina. Geralmente, é associada também à remoção dos gânglios linfáticos (linfonodos) retroperitoneais pélvicos e até para-aórticos (linfadenectomia retroperitoneal). Às vezes, um dos ovários pode ser preservado, em mulheres com tumores pequenos e na idade reprodutora, a fim de não colocá-las em menopausa. A histerectomia total ampliada Wertheim-Meigs é uma cirurgia hemorrágica, com um tempo operatório longo, frequentemente associada a complicações per e pós-operatórias. Sem embargo, são pouco frequentes as complicações pós-operatórias tardias ou as sequelas. Por isto, a histerectomia total ampliada Wertheim-Meigs considera-se uma cirurgia segura. O tempo médio de internamento é de dez a quinze días. A histerectomia total ampliada Wertheim-Meigs deve ser realizada por um ginecologista com treino em oncologia. Nos últimos anos cada vez mais serviços de oncologia ginecológica vêm realizando histerectomia total ampliada Wertheim-Meigs por via laparoscópica.

Especialistas em histerectomia total ampliada (wertheim-meigs)

Encontre um especialista em Histerectomia total ampliada (Wertheim-Meigs) na sua cidade:
Eduardo Rodrigues Zarco da Câmara

Eduardo Rodrigues Zarco da Câmara

Cirurgião geral, Cirurgião oncológico

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Fábio Oliveira Neves

Fábio Oliveira Neves

Cirurgião geral, Cirurgião oncológico

Vitória da Conquista

Agendar uma visita
Jean Carlo Nascimento

Jean Carlo Nascimento

Ginecologista

São Bernardo do Campo

Agendar uma visita
Marcelo Ponte

Marcelo Ponte

Ginecologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Perguntas sobre Histerectomia total ampliada (wertheim-meigs)

Nossos especialistas responderam a 64 perguntas sobre Histerectomia total ampliada (wertheim-meigs)

Sim é. Se for muito intensa procurar seu cirurgião
2 respostas

Dra. Carmem Helena Snel Wehmuth
Dra. Carmem Helena Snel Wehmuth
Ginecologista
Blumenau
Primeiramente há histerectomia aberta, quando se cortam os músculos e por laparoscopia , que entram cânulas por orifícios com a barriga cheia de gás. Primeiramente você tem alta e se estiver…
1 respostas

Dra. Graziela Fernanda de Jesus
Dra. Graziela Fernanda de Jesus
Ginecologista
Campinas
Não tem relação, mas tem relação por ser pós cirúrgico, portanto passa num pronto socorro!
4 respostas

Especialistas falam sobre Histerectomia total ampliada (Wertheim-Meigs)

Essa operação é considerada o padrão de tratamento curativo do câncer de colo de útero que se apresenta localizado e em alguns casos de câncer de endométrio - corpo do útero. Trata-se da retirada total do útero e anexos (ovários e trompas) junto com os ligamentos paramétrios que é um foco comum de disseminação na pelve desse tumor além da linfadenectomia - retirada de gânglios linfáticos da região pélvica. Pode ser realizada por corte ou videolaparoscopia. Tenho realizado geralmente a via videolaparoscópica que apresenta menos complicações, dores e melhor resultado estético.

Dr. Sergio Renato Pais-Costa

Oncologista, Cirurgião do aparelho digestivo

Brasília

Agendar uma visita

Histerectomia radical ou Cirurgia de Wertheim-Meigs: cirurgia realizada para tratamento de câncer inicial de colo uterino. Consiste na retirada do útero (colo e corpo) em conjunto com parte superior da vagina, parte dos ligamentos ao lado do útero (paramétrios) e linfonodos (gânglios) da pelve.

Marcelo Ponte

Ginecologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Histerectomia é uma operação cirúrgica da área ginecológica que consiste na remoção do útero. A histerectomia pode ser total, quando se retira o corpo e o colo do útero, ou subtotal, quando só o corpo é retirado. Por vezes, esta cirurgia é acompanhada da remoção simultânea dos ovários e trompas. A Histerectomia total Ampliada é uma Histerectomia radical, utilizada para tratamento de câncer de colo uterino. a mesma que pode ser feita por videolaparoscopia se cumprir com os critérios para realização de dito procedimento.

Ronald Delgado

Cirurgião geral, Cirurgião oncológico

Salvador

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Histerectomia total ampliada (wertheim-meigs)?

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.