Laparoscopia diagnóstica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é laparoscopia diagnóstica?

É uma técnica de diagnóstico que envolve a inserção de um tubo de visualização  dentro da cavidade abdominal, permitindo a visualização direta de órgãos e de recolha de amostras para biópsia, se necessário.

Requer um ou mais incisões de 5-10 mm. Os e cirurgiões costumam fazer. Seu uso está se tornando mais comum, e substituiu  grandes incisões cirúrgicas para diagnosticar abdominal (laparotomia).

Como é uma laparoscopia diagnóstica?

Ela exige anestesia geral na sala de cirurgia. Através de uma agulha de punção é injetado dióxido de carbono na cavidade abdominal, que é distendida. Ele cria um espaço entre a parede abdominal anterior e vísceras para explorar a cavidade e dispositivos de manobra médica.

Através de uma incisão de 10 mm na região do umbigo um laparoscópio é inserido. É um tubo óptico acoplado a uma fonte de luz e sistema de vídeo, que pode transmitir imagens de dentro do abdômen para os monitores na sala de cirurgia.

Dependendo da necessidade de exploração ou biópsia pode ser outras incisões menores, 5 mm, para a introdução de instrumentos.

Quais são as indicações para laparoscopia diagnóstica?

Em geral, pode ser necessário realizar uma laparoscopia abdominal quando os testes radiológicos (ultra-som, tomografia computadorizada tomografia computadorizada, ressonância magnética) não conduzem a um diagnóstico.

A laparoscopia é útil para o diagnóstico nas seguintes situações:

  • Dor na região abdominal inferior ou pélvica. Às vezes, é feito com urgência. Você pode determinar a presença de , doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica, cistos de ovário, apendicite. Na maioria dessas doenças, a laparoscopia, além de diagnóstico, faz o tratamento e permite a solução do problema.
  • Lesões do fígado e outros órgãos abdominais que necessitam de amostras de tecido sob visão direta.
  • Estudo de extensão de tumores da cavidade abdominal para ver se eles estão ou não ressecáveis.

Quais são as consequências de uma laparoscopia diagnóstica?

Pode ser realizada em cirurgia ambulatorial ou de curta duração, hospitalizações 24-48 horas. Durante as primeiras horas pode haver leve e se espalhar para os ombros, o resultado da distensão abdominal. Alimentação por via oral foi iniciada poucas horas após o procedimento. O retorno às atividades normais é entre 1-2 semanas depois.

Nenhuma cirurgia é totalmente sem risco. O risco da anestesia geral é muito baixa em pacientes que têm bom estado geral.

Os riscos da laparoscopia são excepcionais: lesão do intestino ou de artéria ou veia no abdômen, com a punção. Complicações menores estão sangramento e hematomas pela entradas dos instrumentos.

Especialistas - laparoscopia diagnóstica

Orestes Borges

Orestes Borges

Cirurgião geral, Endoscopista

Cuiabá

Agendar uma visita
Alexandre Guedes

Alexandre Guedes

Cirurgião oncológico, Oncologista

Ponta Grossa

Agendar uma visita
Caio Batista Fontes

Caio Batista Fontes

Cirurgião geral

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas sobre Laparoscopia diagnóstica

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Laparoscopia diagnóstica

Bom dia, não é esperado que você tenha dores 4 meses após a cirurgia. Possivelmente, sua dor não tem relação com a cirurgia, mas para ter certeza é necessário que você seja examinado.

É indicado fazer refeições leves, com ingestão adequada de líquidos. Nada de alimentos inflamatórios como carne vermelha.

Especialistas falam sobre Laparoscopia diagnóstica

É o procedimento cirúrgico onde se pode observar a cavidade abdomino-pélvica através da introdução de uma ótica pela parede abdominal após insuflar a cavidade abdominal com gás carbônico. A incisão é realizada no umbigo e mede em torno de 10 mm. Podem ser feitas outras incisões auxiliares com a mesma medida ou menores em outros locais do abdome (Geralmente mais 2 ou 3). Diagnóstica ou cirúrgica, a laparoscopia é um importante instrumento na investigação e tratamento de doenças causadoras de infertilidade e dor pélvica crônica, diagnóstico e tratamento de endometriose, cistos de ovário (ex: endometriomas, cistos dermóides, tumores), aderências pélvicas, doença inflamatória pélvica, miomas.

Carla Iaconelli

Ginecologista

São Paulo


A laparoscopia é uma cirurgia minimamente invasiva com o objetivo de realizar cirurgias abdominais e pélvicas com a introdução de pequenas cânulas no abdômen.As microcameras modernas oferecem melhor visualização e aumentam a precisão do cirurgião.A videolaparoscopia permite, além do diagnóstico, o tratamento imediato de alterações diagnosticadas. Principais indicações são : infertilidade, endometriose, dor pélvica crônica, cistos e tumores ovarianos e pélvicos entre outros.

Adriana De Mattos Amorim

Ginecologista

Rio de Janeiro


A videolaparoscopia ginecológica, popularmente chamada de laparoscopia, é uma cirurgia minimamente invasiva que tem como objetivo diagnosticar e tratar doenças que acometem a região abdominal. A operação é realizada em ambiente hospitalar, por meio da introdução de uma pequena câmera através da cavidade pélvica, sem a necessidade de grandes cortes externos na pele.Habitualmente são realizadas duas pequenas incisões na região inguinal (na altura da virilha) e uma incisão na região umbilical. Pode ser indicado na presença de cistos ovarianos, miomas uterinos, endometriose, dor pélvica, doenças inflamatórias e gestação ectópica.

Quais profissionais realizam Laparoscopia diagnóstica ?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.