Mapeamento corporal - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em mapeamento corporal

Encontre um especialista em Mapeamento Corporal na sua cidade:
Berenice Werlang

Berenice Werlang

Dermatologista

João Pessoa

Agendar uma visita
Iza Maria Correa

Iza Maria Correa

Dermatologista

Franco Da Rocha

Josiene Assis Pereira

Josiene Assis Pereira

Dermatologista

Uberlândia

Especialistas falam sobre Mapeamento Corporal

O mapeamento corporal é um exame que permite a avaliação e acompanhamento de pintas e sinais, através de um aparelho chamado Fotofinder. São obtidas fotografias de todo o corpo do paciente, além de fotografias da dermatoscopia digital dos nevos com um aumento de até 70 vezes, o que permite identificar pequenas mudanças ou surgimento de novas lesões suspeitas, e assim fazer um diagnóstico precoce de câncer de pele, além de impedir excisões desnecessárias. Esse exame é indicado para pessoas com risco aumentado de câncer de pele, ou seja, aquelas que apresentam muitas pintas, história pessoal ou familiar de melanoma, síndrome do nevo atípico, pele muito clara e que foi muito exposta ao sol.

Fernanda Marques Trindade

Dermatologista

Belo Horizonte


O Mapeamento Corporal é um exame que visa a detecção precoce do câncer de pele, em especial o melanoma. Trata-se de um exame indicado para pacientes com risco aumentado para o desenvolvimento do melanoma, como pessoas que já tiveram melanomas prévios ou familiares com histórico de melanoma, presença de múltiplas pintas e síndromes genéticas que levem à predisposição ao desenvolvimento de tumores de pele. É um exame complexo, que envolve fotografias corporais em posições padronizadas, para registro de todas as pintas do corpo, e fotos dermatoscópicas de lesões selecionadas, para que sejam avaliadas no primeiro exame e nos exames de controle para detecção precoce de possíveis modificações.

Joao Magalhaes Avancini Ferreira Alves

Dermatologista

São Paulo


Indicado para pacientes com muitas pintas (nevos) e seu principal objetivo é a detecção precoce do melanoma. O melanoma é um câncer de pele agressivo que pode causar metástases e levar ao óbito, porém pode ser curado se detectado e removido numa fase inicial. Neste exame são realizadas fotos corporais em posições padronizadas e fotos dermatoscópicas em grande aumento das pintas suspeitas. A principal vantagem deste exame é a comparação das fotos em sessões diferentes para identificar alterações suspeitas que indiquem a retirada de uma pinta e, ao mesmo tempo, diminuir o número de pintas retiradas desnecessariamente.

Quais profissionais realizam Mapeamento corporal?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.