Microcirurgia da hernia discal lombar - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em microcirurgia da hernia discal lombar

Encontre um especialista em Microcirurgia Da Hernia Discal Lombar na sua cidade:
Lucas Mascarenhas

Lucas Mascarenhas

Neurocirurgião

Salvador

Agendar uma visita
Gustavo Borges Laurindo de Azevedo

Gustavo Borges Laurindo de Azevedo

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Fabricio Correa Lamis

Fabricio Correa Lamis

Neurocirurgião

São Paulo

Agendar uma visita
Ricardo Esperidiao

Ricardo Esperidiao

Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Agendar uma visita

Perguntas sobre Microcirurgia da hernia discal lombar

Nossos especialistas responderam a 19 perguntas sobre Microcirurgia da hernia discal lombar

 Renato Andrade chaves
Renato Andrade chaves
Neurocirurgião
São Paulo
Um “ envelhecimento” no disco em questão, dependendo do estagio se torna hérnia de disco
1 respostas

O conflito a hérnia de disco promove efeito de comprimir estruturas a sua volta. Lesões neoplasias devido ao seu crescimento podem causar sintomas semelhantes, porém numa análise ampla as lesoes…
1 respostas

Dr. Breno Frota Siqueira
Dr. Breno Frota Siqueira
Ortopedista - traumatologista
Brasília
Boa noite, talvez pelo tamanho da hérnia e pela manipulação cirúrgica você ainda está tendo queixas. O melhor a fazer é conversar com o médico que operou e tirar suas dúvidas. Abraços
3 respostas

Especialistas falam sobre Microcirurgia Da Hernia Discal Lombar

Cerca de 20% dos pacientes com hérnia de disco lombar irão precisar de tratamento cirúrgico. Existem diversas técnicas, mas, atualmente, a mais recomendada é a Microcirurgia. Nela o cirurgião opera sob a visão do microscópio cirúrgico, o que faz o procedimento ficar muito mais preciso e seguro.

Para parcela considerável dos pacientes, o tratamento clínico ou conservador é resolutivo e consiste no uso de medicações, sessões de fisioterapia, e o tratamento cirúrgico pode ser necessário quando a dor é incapacitante e refratária às medidas clínicas, mas também deve ser considerada nos casos de déficits sensitivos e motores (alteração da sensibilidade e da força) e quando ocorre alterações da função urinária e intestinal. Como recomendações para prevenir a formação das Hérnias discais, estão a manutenção de postura adequada. Continua no site.

Robson Prudêncio Silva Lima

Especialista em dor, Neurocirurgião

São José dos Campos

Agendar uma visita

A cirurgia para Hérnia de Disco Lombar é realizada através de uma pequena incisão na região lombar, e, com o auxílio de um microscópio, a compressão da raíz do nervo ciático é retirada cuidadosamente visando diminuir o quadro de dor lombar do paciente. Tempo de cirurgia: Aproximadamente 1h a 1h30.

Isaias Fiuza Cabral

Neurocirurgião, Neurologista

Macapá

Agendar uma visita

O tratamento inicial de pacientes com hérnia de disco são medicações como analgésicos e antiinflamatorios e caso a dor seja muito intensa uso de opioides. O tratamento cirúrgico fica reservador para pacientes que evoluem com déficit neurológico ,dor refratária e incapacitante. O melhor tratamento cirúrgico para hérnia de disco é a microdiscectomia cirurgia realizada via microscópio onde se retira o fragmento herniado e descomprime o nervo comprometido , não ha utilização de próteses e normalmente paciente recebe alta no dia seguinte. Recidiva de hérnia ,ou seja recorrência da hérnia de disco lombar apos microdiscetomia pode ocorrem em 5-10%

Quando a dor é persistente ou causa déficits neurológicos a microcirurgia é um importante tipo de tratamento, que propicia uma recuperação rápida e alívio das dores, assim como a endoscopia de coluna. Preferimos as técnicas minimamente invasivas.

Minimamente Invasivos: Através de tubos dilatadores, chega-se até a parte posterior da coluna sem maiores danos aos tecidos e musculatura posterior. Abre-se uma pequena janela na parede óssea posterior, o que permite a descompressão das estruturas nervosas. Na maioria dos casos, não é necessário utilizar parafusos pediculares e o movimento do disco vertebral do nível afetado não é perdido.

Andre Luiz Pagotto Vieira

Ortopedista - traumatologista

Imperatriz


O tratamento cirúrgico da hérnia de disco lombar tem as seguintes indicações: - Síndrome da cauda equina (quando a hérnia comprime a medula espinal de forma aguda e leva a perda de força, sensibilidade nas pernas e perda do controle urinário e fecal) - Perda progressiva de força motora devido a hérnia - Falha no tratamento conservador, dor intratável A cirurgia é realizada por um corte de até 2 cm, com o auxílio de um microscópio, em que o objetivo é a retirada da hérnia para descompressão do nervo, raiz nervosa. Os resultados são positivos em mais de 90% dos casos e o índice de satisfação dos pacientes é muito alto, o que faz ainda ser o tratamento Gold Standard para esta patologia

Flávio Zelada

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

Tratamento cirúrgico minimamente invasivo, incisão pequena, pouca manipulação da musculatura, sob miscroscopia, com reduzido tempo cirúrgico. Resultados satisfatórios obtendo-se menos dor pós-operatória, e com o paciente normalmente tendo condições de alta hospitalar em até 24 horas do término do procedimento.

O tratamento clínico da hérnia de disco dura na grande maioria dos casos de quatro a oito semanas. O tratamento geralmente envolve uma combinação de terapia física, como fisioterapia analgésica e medicações para aliviar a dor. Mais de 90% das pessoas melhoram em até 3 meses. Se sem melhora após medicamentos e fisioterapia, pode ser necessário uma cirurgia. Entretanto, um micro cirurgia por microscópio ou por Video pode ser realizado atualmente! Não necessitando de "parafusos"e permitindo uma recuperação mais rápida.

Clóvis Castanho

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


O disco intervertebral é uma estrutura que fica entre as vértebras. O disco funciona como um amortecedor entre os ossos, diminuindo o impacto e mantendo a mobilidade da coluna vertebral. Eventualmente, o disco intervertebral pode deslocar-se de seu lugar e comprimir algum nervo da coluna, situação a que chamamos de hérnia de disco e pode causar muita dor. Em casos seletos em que o tratamento sem cirurgia falha, o médico pode tratar o problema por um procedimento que se chama microdiscectomia. Nesse procedimento, retiramos a hérnia de disco por uma incisão pequena (minimamente invasiva) e com auxílio de microscópio. Quando bem indicada e realizada é eficiente e a recuperação é rápida.

Paulo Alvim Borges

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


A hérnia de disco ocorre quando um fragmento da parte interna do disco, chamda núcleo pulposo, escapa através de uma ruptura na camada externa, chamada anel fibroso. Se a ruptura é completa, diz-se que a hérnia é extrusa, se é parcial, a hérnia é protrusa. Geralmente o fragmento de núcleo comprime uma raíz nervosa, provocando dor forte em uma das pernas. Essa é a dor ciática, o sintoma mais comum de hérnia de disco lombar. A maioria das hérnias pode ser tratada com medicação, repouso e fisioterapia. A cirurgia é indicada nos casos que não melhoram ou quando o sofrimento do nervo é muito grande. Existem várias técnicas.

João Thiago Frossard

Neurocirurgião

Rio de Janeiro


A medicina intervencionista em dor inclui procedimentos que podem ou não ser realizados no centro cirúrgico com auxilio de exame de imagem (radioscopia). O tratamento não é doloroso. Sendo assim, o maior número de pacientes que são submetidos a este tipo de procedimento recebem alta no mesmo dia. Os métodos intervencionistas podem tratar vários tipos de causa de dor, a mais comum é a hérnia de disco. O importante é uma avaliação criteriosa e precisa do paciente.

Renato Simionatto E Silva

Ortopedista - traumatologista

Brasília

Quais profissionais realizam Microcirurgia da hernia discal lombar?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.