Microcirurgia da hernia discal lombar - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - microcirurgia da hernia discal lombar

Lucas Mascarenhas

Lucas Mascarenhas

Neurocirurgião

Salvador

Agendar uma visita
Thiago Gomes Martins

Thiago Gomes Martins

Neurocirurgião, Neurologista

João Pessoa

Agendar uma visita
Luiz Carlos de Alencastro

Luiz Carlos de Alencastro

Neurocirurgião

Porto Alegre

Agendar uma visita
Denildo Veríssimo

Denildo Veríssimo

Neurocirurgião

Curitiba

Agendar uma visita

Perguntas sobre Microcirurgia da hernia discal lombar

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Microcirurgia da hernia discal lombar

Neurocirurgiões e ortopedistas tratam esse tipo de patologia. Caso necessite realizar uma cirurgia, recomendo procurar um dos dois profissionais que tenha especialização em cirurgia de coluna.
2 respostas


Boa noite!
Os especialistas recomendados para doenças da coluna vertebral são o neurocirurgião e o ortopedista com subespecialidade em coluna.
Em caso de fibromialgia e dor crônica…
2 respostas


Ninguém foi claro,pois não há uma resposta clara para sua pergunta.Se fizer uma ressonância de seus colegas de exercício ,que tenham os mesmos antecedentes e condições físicas que você e que…
2 respostas

Especialistas falam sobre Microcirurgia Da Hernia Discal Lombar

Cerca de 20% dos pacientes com hérnia de disco lombar irão precisar de tratamento cirúrgico. Existem diversas técnicas, mas, atualmente, a mais recomendada é a Microcirurgia. Nela o cirurgião opera sob a visão do microscópio cirúrgico, o que faz o procedimento ficar muito mais preciso e seguro.

Para parcela considerável dos pacientes, o tratamento clínico ou conservador é resolutivo e consiste no uso de medicações, sessões de fisioterapia, e o tratamento cirúrgico pode ser necessário quando a dor é incapacitante e refratária às medidas clínicas, mas também deve ser considerada nos casos de déficits sensitivos e motores (alteração da sensibilidade e da força) e quando ocorre alterações da função urinária e intestinal. Como recomendações para prevenir a formação das Hérnias discais, estão a manutenção de postura adequada. Continua no site.

Robson Prudêncio Silva Lima

Especialista em dor, Neurocirurgião

São José dos Campos

Agendar uma visita

A cirurgia para Hérnia de Disco Lombar é realizada através de uma pequena incisão na região lombar, e, com o auxílio de um microscópio, a compressão da raíz do nervo ciático é retirada cuidadosamente visando diminuir o quadro de dor lombar do paciente. Tempo de cirurgia: Aproximadamente 1h a 1h30.

Isaias Fiuza Cabral

Neurocirurgião, Neurologista

Macapá

Agendar uma visita

O tratamento inicial de pacientes com hérnia de disco são medicações como analgésicos e antiinflamatorios e caso a dor seja muito intensa uso de opioides. O tratamento cirúrgico fica reservador para pacientes que evoluem com déficit neurológico ,dor refratária e incapacitante. O melhor tratamento cirúrgico para hérnia de disco é a microdiscectomia cirurgia realizada via microscópio onde se retira o fragmento herniado e descomprime o nervo comprometido , não ha utilização de próteses e normalmente paciente recebe alta no dia seguinte. Recidiva de hérnia ,ou seja recorrência da hérnia de disco lombar apos microdiscetomia pode ocorrem em 5-10%

Quando a dor é persistente ou causa déficits neurológicos a microcirurgia é um importante tipo de tratamento, que propicia uma recuperação rápida e alívio das dores, assim como a endoscopia de coluna. Preferimos as técnicas minimamente invasivas.

Minimamente Invasivos: Através de tubos dilatadores, chega-se até a parte posterior da coluna sem maiores danos aos tecidos e musculatura posterior. Abre-se uma pequena janela na parede óssea posterior, o que permite a descompressão das estruturas nervosas. Na maioria dos casos, não é necessário utilizar parafusos pediculares e o movimento do disco vertebral do nível afetado não é perdido.

Andre Pagotto

Ortopedista - traumatologista

Imperatriz

Agendar uma visita

O tratamento cirúrgico da hérnia de disco lombar tem as seguintes indicações: - Síndrome da cauda equina (quando a hérnia comprime a medula espinal de forma aguda e leva a perda de força, sensibilidade nas pernas e perda do controle urinário e fecal) - Perda progressiva de força motora devido a hérnia - Falha no tratamento conservador, dor intratável A cirurgia é realizada por um corte de até 2 cm, com o auxílio de um microscópio, em que o objetivo é a retirada da hérnia para descompressão do nervo, raiz nervosa. Os resultados são positivos em mais de 90% dos casos e o índice de satisfação dos pacientes é muito alto, o que faz ainda ser o tratamento Gold Standard para esta patologia

Flávio Zelada

Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor

São Paulo

Agendar uma visita

Tratamento cirúrgico minimamente invasivo, incisão pequena, pouca manipulação da musculatura, sob miscroscopia, com reduzido tempo cirúrgico. Resultados satisfatórios obtendo-se menos dor pós-operatória, e com o paciente normalmente tendo condições de alta hospitalar em até 24 horas do término do procedimento.

O tratamento clínico da hérnia de disco dura na grande maioria dos casos de quatro a oito semanas. O tratamento geralmente envolve uma combinação de terapia física, como fisioterapia analgésica e medicações para aliviar a dor. Mais de 90% das pessoas melhoram em até 3 meses. Se sem melhora após medicamentos e fisioterapia, pode ser necessário uma cirurgia. Entretanto, um micro cirurgia por microscópio ou por Video pode ser realizado atualmente! Não necessitando de "parafusos"e permitindo uma recuperação mais rápida.

Clóvis Castanho

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


O disco intervertebral é uma estrutura que fica entre as vértebras. O disco funciona como um amortecedor entre os ossos, diminuindo o impacto e mantendo a mobilidade da coluna vertebral. Eventualmente, o disco intervertebral pode deslocar-se de seu lugar e comprimir algum nervo da coluna, situação a que chamamos de hérnia de disco e pode causar muita dor. Em casos seletos em que o tratamento sem cirurgia falha, o médico pode tratar o problema por um procedimento que se chama microdiscectomia. Nesse procedimento, retiramos a hérnia de disco por uma incisão pequena (minimamente invasiva) e com auxílio de microscópio. Quando bem indicada e realizada é eficiente e a recuperação é rápida.

Paulo Alvim Borges

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


A hérnia de disco ocorre quando um fragmento da parte interna do disco, chamda núcleo pulposo, escapa através de uma ruptura na camada externa, chamada anel fibroso. Se a ruptura é completa, diz-se que a hérnia é extrusa, se é parcial, a hérnia é protrusa. Geralmente o fragmento de núcleo comprime uma raíz nervosa, provocando dor forte em uma das pernas. Essa é a dor ciática, o sintoma mais comum de hérnia de disco lombar. A maioria das hérnias pode ser tratada com medicação, repouso e fisioterapia. A cirurgia é indicada nos casos que não melhoram ou quando o sofrimento do nervo é muito grande. Existem várias técnicas.

João Thiago Frossard

Neurocirurgião

Rio de Janeiro


A medicina intervencionista em dor inclui procedimentos que podem ou não ser realizados no centro cirúrgico com auxilio de exame de imagem (radioscopia). O tratamento não é doloroso. Sendo assim, o maior número de pacientes que são submetidos a este tipo de procedimento recebem alta no mesmo dia. Os métodos intervencionistas podem tratar vários tipos de causa de dor, a mais comum é a hérnia de disco. O importante é uma avaliação criteriosa e precisa do paciente.

Renato Simionatto E Silva

Ortopedista - traumatologista

Brasília

Quais profissionais realizam Microcirurgia da hernia discal lombar?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.