Microcirurgia de tumor cerebral - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em microcirurgia de tumor cerebral

Encontre um especialista em Microcirurgia De Tumor Cerebral na sua cidade:
Carlos Eduardo Miranda

Carlos Eduardo Miranda

Neurocirurgião

São Paulo

Agendar uma visita
Eduardo H Lauar

Eduardo H Lauar

Neurocirurgião

Belo Horizonte

Cristiane Segato

Cristiane Segato

Neurologista

Santo Ângelo

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Peter Joviano Coutinho

Peter Joviano Coutinho

Neurocirurgião

Belo Horizonte

Perguntas sobre Microcirurgia de tumor cerebral

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Microcirurgia de tumor cerebral

Dr. Thiago Gomes Martins
Dr. Thiago Gomes Martins
Neurocirurgião, Neurologista
João Pessoa
Bom dia,

Antes de tudo, qualquer tumor cerebral é passível de biópsia. A biópsia é essencial para guiar qualquer tratamento inicial, pois só com ela saberemos qual tipo de cirurgia,…
3 respostas

Dr. Carlos Eduardo Pires Henriques
Dr. Carlos Eduardo Pires Henriques
Neurocirurgião
Rio de Janeiro
Schwanoma Vestibular é a denominação correta para o Neurinoma do Acústico, um tumor benigno originado da bainha nervo vestibular. Seus principais sintomas são: perda auditiva, tinido, desequilíbrio…
2 respostas

Especialistas falam sobre Microcirurgia De Tumor Cerebral

Atualmente a microcirurgia é a melhor escolha para a maioria dos tumores cerebrais. Quando o médico utiliza o microscópio cirúrgico a precisão da operação aumenta consideravelmente, favorecendo a retirada das lesões tumorais e minimizando os riscos de danos aos tecidos normais do cérebro.

Tumores cerebrais primários, chamados gliomas ou astrocitomas, são tumores das células estruturais do cérebro, conhecidas como células gliais(tumores secundários são as chamadas metástases, que possuem sua origem em tumores de outra localidade do organismo e que chegam ao cérebro através de células levadas pela corrente sangüíne. Esses tumores podem se apresentar com fraqueza, cefaléia ou crises convulsivas, ou alterações de personalidade. Alguns astrocitomas são considerados de baixo grau (low-grade) e podem ser benignos ou de crescimento lento. Astrocitomas mais agressivos, chamados glioblastoma multiforme, são geralmente rapidamente progressivos e malígnos.

Dr. Helder Tedeschi

Neurocirurgião

São Paulo


O tratamento cirúrgico para tumor cerebral é variado. Depende da localização, relações neurovasculares, comorbidades entre outros. A maioria das vezes é tentado a ressecção completa da lesão para posterior análise anatomopatológica. En alguns casos pode ser realizado apenas biópsia. O seguimento multidisciplinar com oncologista é essencial para o controle da doença.

Dener Zandonadi

Neurocirurgião, Neurologista

São Luís

Agendar uma visita

As cirurgias para ressecção de tumor cerebral são prioritariamente estudadas caso a caso, antes do procedimento cirúrgico, para que no momento da cirurgia o neurocirurgião possa ressecar completamente o tumor, causando o menor dano cerebral possível ao paciente, minimizando deste modo as sequelas pós operatórias. Todas as neurocirurgias para ressecção de tumores cerebrais são realizadas com o auxílio de microscópios cirúrgicos, e algumas necessitam de material específico para o procedimento, como Aspirador ultrassônico, neuronavegador. Todas as melhores tecnologias estão disponíveis no nosso estado, no Hospital São Camilo. Tempo de cirurgia: entre 05h e 08h.

Isaias Fiuza Cabral

Neurocirurgião, Neurologista

Macapá


Os tumores cerebrais podem ser benignos ou malignos. No entanto, essa não é a única característica que devemos ter atenção. Tão importante quanto a característica histológica é a localização do tumor cerebral. Tumores em áreas eloquentes (visão, fala, área motora) podem ter tratamento diferenciado em relação à conduta cirurgia, inclusive em relação à técnica cirúrgica. Algumas lesões necessitam de abordagem com o paciente acordado para evitar comprometimento maior na fala. Algumas lesões necessitam de abordagem em dois ou mais tempos cirúrgicos, a depender do tamanho e localização da lesão. É ideal passar em consulta com neurocirurgião e um bom exame de imagem do encéfalo.

Egmond Alves

Neurocirurgião

Sorocaba

Agendar uma visita

Tumor cerebral ocorre quando células do cérebro anormais apresentam crescimento descontrolado, aumentando de tamanho e ocasionando desvio das estruturas normais do cérebro humano. Os primeiros sintomas podem ser dor de cabeça progressiva, crises convulsivas e perda de força e sensibilidade. Após adequada avaliação clinica, exame físico e realização de exames é definido a melhor conduta para tratamento, incluindo o tratamento cirúrgico. A cirurgia é feito com auxílio de neuronavegação para determinar a região do tumor a ser retirado, sob técnica microcirúrgica com auxílio de microscópio, evitando lesões no cérebro normal e possíveis sequelas pós cirúrgicas.

Werllen Maia

Neurocirurgião

Fortaleza


Os Tumores Cerebrais podem ser primários do tecido encefálico ou podem ser secundários a outras doenças sistêmicas. Para adequadro tratamento e condução desses casos é mandatório uma avaliação detalhada da localização, tamanho, origem e estado geral do paciente. Os Tumores Cerebrais podem ser tratados com cirurgia, radiocirurgia, terapias adjuvantes (quimioterapia / radioterapia) e em algumas situações com medicações. A escolha da melhor modalidade de tratamento deve ser individualizada para cada paciente

Doralice Batista

Neurocirurgião

Campos Dos Goytacazes

Agendar uma visita

O meningioma tem origem nas células aracnóides e por isso a sua íntima relação com as meninges ( membranas) que envolvem o cérebro. Corresponde a 36% de todos os tumores cerebrais, sendo mais comum em mulheres com média de idade de 65 anos. É um tumor benigno, porém pode adquirir um comportamento maligno em determinados casos segundo a última classificação da OMS. Dor de cabeça e crise convulsiva são sintomas associados.O principal fator de risco descrito na literatura é a exposição precoce à radiação ionizante, como ocorre por exemplo com crianças que precisam ser submetidas a tomografias computadorizadas. Essas crianças apresentam uma chance maior de desenvolver a doença no futuro.

Renvik Demauir

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Os tumores cerebrais são lesões localizadas em regiões responsáveis pelo comando de funções muito importantes do nosso corpo, como força, visão, fala, memória, pensamento lógico. Diante disso, a remoção dessas lesões exige manipulação cirúrgica com o máximo de precisão, com o objetivo de preservar as regiões e estruturas anatômicas nobres, vizinhas ao tumor. A microcirurgia consiste na utilização do microscópio cirúrgico. Um aparelho que promove a ampliação da visualização do campo cirúrgico, permitindo ao cirurgião o controle de estruturas microscópicas próximas ao tumor, trazendo maior segurança ao paciente, com menores riscos de complicações no pós-operatório.

Quais profissionais realizam Microcirurgia de tumor cerebral?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.