Nefrectomia parcial por videolaparoscopia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em nefrectomia parcial por videolaparoscopia

Encontre um especialista em Nefrectomia parcial por videolaparoscopia na sua cidade:

Especialistas falam sobre Nefrectomia parcial por videolaparoscopia

A Nefrectomia parcial para câncer está indicada em tumores renais favoráveis a retirada parcial. O objetivo desta operação é preservar o máximo de tecido renal para reduzir o risco de insuficiência renal crônica, sem comprometer o controle do tumor. Atualmente é realizada por laparoscopia (pequenos furos na barriga) ou por laparoscopia com auxílio do robô. É uma operação complexa e por isso deve ser realizada por profissionais capacitados. As vantagens da cirurgia laparoscópica são menor sangramento, menos dor e recuperação rápida.

A nefrectomia parcial é indicada quando há um tumor renal pequeno, que observamos que existe muito rim saudável não acometido pelo tumor e, portanto, conseguimos operar preservando boa parte do órgão e mantendo a sua função. É a melhor cirurgia para tratamento do câncer de rim e sempre que possível indicamos essa abordagem, exceto nos casos onde observamos que não há rim saudável o suficiente ou que a cirurgia vai trazer mais riscos se for parcial do que radical. Cada situação é avaliada pelo urologista para definir o melhor tratamento. Essa cirurgia pode ser feita por laparoscopia e os resultados oncológicos e recuperação pós-cirúrgica muito bons na grande maioria das vezes.

Nesse procedimento, o tumor renal é retirado com margem de segurança, mas o restante do rim é preservado. Com isso, além do controle do câncer, são evitados problemas relacionados a perda de função renal, que podem ser mais prejudiciais ao paciente do que o próprio câncer. Felizmente, atualmente a maioria dos tumores renais pode ser retirada com segurança através da Laparoscopia ou Cirurgia Robótica, técnicas minimamente invasivas, realizadas através de pequenas incisões abdominais, propiciando ao paciente uma recuperação mais rápida, menos dor no pós operatório e menores taxas de sangramento.

A Nefrectomia Parcial para remoção de câncer renal localizado ganhou grande repercução científica, quando se removeu o câncer em pacientes com rim único e o paciente apresentou a mesma evolução daqueles que realizaram sua remoção completa. Foi introduzida pelo Prof. Dr. Andrew Novik, da Cleveland Clinic, com que tive o trazer de receber seus conhecimentos. Atualmente a Nefrectomia Parcial é realizada por via laparoscópica ou robótica com resultados excelentes. A cirurgia minimamente invasiva tem a vantagem de recuperação precoce com os mesmos resultados a cirurgia aberta. A preservação renal mostrou vantagens ainda quanto a manutenção clínica, principalmente do sistema cardiovascular.

Quais profissionais realizam Nefrectomia parcial por videolaparoscopia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.