Nefrectomia radical por videolaparoscopia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - nefrectomia radical por videolaparoscopia

Encontre um especialista na sua cidade:

Perguntas sobre Nefrectomia radical por videolaparoscopia

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Nefrectomia radical por videolaparoscopia

Seu caso deve ser avaliado individualmente para ser tomada a conduta mais apropriada. Consulte o médico que fez sua cirurgia.
2 respostas


Boa tarde
Normalmente a recuperação da cirurgia de nefrectomia por laparoscopia é tranquila, necessitando de repouso relativo durante uns 15 dias.
Nessa cirurgia, talvez seja necessário…
2 respostas


No pós-operatório de nefrectomia radical por vídeo, recomenda-se pelo menos 2 a 4 semanas sem atividades que exijam esforço físico exagerado. Após 2 semanas o paciente já pode exercer atividades…
1 respostas

Especialistas falam sobre Nefrectomia radical por videolaparoscopia

É o procedimento de tratamento do câncer renal de até 7cm de diâmetro, onde são colocados pinças no abdome para retirada do rim acometido e por uma incisão menos que da cirurgia aberta é feito a retirada da peça cirúrgica. Tem como vantagem menos dor no pós-operatório e recuperação mais rápida ao trabalho. Converse com seu urologista.

Tiago Soares Bissonho

Urologista

Fortaleza


É o tratamento do câncer renal quando esse não tem critérios para nefrectomia parcial. Se faz pequenos cortes no abdome por onde entra uma câmera e pinças e é feita a cirurgia para retirada completa do rim com o tumor. Como o rim é um órgão grande, é necessário fazer um corte maior na região inferior do abdome para retirar a peça cirúrgica, porém é inegável o benefício de se realizar essa cirurgia por vídeo, com menos dor no pós operatório e retorno breve às atividades diárias. A pessoa pode viver perfeitamente com apenas um rim, apenas tomando alguns cuidados para evitar desidratação ou drogas tóxicas ao rim (nefrotóxicas).

Retirada total do rim em casos de neoplasia maligna (câncer renal), por videolaparoscopia, ou seja, com pequenas incisões cirúrgicas e utilização de pinças laparoscópicas. Isto possibilita a rápida recuperação do paciente, diminuição da dor pós-operatória, diminuição do índice de infecções de ferida operatória, entre outras...

Quais profissionais realizam Nefrectomia radical por videolaparoscopia?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.