Nutrição na gestação - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em nutrição na gestação

Encontre um especialista em Nutrição na Gestação na sua cidade:
Valéria Hala

Valéria Hala

Nutricionista

São Bernardo do Campo

Agendar uma visita
Gislene Araujo

Gislene Araujo

Nutricionista

São Paulo

Agendar uma visita
Amanda S. de Lima

Amanda S. de Lima

Nutricionista

São Paulo

Agendar uma visita
Gabriel Machado Campos

Gabriel Machado Campos

Dermatologista, Nutrólogo

Brasília

Agendar uma visita

Perguntas sobre Nutrição na gestação

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Nutrição na gestação

Dra. Roberta de Oliveira Cavalcanti
Dra. Roberta de Oliveira Cavalcanti
Ginecologista, Nutrólogo
Recife
Olá, toda gestante deve realizar um pré natal onde suas dúvidas devem ser elucidadas. Dieta na gestação é muito importante, e deve ser acompanhada por um nutricionista, pois deve ser orientada…
4 respostas

Especialistas falam sobre Nutrição na Gestação

O ganho de peso adequado e promover uma alimentação saudável é um dos maiores desafios da gestante e do médico durante a gravidez. Muitos mitos, tabus, crenças, conceitos antigos atrapalham demais neste assunto. A gestante via de regra será estimulada pelas pessoas e familiares a comer mais, quantidade aumentada, satisfazer seus desejos e gostos, as vezes sem limites... Caso seja possível procure uma nutricionista para acompanhamento na gravidez proporcionando assim uma alimentação saudável e balanceada além de tentar fazer atividade física como caminhadas, hidroginástica, natação ou exercícios aeróbicos uma vez liberado por seu médico.

Na gestação é um período da vida da mulher que representa uma situação de desgaste físico, pois grande parte do sangue irá se direcionar para a pelve feminina e assim nutrir o desenvolvimento do feto. Por isso, muitos cuidados com tudo aquilo que a mulher se alimentar, sempre priorizando macronutrientes e suplementando com os micronutrientes, deixando de lado o excesso de gordura,, carboidratos simples e açúcares. Ficando proibido o uso de álcool na gestação, sempre mantenha seu acompanhamento de pré-natal com um obstetra de confiança que irá com certeza saber lhe orientar e acompanhar sua gestação. Isso garantirá o bom desenvolvimento do bebê.

Proteínas, calorias, vitaminas e minerais são essenciais para uma gravidez saudável. Se a mãe ingerir pouco desses nutrientes, o desenvolvimento celular pode ser imperfeito e o bebê pode ficar abaixo do peso. As células de um bebê em desenvolvimento são feitas em sua maioria de proteínas. São necessárias 300 calorias adicionais na dieta da gestante por dia para garantir um desenvolvimento perfeito. Os carboidratos devem ser a fonte primária dessa energia adicional. Eles são rapidamente e eficientemente convertidos em energia. Os alimentos ricos em gorduras também podem ser usados para a obtenção de energia.

Marcelo Ponte

Ginecologista

São Paulo


O papel do Nutrólogo na gestação, é acompanhar os micronutrientes que podem ficar deficientes, já que no primeiro trimestre a gestante pode apresentar além dos vômitos recorrentes, perda do apetite, náuseas. Hoje ja se sabe que os nutrientes tem um importante papel na prevenção de futuras doenças que o bebê possa vir a desenvolver. Estudos epidemiológicos em modelos animais, evidenciam que fatores nutricionais e metabólicos nas fases iniciais do desenvolvimento humano, tê um efeito de programação metabólica (programming) a longo prazo da saúde, bem-estar e no desenvolvimento de doenças. Exemplo: alta ingestão de gordura saturada na gravidez e um maior risco de obesidade, alergias na infância.

Frederico Lobo

Nutrólogo

Goiânia


Plano Alimentar para emagrecimento durante a gestação sem agredir o feto até a final da gestação, sempre respeitando os macro e micronutrientes.

Caroline Damato

Nutricionista

Nova Iguaçu


A nutrição é de extrema importância para a mulher que deseja engravidar. Quando já imaginamos que queremos ter um bebê, a janela de oportunidades para uma concepção, uma gestação, um parto tranquilo e a saúde do seu bebê são de extremas relevâncias quando se tem uma alimentação equilibrada, balanceada, nutritiva com os compostos bioativos corretos, para a fase da vida de uma mulher que quer se tornar mãe. Saiba que sua alimentação pode interferir nos gatilhos dos genes do seu filho para o resto da vida. Então se você pretende ser mamãe, cuide-se, alimente-se bem, coma mais alimentos naturais e menos industrializados.

Luciene Dos Santos Gomes Giordano

Nutricionista

Belo Horizonte


A gestação é um período de maior demanda nutricional na vida de uma mulher. Neste período ocorre rápida divisão celular e desenvolvimento de novos tecidos e órgãos. Estes processos que ocorrem no organismo da mulher durante a gestação exigem uma oferta maior de energia, proteínas, vitaminas e minerais, que deve ser adequada, para suprir as necessidades básicas e formar reservas energéticas para mãe e o feto, sem causar ganho excessivo de peso. Portanto, para que a mulher tenha uma gestação longe dos riscos nutricionais para ela e seu bebê, o acompanhamento nutricional é muito importante nesta fase.

Vanusa Boim

Nutricionista

Duque de Caxias

Agendar uma visita

A gravidez é um fenômeno que acarreta uma série de transformações no organismo materno. Essas transformações irão garantir o crescimento e desenvolvimento do bebê, e ao mesmo tempo, proteger o organismo da gestante. Comer é bom, e isso não deve mudar, mesmo quando você está grávida, mas para atender a todas essas transformações faz-se necessário garantir um suprimento adequado de calorias e de nutrientes. Durante a gravidez, seus gostos, apetite e sistema digestório podem ficar um pouco erráticos. É normal ter alguns desejos estranhos e fora do comum. No início podem surgir os tão temidos enjoos matinais, ou então flagrar-se em busca de comidas extravagantes,.

Elizabete Lopes

Nutricionista

Rio de Janeiro


A nutrição durante a gestação tem um papel essencial e determinante na promoção de uma gravidez saudável, com mãe e bebe felizes e bem nutridos! Nessa fase o corpo apresenta diversas necessidades diferentes, seja pelo desenvolvimento do bebe ou pelas reservas energéticas necessárias para produção de leite. Cada trimestre apresenta suas necessidades especificas e atitudes como jejum prolongado ou alimentação restrita podem ter impacto muito negativo na saúde da mãe a longo prazo. Além disso, existem diversas crenças alimentares difundidas durante a gestação que são prejudiciais e devem ser desencorajadas como por exemplo que a mãe deve "comer por dois”. A chave é o equilíbrio!

Fernanda Reis

Nutricionista

São Paulo


A gestação é um dos momentos mais importantes de nossas vidas. Uma gestação bem conduzida trará um filho mais saudável, mais inteligente e com menos doenças ao longo de sua vida. Para que isso aconteça, é preciso que a gestante se prepare para este momento. No programa de nutrição a gestante, fazemos antes de engravidar, um detox, retirando as toxinas do corpo, uma vez que são nocivos a saúde do feto. Posteriormente, durante a gestação, é feito uma suplementação individualizada e uma orientação dietética. Isso trará benefícios a mãe, pois diminuirá os riscos da gestação e sintomas da gestação, e ao feto, pois terá nutrientes disponíveis para a construção de seus órgãos. Agende sua consulta.

A gravidez é um momento especial e a boa nutrição é essencial. O controle do ganho de peso e a nutrição adequada garantem uma gestação saudável para a mãe e o bebê. Deste modo, evitará riscos, tendem a ter menos complicações durante a gestação e no parto e as mamães dão à luz a bebês mais saudáveis.

Natalia Barros

Nutricionista

São Paulo

Agendar uma visita

O objetivo principal da alimentação durante a gestação deve ser fornecer nutrientes indispensáveis para a mãe e também para a formação e desenvolvimento do bebê. Via alimentação e suplementação adequadas, prevenimos má formação fetal, alergias no bebê, ganho de peso adequado, além de otimizar a sua inteligência e prevenir diabetes, obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares na idade adulta. Até o paladar da criança é moldado na gestação.

Carolina Chuichmam Dragosavac

Nutricionista

Campinas


Durante a gestação a necessidade de nutrientes é muito maior. Estes nutrientes são fundamentais para garantir o bom desenvolvimento do bebê e permitir uma gestação tranquila.Por isso, saber quais alimentos a gestante deve comer e quais tem que evitar, torna-se essencial. Potencialize seu organismo para que ele possa ofertar o que há de melhor para seu bebê.

Lívia Gomes

Nutricionista

Petrolina


Na gestação existem nutrientes cruciais para o desenvolvimento do bebê no ambiente intrauterino. A nutrição neste período favorecerá a preferência alimentar futura da crinaça, além de nutrir corretamente a gestante evitando o surgimento de comorbidades .

Yghor Santos

Nutricionista

Niterói

Quais profissionais realizam Nutrição na gestação?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.