Otoscopia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Qual é a otoscopia?

Otoscopia é um exame  realizado por um instrumento chamado otoscópio e usado para examinar o conduto auditivo externo e ouvido médio avaliar, através de visualização direta do tímpano.

Um otoscópio consiste em 3 partes:

  • A alça, que contém a bateria da fonte de luz.
  • A cabeça, que contém a lâmpada e uma lupa.
  • O cone é inserido no canal auditivo.

Inspeção do ouvido (pavilhão auricular)

Antes de inserir o otoscópio dentro do canal auditivo, o pavilhão é inspecionado para detectar quaisquer sinais de doença que pode estar relacionado com os sintomas do paciente. Por exemplo, se a queixa é dor no ouvido, pode ser evidência a olho nu a partir de uma infecção do ouvido externo.

Exame do canal auditivo

Otoscopia é realizada por tração suave da orelha externa (pavilhão auricular) para cima e para trás. Em crianças, deve-se puxar para baixo e para trás. Este movimento ajuda a explorar  o canal auditivo, de acordo com a membrana timpânica, pois a forma natural do canal é curvo. Se o paciente apresenta dor quando você puxa sua orelha, você pode indicar uma infecção do canal auditivo (otite externa).

O canal auditivo normal é de ar e muitas vezes uma camada de cera que varia do amarelo ao marrom escuro. O comprimento total do canal auditivo em adultos é de cerca de 2,5 centímetros, que produz uma freqüência de ressonância de cerca de 3.000 Hz, uma faixa de freqüência importante para a compreensão da fala.

Achados anormais incluem:

  • Uma camada seca, escamosa, sugestivas de eczema (seborréia).
  • Um canal inflamado, inchado e estreitou, possivelmente com uma produção de secreção, indicando infecção (otite externa).
  • Cera obscurecendo o tímpano.
  • Um corpo estranho, como uma borracha.

Exame do tímpano (membrana timpânica)

O tímpano normal é de cor rosa-acinzentada e é translúcida.

A alça e  apófise curta (um dos três pequenos ossos que permitem a transmissão de som para o ouvido interno) são claramente visíveis, estando em uma posição descontraída, na parte superior do tímpano.

Otoscopia pneumática (quando inflado com ar do canal auditivo) é muito útil para avaliar doença do ouvido médio. Suavemente faz-se aplicação de pressão de ar positivo e negativo, você pode determinar a mobilidade da membrana timpânica.

Achados anormais incluem:

  • A perfuração (orifício) no tímpano
  • Uma infecção aguda do ouvido médio (otite média aguda)

A aparência do tímpano na otite média aguda depende do tempo decorrido desde o início da infecção. Normalmente, o tímpano começa a ficar vermelho ou amarelo,  com sinais de reflexo típico dessa doença. A insuflação pode mostrar diminuição da mobilidade.

Especialistas - otoscopia

Perguntas sobre Otoscopia

Nossos especialistas responderam a 9 perguntas sobre Otoscopia

Bom dia!

O que vai dentro do ouvido durante o exame é o cone que encaixa ao otoscópio. Tanto o cone de ouvido, quanto todos os materiais devem ser sempre limpos através da limpeza…
2 respostas


Olá, idealmente os espéculos otológicos (peças em formato de funil que encaixam nos otoscópios) utilizados devem ser descartáveis (será usado em você e logo depois descartado) ou re-esterelizados…
1 respostas


Embora não seja comum, isso pode acontecer sim, uma vez que o canal do ouvido possui uma inervação muito grande. É absolutamente improvável que isso possa gerar algum dano ao canal.
1 respostas

Especialistas falam sobre Otoscopia

É o exame de rotina que o otorrinolaringologista faz com um aparelho que tem um luz na ponta e uma vidro de ampliação e assim posso avaliar alguma queixa de ouvido como infecção de ouvido, coceira, saída de secreção, perda auditiva, zumbido e tontura.

Quais profissionais realizam Otoscopia ?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.