Pieloplastia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em pieloplastia

Encontre um especialista em Pieloplastia na sua cidade:

Perguntas sobre Pieloplastia

Nossos especialistas responderam a 122 perguntas sobre Pieloplastia

Dr. Vítor Brandani Garbelini
Dr. Vítor Brandani Garbelini
Urologista
Santo Antônio Da Platina
Após um procedimento cirúrgico o ideal é aguardar em torno de 30 dias para atividades como banho de mar e piscina.
1 respostas

Dra. Maria Lúcia Giolo
Dra. Maria Lúcia Giolo
Cirurgião pediátrico
Cascavel
Normalmente a prática de exercícios é liberada em 30 a 60 dias de pós operatório, mas isso deve ser bem esclarecido com o cirurgião responsável.
1 respostas

Dr. Jose Roberto Colombo
Dr. Jose Roberto Colombo
Urologista
Botucatu
Dependendo do tempo da retirada do duplo j e normal, porem se faz tempo e esta com sintomas melhor voltar ao seu medico e fazer exames de urina para afastar infecao urinaria
1 respostas

Especialistas falam sobre Pieloplastia

Procedimento cirúrgico indicado para correção de estreitamento (estenose) na junção do rim com o ureter, que pode levar a perda de função desse órgão. Este estreitamento pode ser congênito (desde o nascimento) ou adquirido, após a eliminação de um cálculo, por exemplo. Atualmente a via video laparoscópica é considerada o padrão-ouro para esta cirurgia.

Pieoplastia é a cirurgia para correção da estenose da junção uretero-piélica, uma mal formação do rim, que impede a drenagem adequada de urina causando uma dilatação da pelve renal (hidronefrose). O padrão-ouro atual é a pieloplastia videolaparoscópica.

Raphael Barroso Kato

Urologista

São Paulo


A pieloplastia é a cirurgia indicada para o tratamento de estreitamento na junção do ureter com a pelve renal. Essa estenose pode ser identificada ainda no útero materno através do ultrassom e tratada na infância. Pode evoluir silenciosa por algum tempo sendo diagnosticada na idade adulta quando causa dor nas costas ou infecção urinária. Pode também ser consequência de inflamação crônica por pedras no rim ou cirurgias no canal e quando não tratada pode ocasionar a perda do rim. A técnica atual de tratamento é a laparoscopia (pequenos furos na barriga) que proporciona recuperação rápida e resultados estéticos superiores à cirurgia aberta, com a mesma taxa de cura.

Procedimento cirúrgico realizado para tratamento da estenose de junção uretero-pielica. Esse diagnóstico é mais frequentemente feito em crianças pequenas, porem também é possível em adultos, que muitas vezes descobrem o problema após infecções urinarias, dor lombar ou sangramento na urina. Quando não tratado, pode evoluir com perda de função do rim afetado. Na cirurgia, realizada por via laparoscopica ou robótica, é realizada a correção do defeito através de delicadas suturas internas. Geralmente a internação dura um ou dois dias e a recuperação é rápida.

Quais profissionais realizam Pieloplastia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.