Plastica mamaria reconstrutiva pos mastectomia com implante de protese - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

A plástica mamária reconstrutiva ou mamoplastia reconstrutiva é uma cirurgia que visa, após a mastectomia, devolver seios à mulher com uma aparência natural a partir do implante de uma prótese. Mastectomia é a retirada total ou parcial dos seios. A técnica da mamoplastia reconstrutiva pós-mastectomia com implante de prótese é utilizada desde os anos 60 e tornou-se uma cirurgia bastante comum. O procedimento é considerado de baixo risco. A forma de realização da plástica mamária reconstrutiva é diretamente ligada a como foi feita a mastectomia. A escolha da técnica tem que levar em conta a condição da pele e dos músculos no local, a possibilidade de poder utilizar tecidos de outras partes do corpo, as características físicas da paciente e a forma e o volume da mama oposta no caso de apenas uma ter sido retirada. Para fazer a reconstrução da mama com a imediata colocação do implante de prótese de silicone, é necessário que exista quantidade suficiente de pele para deixar o implante coberto. Quando não há pele suficiente pode ser preciso fazer mais de uma cirurgia para reconstruir a mama. Nesse caso, a bolsa de silicone é utilizada para expandir a pele. Ela é colocada temporariamente para criar um espaço suficiente para o implante definitivo. A inclusão dessa prótese é feita de três a seis meses após a primeira cirurgia. A operação só é recomendada para pacientes que já tenham o desenvolvimento mamário completo. A anestesia pode ser local ou geral e o tempo de internação varia de um a dois dias. O período de recuperação é de até um mês.

Qual é a causa?

A grande maioria das plásticas mamárias reconstrutivas com implante de prótese é realizada em mulheres que sofreram a mastectomia devido a um quadro de câncer no seio. Porém, essa não é a única razão. O procedimento pode ser realizado devido à má formação congênita, deficiência no crescimento mamário devido a trauma, sequelas de e por , por exemplo.

Quais os sintomas?

A realização da mamoplastia visa, essencialmente, aumentar a autoestima da mulher geralmente bastante abalada após a mastectomia e não combater qualquer sintoma físico decorrente desse procedimento.

Como fazer o diagnóstico?

Uma entrevista e avaliação física são suficientes para determinar a necessidade da cirurgia.

Qual o tratamento?

No caso da realização da mastectomia, os seios só poderão ser reconstruídos através do procedimento cirúrgico.

Especialistas - plastica mamaria reconstrutiva pos mastectomia com implante de protese

Danilo Germini

Danilo Germini

Cirurgião plástico

São José do Rio Preto

Agendar uma visita
Rafael Batista

Rafael Batista

Cirurgião plástico, Especialista em medicina estética

São Paulo

Agendar uma visita
Willyan Inamine

Willyan Inamine

Cirurgião plástico

Cascavel

Agendar uma visita
Luis Henrique Ferreira de Moraes

Luis Henrique Ferreira de Moraes

Mastologista

São José dos Campos

Agendar uma visita
Pedro Henrique Cruz

Pedro Henrique Cruz

Cirurgião plástico

Goiânia

Agendar uma visita
Ivan Piotto

Ivan Piotto

Mastologista, Ginecologista, Oncologista

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas sobre Plastica mamaria reconstrutiva pos mastectomia com implante de protese

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Plastica mamaria reconstrutiva pos mastectomia com implante de protese

Oi! Certamente, agende uma consulta na UBS mais próxima de sua casa para uma avaliação.
1 respostas


É preciso avaliar exatamente qual alteração foi detectada e qual tratamento mais indicado para o seu caso. Em alguns casos é preciso refazer a cirugia de mama, porém em outros casos talvez não…
2 respostas


É provável que você esteja desenvolvendo contratura capsular, que é uma cicatrização intensa ao redor dos expansores. Esse processo ser pior em pacientes submetidas a radioterapia. O endurecimento…
4 respostas

Quais profissionais realizam Plastica mamaria reconstrutiva pos mastectomia com implante de protese?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.