Processamento auditivo central - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em processamento auditivo central

Encontre um especialista em Processamento auditivo central na sua cidade:
Daisy Tostes

Daisy Tostes

Fonoaudiólogo

Niterói

Agendar uma visita
Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Eliane Mauro Santiago

Eliane Mauro Santiago

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Simone Zveiter Spilborghs

Simone Zveiter Spilborghs

Fonoaudiólogo

Niterói

Perguntas sobre Processamento auditivo central

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Processamento auditivo central

 Carolina Ribeiro Barros
Carolina Ribeiro Barros
Fonoaudiólogo
Campinas
Sim, qualquer profissional fonoaudiólogo formado pode realizar o exame de processamento auditivo central. O que recomendo, é que caso seja constatado distúrbio de PAC procure sim um profissional…
3 respostas

Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Medico do sono, Otorrino
Rio de Janeiro
Prezado paciente-internauta,

Um deficiência ou perda auditiva relatada por um paciente é um sintoma, em princípio subjetivo e deve ser avaliada e investigada quanto a sua causa.
3 respostas

Tem tratamento sim! O treinamento auditivo é realizado em ambiente acusticamente controlado (cabine) e pode precisar de estimulação na área da linguagem também feita pelo fonoaudiólogo, número…
5 respostas

Especialistas falam sobre Processamento auditivo central

O Processamento Auditivo Central é a capacidade que o cérebro tem para usar a informação que chega pelos ouvidos, ou seja, “é aquilo que o cérebro faz com aquilo que o ouvido ouviu”. Ele representa habilidades auditivas desenvolvidas desde o nascimento (localizar o som, focar a atenção em um som e ignorar outros, discriminar um som do outro, memorizar sons sequenciais etc.). Algumas pessoas têm dificuldade em realizar estas habilidades, o que provoca desatenção, dificuldade de concentração, compreensão e aprendizagem em qualquer idade. Isso é chamado de Transtorno de Processamento Auditivo Central. Ele pode estar presente mesmo em quem escuta bem!

Ouvir é diferente de entender. Avalio muitas crianças e adolescentes que ouvem super bem, mas que não entendem o que as pessoas falam. Isso pode ser uma alteração de alguma(s) habilidade(s) do processamento auditivo. Muitos pais me procuram devido ao baixo rendimento escolar do filho e, infelizmente, desconhecem a avaliação do Processamento Auditivo.É muito importante saber quais as habilidades que precisam ser melhoradas nessa criança para que ela possa desenvolver-se melhora tanto em casa e na escola quanto em outros meios sociais.

Hugo Amilton Santos De Carvalho

Fonoaudiólogo

Aracaju


O processamento auditivo central pode ser resumido como o que fazemos com o que escutamos. Deste modo, a orelha capta o som (ouve) e o cérebro analisa o som (escuta), para então compreender. Assim, o Processamento Auditivo Central é o que acontece entre ouvir, escutar e entender. Neste processo existem muitas habilidades que vão analisar o som e prepará-lo para uma compreensão mais eficiente. Pessoas que apresentam estas habilidades com algum tipo de alteração podem ter dificuldades na percepção dos sons, compreensão da fala, aprendizagem, atenção, leitura, escrita e mesmo no canto. O tratamento é indicado para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Quais profissionais realizam Processamento auditivo central?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.